do que me inspira # parte 3

 a minha Manta de Outono, um granny square gigante com 1,35m x 1,35m
podem ver mais imagens aqui


❤❤❤❤❤
Esta é a terceira e última parte desta série do que me inspira. Não porque não existam mais autoras e blogs que me inspirem, mas porque nestas três publicações quis falar-vos dos projectos que me influenciaram seriamente há sete anos atrás a mergulhar no mundo do crochet actual. Dividi as influencias em três blocos distintos, coloco os links para quem ainda não teve oportunidade de ler os anteriores:

a parte 1 com os projectos de cores e combinações arrojadas, que tanto me entusiasmam

a parte 2 com os projectos de cores românticas, aquelas que digo terem cheiro a gelado e rebuçados

a parte 3, a de hoje, onde destaco um projecto que me ajudou a relembrar uma série de pontos e me ensinou muito mais, e um outro projecto que me inspirou pelos padrões simples e harmoniosos

Começo por vos falar de uma artesã dotada de grande mestria de saber fazer, refiro-me à Lucy do blog Attic24, um projecto com doze anos de existência (!) Ela é tal como eu, não, eu tal como ela, uma apaixonada por mantas. Todos os anos lança vários modelos inspirados na Natureza e desafia-nos a fazer as nossas próprias mantas. Mas não só de mantas vivem as crições da Lucy, existem também as grinaldas de flores e folhas, as coroas festivas e muitos outros padrões, todos com tutoriais muito bem conseguidos que nos levam à reprodução exacta dos designs que cria. No que respeita às mantas, tem a particularidade de podermos comprar na Attic24 Shop os packs completos com as cores, número de novelos exactos e as instruções detalhadas para a execução. Mais palavras para quê, vamos mas é espreitar algumas das mantas da Lucy. Nas legendas das fotografias têm os links directos para as mantas no blog.

Attic24 | Woodland Blanket

Attic24 | Sweet Pea Blanket

Attic24 | Dhalia Blanket 

Attic24 | Dune Blanket
Como sempre, muito difícil escolher imagens porque são às dezenas as mantas que ela faz. De qualquer forma penso que as escolhidas, que são das mais recentes, conseguem transmitir muito bem o trabalho que esta designer desenvolve, os nomes que dá às mantas são muito elucidativos das suas fontes de inspiração para a escolha das cores, dos pontos e  paletas. São mantas muito tradicionais, com um certo ar campestre, rústico, que transpiram conforto. E já repararam como no caso da Lucy  não existe uma tendência única nas paletas que cria? isto porque o que a leva à escolha das cores são os cenários naturais e a Natureza não tem só determinados tons, tem todos em absoluto. Uma outra particularidade que muito me apraz é que o blog da Lucy embora proporcione a possibilidade de compra de materiais e a aprendizagem de pontos e técnicas é acima de tudo um blog pessoal, ou seja, fala-nos dos seus gostos, dos seus hábitos, das suas preferências e ainda nos leva a passear  pelos campos e lugares que a inspiram. Tenho a certeza absoluta que caso desse lado não a conheçam e se gostam de contemplar a natureza e as coisas simples da vida, então vão apaixonar-se pelo blog e pelo crochet da Lucy. Foi o que me aconteceu em 2013 quando descobri o Attic24.

Passemos agora a outro blog que também descobri nessa altura, como aliás todos os outros de que já vos falei. É muito diferente do anterior no que respeita ao design e cores, mas é igualmente um blog de cariz pessoal, com o tipo de características que descrevi anteriormente em relação ao da Lucy, embora de personalidade e hábitos distintos. Contudo, não esqueçam, que o que me interessa realçar nestas publicações são as criações das autoras e não propriamente as suas formas de ver o mundo, embora saibamos que as últimas influenciam em absoluto as primeiras.

My Rose Valley da Annette, é o último blog desta série. Quando o conheci atraiu-me a forma como mistura as cores nos padrões tradicionais trazendo-os à imagem dos dias de hoje. Têm muita cor mas igualmente aquela harmonia que faz bem aos olhos. A grande verdade é que as cores nunca são misturadas ao acaso, pode parecer mas não são. As cores são misturadas com muito cuidado, mesmo quando nos referimos a projectos feitos com aproveitamento de restos de lãs como estes da Annette que destaco. Embora a autora não crie só padrões para mantas, são duas as que vos trago, como já disse, ambas feitas a partir do aproveitamento de restos de novelos. Começo pela que vi no blog em 2013 e pela qual os meus olhos se apaixonaram. Em tempos fiz uma neste género mas já não a tenho, foi vendida. Pensei voltar a reproduzi-la para ter uma para mim, mas até hoje ainda não aconteceu. Fiz outras!

My Rose Valley | The Gypsy Blanket
Tão bonita, não é? toda em pequenos grannysquares (um dos padrões tradicionais que mais gosto de crochetar) rematada com uma barra preta e branca muito simples mas que lhe dá um acabamento especial que ajuda a destacar o corpo da manta. Gosto muito!
Segue-se outro padrão em duas versões de cores diferentes, igualmente num ponto tradicional e simples, o ponto em v ou v-stitch, rematada por barras em ponto musgo ou moss stitch

My Rose Valley | Scrappy Happy V-Stitch Blanket 
My Rose Valley | Swedish Scrappy Happy V-Stitch Blanket

Interessante observar como o mesmo padrão comunica de maneira tão diferente apenas pela mudança de cores. Gosto muito das duas versões, a selecção e sequência de cores ora numa ora noutra são muito bem conseguidas e proporcionam a decoração de ambientes muito diferentes. Excelente resultado!

Existem tantos outros projectos que me encantam, projectos que tenho vindo a acompanhar ao longo dos anos, uns mais recentes, outros mais antigos. São tantas as possibilidades e formas de comunicar esta técnica trazendo-a para os nossos dias. Apesar de (ainda) existir quem vê o crochet como "cena de avózinhas", porque desconhecem o que hoje se faz e o seu potencial, mesmo assim são cada vez mais as pessoas que o olham de outra forma, que o apreciam e que se surpreendem com o que de novo se faz neste tipo de tecelagem. É um mundo a perder de vista. À parte que me toca vou continuar a inspirar-me e a tentar passar esta minha paixão para esse lado, sempre muito grata por vos ter comigo no fazbemaosolhos, seja porque também fazem crochet ou porque apenas gostam de ver o que se vai passando e mostrando por aqui. Só para concluir, quero dizer que existe um factor comum em todos os blogs que vos apresentei nestas três sessões, inclusive no próprio fazbemaosolhos, chama-se paixão pelo crochet moderno.

Divirtam-se a crochetar ou apenas a contemplar e de resto espero-vos bem, agora que entrámos numa primeira fase de desconfinamento. Continuem seguros, continuem também a garantir a segurança dos outros, não relaxem as medidas de prevenção, elas são essenciais para que possamos restituir a vida que todos desejamos ter. Precisamos de estar bem cuidados para fortalecermos a coragem e a energia que precisamos para resolver o que esta fase da vida nos levou e destruiu. Não vai ficar tudo bem, mas pode vir a ficar tudo muito melhor.
Cuidem-se ❤



Até já!
Ana Lado B






6 comentários

  1. Olá Ana, de fato percebo bem estes blogs que citas e que te inspiram. Os trabalhos são coloridos e lindos. Difícil eleger o mais bonito. Vais bebendo daqui e dali e desenvolvendo o teu próprio estilo que já tem uma certa diferença e marca registada. Beijinho, boa semana, fica bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é sempre o meu maior desafio, mas também o que mais me atrai nestes trabalhos, ir beber a ideias com que tanto me identifico mas dar-lhes o meu twist, de certa forma personalizar cada peça que faço. É a parte divertida destas andanças ;)

      Eliminar
  2. Sigo o Attic24 há já algum tempo e adoro as mantas e todos os outrso trabalhos que publica. São uma pequena/grande maravilha. Vou cuscar os outros que não conheço! Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar


  3. Olá Ana, espero que estejas bem e os teus também e que por ai esteja tudo mais equilibrado.
    Sabes Ana o meu crochtet é básico, tal como outras artes que aprendi enquanto era pequena e ficava ali ao pé da minha mãe enquanto também bordava.
    Costumo dizer que sei fazer de tudo um pouco mas que nâo sou boa em nada.
    Quando fiz o meu giant granny square foi um desafio mas como havia foco e um compromisso consegui acabar e ainda hoje gosto da minha manta.
    A minha mãe que está prestes a vir de reforma meteu se numa manta de pequenos granny squares e diz que é para a cama da Emilia, andamos á procura de como terminar a manta ou seja o acabamento, já andei por aqui a cuscar e vou visitar os sites que referes.
    Bons trabalhos e adoro sempre as cores e trabalhos que trazes penso que em Portugal não deverá haver muitos blogs com esta qualidade de trabalhos que nos presenteias ;)
    bjs Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lulu, grata e feliz pelas tuas palavras sobre o fazbemaosolhos <3
      Para a barra da manta da tua mãe procura na net por "crochet endgings" encontras muitas sugestões, e no blog da Lucy (attic24) também consegues encontrar barras de acabamento muito bonitas e com tutoriais ;)

      Eliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!