Eu quero fazer crochet!


12 comentários

  1. Olá Ana,
    Adorei o novo link, muito claro e agradável para quem deseja aprender crochê, vai fazer sucesso! Já enviei para algumas amigas. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Regina! Tão bom que é esse feedback :)) muito, muito obrigada, fico muito feliz por ter gostado e agradeço muito a partilha ;)

      Eliminar
  2. Boa iniciativa, vou recomendar a quem queira aprender a fazer crochet!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Parabéns por esta ideia fantástica!
    Ensinar as bases do crochet!
    As explicações estão fantásticas.
    Apesar de saber algumas coisas de crochet e ser uma amante do crochet vou seguir entusiasticamente estas lições para me deliciar com as instruções, ver os projetos e aprender novos pontos.
    Eu aprendi a fazer cordão com 8 anos com uma senhora vizinha, uma grande amiga, que usou exatamente o mesmo processo, fazer metros e metros de cordão até saber fazê-lo perfeito.
    A seguir ensinou-me a fazer ponto baixo e ponto alto...e fiz uma pega para a cozinha.
    Infelizmente, essa senhora faleceu pouco depois e eu não tinha mais ninguém para me ensinar.
    Nas viagens de comboio que fazia por vezes com os meus pais na linha Sintra-Rossio passei a observar a forma como as senhoras faziam crochet e quando chegava a casa tentava repetir o que via.
    Bjinhos
    Adelaide

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adelaide, muito obrigada!!! fico ainda mais entusiasmada com o vosso entusiasmo :)) Também aprendi muito crochet por observação e sim, lembro-me igualmente de ficar muito atenta às senhoras que faziam crochet (naqueles tempos faziam muita renda) nos transportes públicos. Eheheheh pelos vistos fizemos metros e metros de cordão, mas valeu a pena!

      Eliminar
  4. Olá Ana, só hoje consegui cá vir, mas estava super curiosa e depois de te ler estou com muitas expetativas. Os passos de hoje, já os sei fazer, é o básico, não é? também foi a minha avó paterna que me ensinou quando eu, muito miúda ia passar férias a casa dela no Brasil. Ela pintava porcelana, e fazia muitas coisas em crochet. Depois, quando eu voltava para casa, acaba-se o treino porque passava pelo menos 1 ano sem a ver... Mas olha, é o que me tem valido até hoje! Bem hajas pela tua paciência de ensinar! beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Val! Sim, estes pertencem ao grupo dos "pontos básicos do crochet". Na próxima sessão vou lançar uma sugestão para um pequeno projecto feito com estes pontos e mais outros dois que serão lançados nessa mesma sessão. É um gosto e divirto-me muito a partilhar estes conhecimentos!
      Tão bom ter-te por aqui :D

      Eliminar
  5. É muito interessante esta rubrica. Ainda não tinha reparado, porque há muita gente que quer e não sabe como fazer. Há no entanto uma curiosidade que quero partilhar e que sempre achei que era "coisa" de sites brasileiros: o ponto alto que aprendi, é ligeiramente diferente desse que ensinas. Eu apanho uma laçada e passo por uma argola, depois outra laçada e passo por duas argolas e depois a ultima laçada e passo nas duas ultimas argolas. Acabo por fazer três passos por cada ponto alto. Normalmente, em trabalhos de lã, gosto de fazer como tu ensinas que é mais rápido. bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria João, que bom ter-te aqui! Sim, agora já podemos indicar o "eu quero fazer crochet" a todos os que queiram aprender os primeiros passos nas crochetadas :D
      Ah, pois, mas esse ponto de que falas é o ponto alto alongado, ou seja, é uma derivação do ponto alto, e serve para criar determinado tipo de efeito. É parecido com o ponto alto duplo, embora diferente. O ponto alto propriamente dito é este que aqui explico, em que crochetamos duas "argolinhas" por duas vezes ;)

      Eliminar
  6. Wow. Muitos parabéns. Excelentes explicações. Gosto de ver estas iniciativas portuguesas de Portugal 😉 um beijinho e sucesso! Nani da CosyHandsuch

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nani!!! Muito obrigada pelas palavras tão generosas e tão incentivadoras. Fico muito feliz :D

      Eliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!