eu quero fazer crochet! # 2ª sessão # projecto 1


Após duas semanas do lançamento do eu quero fazer crochet! quero agradecer-vos todas as visitas, comentários e emails que recebi sobre a primeira sessão. Fico muito feliz e entusiasmada por saber que posso contribuir para a proliferação (!) de gente que quer muito aprender crochet e levá-lo para o seu dia a dia com a criação de peças decorativas ou de uso pessoal. 

Na primeira sessão falámos de persistência. Conseguiram praticar o ponto de corrente e o ponto alto sem grandes sobressaltos? já se ajeitam a pegar na agulha e a fazer com que o fio deslize sem o sentirem preso? e as laçadas, já apanharam o jeito? Praticar e ser persistente são factores importantes no processo de aprendizagem, só assim conseguimos alcançar o desejável. 

Vamos então iniciar a segunda sessão de eu quero fazer crochet!
Hoje vamos falar do ponto baixo e do ponto baixíssimo. A seguir, vou propor-vos um projecto (o primeiro destas sessões) para que possam colocar em prática os pontos aprendidos. Os projectos serão simples e em tamanhos pequenos, pensados para quem está a iniciar-se nestas andanças e quer ver resultados da sua aprendizagem o quanto antes.

Novelos no colo e agulha na mão!
Comecemos.

Ponto baixo
É usado em inúmeros trabalhos e composições de pontos. Por ser um ponto que produz uma textura muito resistente usa-se quando, por exemplo, queremos criar o fundo (base) de um saco crochetado. É apenas um exemplo, porque este ponto, mediante a forma como o aplicamos, pode ter utilidades diferentes, inclusive para debruar ou criar um remate, como aliás hoje vos proponho no primeiro projecto do eu quero fazer crochet! 

Vamos então ver como se executa o ponto baixo.
Na imagem que se segue podem observar como fazê-lo. Mais uma vez recorri às imagens do livro "Os Segredos de Crochetar". Observem-nas e acompanhem-nas com as minhas explicações, que se encontram imediatamente a seguir.


Figuras A e B
Para iniciarem o ponto baixo no vosso cordão, devem começar tal e qual como a figura acima indica, ou seja, fazem o vosso cordão em ponto de corrente (experimentem montar um cordão com 15 pontos), depois, para iniciarem a 1ª volta em ponto baixo fazem mais um ponto de corrente (fig.A), que vai corresponder ao primeiro ponto baixo da volta, e ficam com 16 pontos ao todo. A seguir, enfiem a agulha no segundo ponto da vossa corrente (fig.B e também assinalado na fig.A pelas pequeninas setas, enfiam a agulha no segundo ponto, a contar de cima para baixo na figura), isto é, o penúltimo ponto da corrente ou o 15º.

Figuras C, D e E
Após enfiarem a agulha no ponto da corrente, puxam com a barbela, ou gancho, o fio e vão ficar com duas argolinhas na agulha (fig.C), depois dão uma laçada (fig.D) e puxam-na de uma só vez pelas duas argolinhas formando-se assm o ponto baixo (fig.E). Sigam corrente fora, assim sucessivamente em cada ponto de corrente que se apresenta. No final têm de ter 15 pontos baixos crochetados.

Agora em pormenor a corrente que construí com 15 pontos + 1 ponto de corrente (16º) que corresponde ao primeiro ponto baixo da primeira volta. Entretanto a agulha já foi enfiada no penúltimo ponto da corrente do cordão e já puxei o fio, tendo ficado com as duas argolinhas na agulha.


A seguir, crochetamos um ponto baixo em cada ponto de corrente. Antes de virar o trabalho para começar a 2ª volta fazemos sempre um ponto de corrente, só depois viramos o trabalho. Virado o trabalho, enfiamos a agulha no primeiro ponto, o 15º e último que foi crochetado na volta anterior, e seguimos até ao fim da volta, ponto a ponto, até chegarmos ao último e novamente, antes de virarmos o trabalho para a volta seguinte, crochetamos um ponto de corrente. O processo repete-se sempre igual até atingirmos o tamanho desejado.


Crochetem 17 voltas no total, ficam com uma amostra de aprox. 9cm x 9cm, um pequeno quadrado. Este quadrado foi feito com trama rústica da Limol, e tecido com agulha nr.4, mas podem usar qualquer outro fio. Depois das 17 voltas fica assim


Ponto baixíssimo
É um ponto raso usado para unirmos pontos uns aos outros ou para movimentar o fio pelos trabalhos, percorrendo os outros pontos de forma invisível. Para o executarmos apenas temos de enfiar a agulha no ponto pretendido e puxar o fio com a barbela, sem laçada. É parecido com o ponto baixo, mas como não se dá laçada nunca ficamos com a segunda argolinha na agulha, puxamos logo o fio.
Vão perceber melhor quando vos mostrar a imagem correspondente, do projecto que se segue.



 Projecto 1 # eu quero fazer crochet!

Esta é a parte mais divertida. Aprendem-se os pontos para depois os podermos aplicar em projectos. Para usar o ponto alto aprendido na 1ª sessão e o ponto baixo aprendido nesta sessão, sugiro-vos um pequeno, muito simples mas muito bonito pano de higiene. Façam vários e dêem-lhes diferentes usos. Estes panos 100% algodão são uma boa opção em termos ecológicos, excelentes substitutos das esponjas e dos panos de fibras sintéticas usados na higiene pessoal ou da casa.  Este pano é feito em ponto alto e é terminado com uma borda em ponto baixo.  


 Material 
- fio 100% algodão, 2 cores à vossa escolha (existem várias marcas no mercado com fios 100% naturais)
- agulha de crochet nr.4
- agulha de coser lã, ponta redonda
- tesoura pequena

Execução | Tutorial
Este projecto divide-se em duas partes. Primeira parte - o corpo do pano (verde):

a) fazer um nó corrediço, deixando uma ponta de pelo menos 10cm, e montar um cordão com 23 pontos de corrente + 3 pontos de corrente (que vão corresponder ao 1ºponto alto da primeira volta). Executamos 14 voltas em ponto alto e ficamos com um quadrado de 16cm x 16cm aprox.



b) rematar as pontas com a agulha de lã (ponta redonda) pela parte de trás do trabalho.



Nos trabalhos de crochet, rematar é igual a cerzir, ou seja, vamos passando o fio entre os pontos sem deixar vestígios do mesmo, escondendo-o. Passamos em várias direcções de forma a deixarmos as pontas bem fixas no trabalho (e escondidas por entre os pontos).

c) cortamos a sobra e repetimos a operação com a outra ponta.


Passemos à segunda parte do nosso projecto - a borda (creme):

d) com uma cor diferente, que contraste, vamos passar à borda do pano que é toda feita em ponto baixo. Escolhi para este projecto duas cores em tom pastel, um verde tília claro e um creme, mas podem usar as que entenderem.


e) começamos por enfiar a agulha, no canto superior direito, no intervalo existente entre os dois pontos altos da ponta do trabalho; fazemos um nó corrediço e


f) crochetamos dois pontos de corrente, os quais vão corresponder ao primeiro dos três pontos baixos que têm de constar em cada canto


g) a seguir crochetamos dois pontos baixos no mesmo espaço.


h) continuamos a fazer dois pontos baixos nos pequenos espaços (buraquinhos) entre pontos, de dois em dois pontos altos.


i) chegados ao próximo canto, crochetamos 3 pontos baixos no mesmo espaço (buraquinho).



j) continuamos a crochetar dois pontos baixos mas agora sem saltar pontos, ou seja, em cada espaço que se apresenta (espaços esses que correspondem aos pontos altos das laterais do trabalho).



l) depois de darmos a volta toda ao pano com os pontos baixos, e para rematar, enfiamos a agulha no espaço que fica entre os dois pontos de corrente e o primeiro ponto baixo que crochetamos no início da volta, damos uma laçada


m) e puxamos o fio, fazendo-o passar pelo espaço onde enfiámos a agulha e a argolinha que estava na agulha


PÁRA TUDO! o que acabámos de fazer chama-se ponto baixíssimo, ou ponto raso. Falei-vos dele lá em cima e disse que ia mostrar como se fazia quando fizéssemos o projecto e cá está.

Ok, continuemos

n) cortam o fio que usaram para a volta em ponto baixo, deixando uma ponta bem generosa. As pontas devem ter sempre no mínimo 10cm para que tenhamos fio suficiente quando rematamos (cerzimos) as pontas.


o) agora só temos de rematar as pontas, sendo o procedimento igual ao explicado anteriormente



Et voilá! cá temos o primeiro projecto eu quero fazer crochet! um trabalho muito simples que reúne todos os pontos aprendidos nas duas primeiras sessões:

*nó corrediço
*ponto de corrente
*ponto alto
*ponto baixo
*ponto raso (baixíssimo)

Adorava poder ver o resultado das vossas experiências, se quiserem podem enviar-me fotos com o resultado deste projecto para fazbemaosolhos@gmail.com e não hesitem em contactar-me se tiverem dúvidas, pois tudo farei para vos poder ajudar em tempo útil.

Espero ter conseguido ajudar-vos a gostar ainda mais de crochetar!
A boa notícia é que tenho mais um projecto para vos sugerir inteiramente dedicado ao ponto baixo. Dentro de poucos dias volto aqui com ele.

Gosto muito de vos ter por aqui ❤
Divirtam-se e até à próxima sessão



Até já!
Ana Lado B


4 comentários

  1. Que projeto tão giro 💖 o saber não ocupa lugar e estamos sempre a aprender 😊 Beijinhos, Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Susana!
      É isso mesmo, há sempre algo mais a acrescentar aos nossos conhecimentos ;)

      Eliminar
  2. Olá Ana, só não aprende quem não quiser! Já não há mais desculpas com esta tua partilha generosa e interessante! as explicações estão muito claras, facéis de seguir o passo a passo. Este fim de semana vou tentar fazer este projetinho só para ver se domino estes pontos básicos. Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Val, é como dizes, agora já ninguém tem desculpas para não fazer crochet, desde que apeteça, claro! Fico tão feliz (e aliviada) quando me dizem que as explicações são fáceis de seguir, fico mesmo, porque é precisamente o mais complicado destes projectos, ter a certeza de que os outros vão entender o explicado e sentirem-se motivados a experimentar. Obrigada <3

      Eliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!