Eu quero fazer crochet! # 1ª sessão



Tendo aparecido pela primeira vez o link na barra superior do blog quando lancei o novo design do fazbemaosolhos, em Setembro do ano passado, referido o mês passado quando lancei o kit oferta dos 5 anos de blog que ensinaria crochet a quem visita o blog e não sabe fazer, tendo também assumido o compromisso com uma série de gente do meu círculo de amigos e conhecidos que conhecem os trabalhos da Ana Lado B na vida real, hoje apresento-vos eu quero fazer crochet!  pensado para quem nunca fez e quer aprender a fazer. É verdade que a internet está cheia de tutoriais para a aprendizagem do crochet, mas eu quero fazer crochet! é diferente porque é em português e é pensado aqui pela je para quem quer iniciar-se nestas andanças. Para além da partilha dos pontos básicos irei sugerindo ao longo das sessões projectos simples, para poderem colocar em prática a aprendizagem dos pontos e dessa forma se sentirem motivados a continuar.
Gostava que o eu quero fazer crochet! fosse encarado como se de uma conversa se tratasse. Simples nas instruções e sem grande linguagem técnica, vou tentar conversar convosco de forma descontraída mas eficaz, capaz de vos contagiar por esta minha paixão pelo crochet moderno. Façam como eu, vejam o eu quero fazer crochet! como um work in progress, qualquer coisa que parte por um caminho para poder descobrir outros, mas convosco, sempre convosco.
Pessoas bonitas que tanto me pediram esta rubrica, e todos os que têm a vontade de se deixar contagiar pelo crochet, preparem-se para experimentar qualquer coisa que vos vai oferecer bem-estar, momentos de relaxamento e até vos digo que vos ajudará a organizar os pensamentos, porque o acto de crochetar, assim como o de tricotar, tem o poder de nos ajudar a criar um foco de atenção que rapidamente nos transporta para um estado quase meditativo. Acreditem, porque é mesmo assim. Para mim, crochet é igual a descontracção, reflexão e bem-estar.

E agora, bem-vindos à primeira sessão eu quero fazer crochet! 

Para me acompanharem apenas precisam de um bocadinho do vosso tempo livre, de um novelo de fio liso que dê para ser trabalhado com uma agulha de crochet nr.4 ou nr.5, de preferência, para que a vossa aventura se torne menos complicada. O uso de fios e agulhas muito finos numa primeira fase dificulta a aprendizagem dos pontos. Uma dica, não usem no processo de aprendizagem  fios texturados ou com pêlo, se o fizerem habilitam-se a ter um valente ataque de nervos. Não queiram desistir logo à primeira tentativa. A ideia é relaxar, lembram-se?

Com o material nas mãos estamos prontos para iniciar esta jornada. Espero que gostem da experiência e que se  deixem contagiar por esta apaixonante forma de dedicarmos tempo a nós mesmos. 

Nesta sessão falo-vos de persistência, da posição das mãos, como segurar na agulha e no fio, como prender o fio à agulha (o nó corrediço), o ponto de corrente e o ponto alto. Parece muita coisa, mas vão ver que não é. É apenas o início de tudo o que virá para a frente!

Persistência
Quando iniciamos a aprendizagem de crochet (e no tricot também acontece), normalmente as primeiras tentativas deixam-nos frustrados, ou porque os pontos caem da agulha, ou porque ficam demasiado apertados, ou demasiado largos, ou porque nos é difícil dar as "laçadas", ou porque a posição da mãos é incómoda, etc, etc, etc. Malta, tenham calma e não desanimem. Respirem fundo e não desistam. É a repetição constante que nos leva a bom caminho. Fazer, fazer, fazer, até conseguirmos ultrapassar as barreiras e os nossos olhos começarem a gostar do que vêem. Portanto, a primeira dica que vos dou é: sejam persistentes, e vão ver que com o tempo os resultados aparecem.

Sobre a posição das mãos para segurar o fio e a agulha
Não existe uma posição, mas sim várias. A forma como pegamos na agulha difere muito, inclusive de cultura para cultura. Há quem pegue na agulha como se pegasse num lápis, há quem pegue como se fosse uma faca, há ainda quem faça crochet colocando o fio ao pescoço, como no tricot à portuguesa, há quem enrole o fio no dedo indicador esquerdo e o vá dispensando enquanto tece, entre outras. O que vos mostro na imagem abaixo é a forma como eu aprendi. Como podem reparar pego na agulha como quem pega numa caneta ou num lápis (1ª foto), sendo que o indicador e o polegar da mão esquerda seguram o trabalho, enquanto os restantes dedos seguram o fio mas sem o agarrar ou apertar (2ª foto), para que deslize suavemente entre os dedos.





Como prender o fio à agulha (o nó corrediço)
Para iniciarmos todo e qualquer trabalho o primeiro gesto a ser executado é o de prender o fio à agulha. É muito simples, cruzam o fio e a seguir passam-no pelo meio da argola que se formou quando o cruzaram. Puxam o fio que vem do novelo e ficam com um "laço", uma argola pequenina, que se ajusta à espessura da agulha, puxando o fio. ATENÇÃO, não puxem em demasia, deixem uma pequenina folga de forma a que a "argolinha" deslize na agulha. Se prendem muito, depois será difícil conseguirem sacar as laçadas que têm de passar por dentro dessa argolinha. Nas imagens que se seguem vêem a construção do nó corrediço.


Ponto de corrente
Este é o primeiro ponto básico a aprender. É usado para criar a base de construção dos trabalhos, mas também para criar espaços ou acrescentar pontos. Para a apresentação gráfica do ponto de corrente escolhi partilhar imagens de um livro muito antigo, chamado "Os Segredos de Crochetar", dos anos 60/70. As imagens eram desenhadas à mão, por isso mesmo têm um traço que os meus olhos gostam muito (que pena que eu não saiba desenhar...). Depois, também acho as figuras bastante elucidativas. Vejam, repete-se o nó corrediço, nas figuras A, B, C e D, depois segue-se o ponto de corrente.


Na figura E vemos como dar uma laçada, passando a agulha por debaixo do fio, puxando-o a seguir ( figura F) com a barbela da agulha, que é como quem diz o "gancho", por dentro da argolinha que já estava na agulha. Sempre assim, vai sendo formada uma "corrente", como podem ver na figura abaixo, corrente essa que terá o tamanho que pretendermos. Este ponto também pode ser chamado de "cordão".


Agora só uma curiosidade, foi a minha avó paterna que me lançou nos primeiros passos no crochet. Lembro-me muito bem da avó Laurinda me ensinar a fazer o ponto de corrente e me dizer "quando transformares o novelo num novelo de cordão em crochet, ensino-te o ponto seguinte". Nos dias seguintes fui para a escola primária de novelo e agulha na pasta para que nos recreios pudesse fazer o dito cordão, enquanto as minhas amigas brincavam à apanhada e à macaca, que eu também gostava muito, mas estava focada naquilo do crochet. Sentada num banco do recreio, tal e qual uma grande croma, lá estava eu a fazer cordão de crochet, como se não houvesse amanhã, desejosa de o terminar para aprender o ponto seguinte (o ponto alto). 
Não vos peço que transformem um novelo de fio num novelo de cordão em crochet, mas sempre fica aqui a dica, pois caso vos apeteça digo-vos que é uma excelente forma de praticar a posição das mãos, o deslizamento do fio e as laçadas. E essa foi a intenção da minha avó quando me pediu tal feito. 

Ponto alto
O ponto alto é um dos mais usados nos trabalhos de crochet em geral. Uma vez mais uso os desenhos feitos à mão do livro de que vos falei acima.


Então, vamos às explicações. 
Figura A. Construíram um cordão, com o ponto de corrente, a seguir, para iniciarem uma carreira (carreira ou volta, é o mesmo) em ponto alto contam os primeiros 3 pontos e só enfiam a agulha na 4ª argolinha (ponto) da corrente. 
Figura B. A seguir, com a barbela (ou gancho) da agulha puxam o fio pela argolinha e param. 
Figura C. Dão outra laçada (passar a agulha por debaixo do fio), puxam-na pelas primeiras duas argolinhas e param.
Figura D. Ficaram com duas argolas na agulha. Dão outra laçada e puxam o fio por essas duas argolas.
Et voilá! Ficam com dois pontos altos. O primeiro é composto por 3 pontos de corrente e o segundo é o que acabam de fazer. Agora é só seguir até ao final do cordão com pontos altos, um a um, feito em cada ponto da corrente inicial. 
Que vos parece? simples, não é?

Agora vou mostrar-vos como fica a carreira (ou volta) em ponto alto e  como passamos à volta seguinte. 


Fig.1: foi feito um ponto alto em cada ponto do cordão inicial. Neste caso, fiz um cordão inicial  com 20 pontos de corrente, imediatamente seguidos de mais 3 pontos de corrente que formaram o primeiro ponto alto. Portanto, fiquei com 21 pontos altos no total. O primeiro ponto alto de cada carreira (ou volta) é sempre construído com 3 pontos de corrente;

Fig.2: os tais 3 pontos de corrente que executamos antes de virar o trabalho;

Fig.3: trabalho virado e pronto para iniciarmos a segunda carreira (ou volta);

Fig.4: começamos a crochetar o segundo ponto alto no correspondente ao segundo ponto da carreira anterior (o penúltimo, antes de termos virado o trabalho) . Para crochetar os pontos, enfiamos a agulha no topo dos pontos que executámos anteriormente, apanhando os dois fios que formam o topo. Fiz uma imagem com um grande zoom para que vejam bem o sítio onde enfiam a agulha para crochetar o ponto;


Fig.5 (lá em cima) e última do mosaico anterior, prosseguimos com a próxima volta (ou carreira) sempre da mesma forma tal como vos expliquei para a 1ª volta. Sempre assim. Façam várias voltas, muitas, para treinarem o ponto. 

Por hoje dou por terminada a 1ªsessão. Na próxima sessão eu quero fazer crochet!, antes de avançar com mais pontos básicos, vou dar-vos algumas ideias para projectos que podem ser concretizados apenas com ponto alto. Penso ser motivante para quem está a aprender a técnica poder ir colocando em prática os pontos que vai aprendendo com pequenos projectos. Assim, vão vendo resultados práticos o que cria motivação a continuar. 

Espero ter conseguido ensinar-vos os primeiros passos. 
Desfrutem e não hesitem em contactar-me através dos comentários do blog para tirarem as vossas dúvidas, ou se preferirem também podem fazê-lo por email (consta na barra lateral do blog), ou mesmo por msg privada no instagram ou facebook. Tentarei ser célere nas respostas e vou esforçar-me por esclarecer toda e qualquer dúvida que possam ter. 


Até à próxima sessão!
Ana Lado B

2 comentários

  1. Olá Ana,
    Que saudades que tinha deste teu cantinho lindo :)
    Tão bom, mesmo bom :)
    Estou a imaginar-te sentada num banco a fazer um cordão gigantesco com um novelo ;D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra e que bom que é ter-te por aqui!
      Muito obrigada <3

      Eliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!