DIY # eu quero fazer crochet!



Cá estou com outro DIY eu quero fazer crochet!
Na 2ª sessão estivemos a aprender a fazer o ponto baixo, precisamente o ponto em destaque no projecto que hoje vos sugiro, umas bandeirolas coloridas.

Mas antes de avançarmos, relembremos como se faz o ponto baixo AQUI.

Relembrado o ponto baixo, passemos ao material que precisamos para a execução das bandeirolas.

Material
- restos de fio de algodão de várias cores*
- agulha de crochet nr.4
- agulha de coser lã (ponta redonda)
- tesoura pequena



*usei fio 100% algodão rústico da Limol (trama rústica), em 4 cores e também um fio de cordel (o tubo branco e rosa). Usem o que acharem indicado para as vossas bandeirolas, sendo que este projecto é excelente para aproveitar restos de novelos. 

Tutorial

a) Executem seis quadrados em ponto baixo. Os quadrados são iguais ao exemplificado na 2ª sessão eu quero fazer crochet!  a seguir rematem as pontas, processo explicado na mesma sessão.



Agora vamos uni-los, fazendo um cordão ora em ponto de corrente, ora em ponto raso.
Vejam as imagens seguintes.


Começamos por escolher uma cor para o cordão que vai ligar as bandeirolas (quadrados), eu escolhi branco. Montamos 25 pontos de corrente (foto de cima).


A seguir, vamos começar a ligar os quadrados. Para o efeito, enfiamos a agulha no cantinho superior direito do quadrado, ou seja, no primeiro ponto que se apresenta.


Damos uma laçada e puxamos o fio pelo buraquinho onde enfiámos a agulha e pela argolinha que está na agulha. E fizemos um ponto raso!


Portanto, fazemos um ponto raso em cada ponto baixo do quadrado (foto de cima), num total de 16 pontos rasos por quadrado (o mesmo número de pontos baixos que compõem o quadrado).


Entre cada quadrado optei por fazer um cordão com 15 pontos de corrente. Portanto, fazemos os 15 pontos de corrente e a seguir repetimos o processo em cada quadradinho, explicado nas imagens anteriores. Resumindo, entre cada quadradinho fazemos um cordão com 15 pontos de corrente; nas pontas (antes do primeiro quadrado e depois do último) fazemos 25 pontos de corrente. Só isto, fácil!


Após estarem todos unidos, os quadrados formam uma bandeirola colorida, excelente para enfeitarem o que vos apetecer. Uma parede, uma janela ou a cabeceira de uma cama, são só alguns exemplos. Esta tem cerca de 1,20m de ponta a ponta.

Agora é só pendurar!

Espero que gostem e se divirtam a executar este pequeno projecto e que o mesmo vos possa inspirar outras ideias. Por exemplo, se unirem os quadrados uns aos outros em forma de cubo, aplicando um enchimento, ficam com um brinquedo didáctico para os mais pequerruchos. Outra ideia é usar os quadrados coloridos para bases de copos. É só dar asas à imaginação e acabamos por encontrar uma série de possibilidades com o mesmo ponto de partida. 

Em breve vou voltar com a 3ª sessão eu quero fazer crochet! para vos ensinar mais alguns pontos básicos e também com outros DIY para nos divertirmos.

Crochetem muito e obrigada por estarem aqui comigo ❤


Até já!
Ana Lado B





5 comentários

  1. Obrigada pela partilha, ficou super giro!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá :-) sei que já escrevi isto, mas não me canso de repetir :gosto tanto de a ler! Tudo tão certinho e bem explicado. Se eu não soubesse fazer (algum) crochet, quereria aprender, com certeza! Beijinhos, Susana

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana, os projetos desta rúbrica estão muito bem pensados: fáceis de executar e tão bem explicados que nunca desmotivam. beijinho, boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Val! Que bom, obrigada! Tens de fazer umas bandeirolas destas aí para casa ;)

      Eliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!