3ª sessão # eu quero fazer crochet! # meio ponto alto

Ora viva! Começo por vos dizer que um hobby apesar de não ser uma solução por si só, ajuda a tornar os nossos dias melhores, é inquestionável. Por um lado ajuda-nos a descontrair mas por outro estimula-nos e ajuda-nos a criar outros focos de atenção, direcciona a nossa energia para outros assuntos que não os que constantemente nos preocupam. Portanto, caso ainda não tenham um hobby, se calhar esta é uma boa altura para pensarem nisso, digo eu.

A publicação de hoje é especialmente dedicada a quem quer aprender a fazer crochet ou então para quem fez uma ou outra vez mas já não se lembra muito bem como é. Para a malta que já percebe disto, pode sempre divertir-se a fazer o DIY que sugiro no final da sessão.

Trago-vos a 3ª sessão de eu quero fazer crochet, uma rubrica pensada para quem gosta de crochet mas não sabe fazer e quer aprender.

Hoje vamos aprender o meio ponto alto. Nas duas primeiras sessões aprendemos a fazer o ponto de corrente (ou cadeia), o ponto alto, o ponto baixo e o ponto raso (ou baixíssimo), as quais podem rever clicando nos seguintes links:


1ª sessão             2ª sessão

Somando as duas sessões acima à de hoje, ficamos com a aprendizagem dos 5 pontos básicos do crochet concluída. Vamos então aprender o próximo ponto, o

meio ponto alto

Antes de mais, como já explicado nas sessões anteriores, não usem fios nem agulhas finos, pois para quem está a iniciar torna tudo mais difícil... Usem uma agulha nr.4 ou 5 e fio adequado para essa espessura de agulha. E não usem fios com pêlo ou texturados. Para o tutorial que se segue usei fio de algodão - Trama rústica da Limol* - e uma agulha nr.5

*esta publicação não é patrocinada, a escolha do fio é apenas uma escolha minha.

Comecemos. 
Montamos um cordão com 30 pontos de corrente e fazemos mais dois pontos de corrente (30+2)


damos uma laçada na agulha e a seguir enfiamos a agulha no terceiro ponto do cordão e puxamos o fio; 


ficamos com 3 argolas na agulha, a seguir damos outra laçada e puxamos o fio pelas três argolas 



e está feito o primeiro meio ponto alto. Reparem bem que os dois pontos de corrente "extra" antecipam o primeiro meio ponto alto que fizeram e é mesmo assim que deve ser. Continuamos ponto a ponto, ou seja, *enfiamos a agulha no ponto de corrente que se segue, puxamos o fio, ficamos com 3 argolas na agulha, laçada, puxamos o fio pelas 3 argolas*. Repetir de * a *. No final desta 1ª volta, fazemos 2 pontos de corrente e viramos o trabalho para começarmos a volta seguinte (1)

(1) Quando terminamos a volta, como começar a volta seguinte?
Tenham em atenção este pormenor, é muito importante para que o trabalho cresça sempre a direito de ambos os lados e sempre com o mesmo número de pontos em cada volta, neste caso 30. Vejamos.

Devemos iniciar sempre cada volta com dois pontos de corrente, a seguir damos uma laçada e enfiamos a agulha no primeiro ponto que se apresenta (o último da volta anterior), como indicado na figura abaixo.



outra laçada e puxamos o fio pelas três argolas que estão na agulha, tal como explicado anteriormente. Seguimos até ao final da volta e voltamos a repetir o mesmo processo em todas as voltas, sem excepção. Para terem a certeza de que está a correr bem, de vez em quando contem os pontos de cada volta, sendo que os primeiros dois pontos de corrente que fazem no início contabilizam como o primeiro meio ponto alto da volta. Se tiverem sempre o mesmo número de pontos (no caso deste tutorial, 30), é porque está tudo ok!

Quando no início montámos um cordão com 30 pontos de corrente não foi por acaso, mas já a pensar no projecto que a seguir vos sugiro. 

Projecto | DIY


Para praticarmos o meio ponto alto proponho um projecto muito fácil de fazer. É pequeno mas de grande utilidade, é um estojo para as agulhas de crochet!!! quem se inicia nesta prática e lhe toma o gosto, rapidamente percebe que a compra de agulhas de números diferentes é essencial, porque a compra de fios de espessuras diferentes começa a ser um hábito muuuuito difícil de controlar. Isto é uma piada... mas acontece mesmo...

Então, para fazermos este estojo precisamos de:

* 2 ou 3 novelos de fio de algodão de cores diferentes
    (usei o tal algodão da Limol a Trama Rústica, mas podem usar o que bem entenderem, desde que respeitem a espessura         do fio e o nr da agulha que proponho, ficam com algo muito semelhante)

* 1 agulha nr.4 ou 5 
     (neste caso escolhi uma nr.5 porque queria que o tecido ficasse mais maleável. Se preferirem  um tecido mais firme (rijo)  usem a nr.4)

* 1 agulha de coser lã 
     (ponta redonda)

* 1 tesoura

1º Passo. Fazemos duas peças em formato rectangular. Uma com 32cm x 22cm e outra com 32cm x 12cm. Para o rectângulo maior, montamos um cordão com 30 + 2 pontos de corrente. Para o menor, um cordão com 15 + 2 pontos de corrente. Ambos os rectângulos são tecidos em meio ponto alto. Quando terminados rematem as pontas.

NOTA: fiz o rectângulo mais pequeno com duas cores, mas não ensino como se troca de cor neste tutorial... seria demasiada informação, hei-de fazê-lo noutra sessão. Por isso, quem está a iniciar pode fazer o triângulo mais pequeno de uma só cor, fica igualmente bonito. 




2ª Passo. Sobrepor os dois rectângulos e com a agulha de coser lã coser o rectângulo menor ao maior. Atenção, não poupem no fio que vão usar para coser, pois mais vale sobrar do que a meio da costura faltar fio... 



Seguem-se umas imagens que mostram como cosi os tecidos um ao outro. Sempre ponto com ponto, apanhando o lado interior de cada um. Quando terminarem, rematem as pontas.

uma das costuras laterais

fundo do estojo

a outra costura lateral
Agora escolham uma cor que contraste com a cor do rectângulo menor. Pode ser um resto de fio que tenham, pode ser a cor que usaram para o rectângulo maior ou o que vos apeteça. Eu usei um verde um pedaço de verde que tinha por cá, que é fio igual aos que usei para fazer os rectângulos.


3º Passo. Com a cor escolhida, vamos pespontar os dois tecidos com intervalos que dêem para guardar as agulhas de espessuras diferentes. Eu fiz os espaços todos idênticos, sendo que nuns cabe apenas uma agulha, como as de tecer trapilho, noutros por exemplo podemos colocar várias agulhas juntas se mais finas.



Sabem, os pespontos não têm que ficar todos do mesmo tamanho nem muito perfeitinhos, na minha opinião fica muito mais engraçado assim, têm é que obrigatoriamente seguir carreiras, ir a direito. Quanto ao ponto, podem usar a vossa criatividade, caso vos apeteça até podem fazer outro tipo de ponto para criar as costuras que formam as esguias bolsas onde vão entrar as agulhas. 




Depois dos pespontos vai ficar assim


Vêem como fiz uma bolsa mais larga para guardar a tesoura? podem criar até mais do que uma bolsa destas, depende do que pretendem arrumar no estojo. Vejam também como a parte de trás do estojo ficou mais alta do que as agulhas. É mesmo assim que tem de ficar, porque essa parte vai dobrar em envelope,


para que o estojo possa ganhar a forma pensada: um rolo! Mas não sem antes escolhermos dois fios, podem usar os mesmos ou, caso tenham uma sobra de outros, continuar a criar outros contrastes, como queiram. Eu escolhi fazer o cordão que vai fechar o estojo com o azul turquesa e um fio de cordel que tenho cá por casa.

4ºPasso. Fazer um cordão com cerca de 75cm, rematar as pontas com a agulha de coser lã (enfiei-as entre os pontos do cordão). A seguir, enfiei o cordão entre pontos, na zona onde os rectângulos se encontram, mas se preferirem podem cosê-lo ao estojo.


E o estojo fica pronto para transportar as vossas agulhas de crochet. Ocupa pouco espaço e leva uma série de agulhas, sempre fáceis de distinguir.


Espero que tenham gostado da minha proposta e que se divirtam a criar este estojo. Quanto a mim, sinto-me muito sortuda por vos ter aqui comigo ❤



Até já!
Ana Lado B



4 comentários

  1. Olá Ana, está muito giro este projeto e bem útil para quem tem muitas agulhas espalhadas por aí. Eu tb tenho algumas (apesar de ser nota quase zero em crochet) e a certa altura fiz uma bolsa do género em tecido. Tenho a certeza que se não fosse essa bolsa, já teria perdido as agulhas todas. Organização facilita muito a vida. Beijinhos, boa continuação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, o teu Lado B são os tecidos e os patchworks, deve ter ficado bem gira essa dita bolsa. Val, mas olha que esta é muito fácil, podias experimentar fazer uma :D

      Eliminar
  2. Bom dia querida Ana :)
    Espero que estejam de saúde ai no norte, e que tenhas os teus juntos de ti sãos e salvos.
    Ora está aqui um projecto que activa pela cor e simplicidade.O teu tutorial está fantástico, gostei mesmo.
    Tenho muitas saudades das agulhas ....a ver agora não posso me queixar da falta de tempo ;D;D;D
    bj e resto de semana feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá estamos Lulu, a tentar digerir tudo isto mas felizmente todos bem!
      Obrigada Lulu!!! fico sempre tão satisfeita, e aliviada, quando me dizem que gostam dos tutoriais ou instruções, pois é o maior desejo de quem os faz, que cheguem aos seus destinatários de forma simples, funcional e motivadora :D
      Pois é, agora não nos falta tempo, atira-te às agulhas e mata as saudades!

      Eliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!