do que me inspira # parte 2


criei o tutorial destas bandeirolas, que parecem cheirar a gelado e rebuçados,
numa das sessões Eu Quero Fazer Crochet!
entrem aqui  e façam as vossas


Na primeira parte desta publicação -  do que me inspira # parte 1 -  falei-vos de cinco projectos que me envolveram e fizeram apaixonar pelo mundo do crochet actual e moderno. Hoje falo-vos de mais quatro que igualmente me influenciaram, embora muito diferentes dos anteriores. Estes destacam-se pelo gosto de cores pasteis e são projectos que oferecem ao nosso olhar muita calma, plenitude, conforto e mesmo doçura, as paletas de cor transmitem-nos isso tudo e até parecem querer abraçar-nos para nos reconfortar e mimar (e bem que estamos todos a precisar). Vivem de romantismo e delicadeza (lá estou eu novamente com esta palavra). Os projectos que hoje vos trago são daqueles que têm cores que, como costumo descrever, cheiram a gelados e rebuçados, que é o que os meus sentidos me dão quando olho para eles.

Embora as minhas tendências se inclinem muito mais para os contrastes de cores fortes e garridas, não quer isso dizer que essa seja a minha regra, aliás algures numa publicação anterior sei que já vos falei da forma ecléctica com que me inspiro em muito do que faço e sou. Propostas de cores calminhas também me encantam o olhar, desde que com harmonia na conjugação das cores. Nestes casos específicos também porque, tal como nos projectos que vos apresentei na parte 1, são peças muito personalizadas que reflectem inequivocamente a forma de estar das suas autoras.

Uma vez mais, as imagens escolhidas não estão aqui por serem as que eu mais gosto, como vos disse anteriormente é-me muito difícil seleccionar apenas uma das dezenas de criações de cada designer, mas tentei novamente seguir o meu instinto e escolher trabalhos que distinguem as autoras. Mergulhemos então num mundo de sonho e romance.

Começo pelo blog ByHaafner, de Haafner Linssen, que revela uma paixão especial por padrões em estilo vintage trazendo-os para a actualidade através de uma selecção pormenorizada de materiais e cores. Haafner é também a autora do livro Mandalas to Crochet  que faz as maravilhas dos apaixonados por mandalas crochetadas. Com muita pena minha, e com certeza de milhares de crocheteiros pelo mundo fora, o blog parou em 2016 (felizmente deixou-o online, provavelmente porque um dia quer voltar a ele...), contudo a autora continua a deliciar-nos no instagram, vão lá e procurem-na.

A imagem que vos trago é de uma manta que teve muito sucesso no mundo do crochet actual, corria o Verão de 2013. É a Popcorn blanket (nome que surge do ponto usado), um desenho clássico com uma conjugação de apenas duas cores que funcionam na perfeição. Quando olho para esta manta lembro-me sempre de uma que a minha mãe fez, era eu miúda, mas a dela era toda branca e cobria a cama de casal, era uma colcha de algodão.

Foto: ByHaafner

Tão bonita, não é? e digam-me lá se a palavra delicado não se coaduna com o que os nossos olhos estão a ver, eu acho que sim. Um dos motivos pelo qual escolhi esta manta prende-se com o facto de termos a possibilidade de a reproduzirmos, tal como outras da sua autoria, como podem ver no blog. Com grande generosidade a Haafner deixou-nos no blog as instruções, e livres. Vejam aqui.
Importa ainda referir que se percebe que a autora se identifica muito com o crochet japonês, que é completamente inspirado em padrões de renda que relacionamos a outros tempos, padrões por vezes complexos e trabalhosos mas muito bonitos.

Passemos agora ao blog da Laura o De Haakzolder. Digo-vos desde já que foi com a Laura que aprendi a gostar de cor-de-rosa. É uma cor que não consigo vestir, a não ser que faça parte de um padrão muito especial, mas que uso no meu crochet. Esta designer, embora faça muito uso de tons pastel, deixa-se inspirar por contrastes vivos, como podem ver aqui, muito na onda dos rosas fuccia em várias tonalidades e também dos ocres, combinações pelas quais os meus olhos se enamoram. Desta vez senti que teria de escolher duas imagens para descrever as tendências desta autora, assim trago-vos uma imagem onde se destaca uma paleta de pasteis, que define muito a forma como também eu gosto de os misturar, e uma outra onde os ditos fuccia e os ocres são reis.

Foto: De Haakzolder
 Foto: De Haakzolder

O último post no blog tem data de Março de 2018... mais um blog em pausa. Mas lá está, se não o retirou é porque um dia pode voltar, assim seja! Eu defendo que não há rede social que possa fazer o papel dos blogs. No instagram enchemos o olho, nos blogs enchemos o olho e a alma, é o que eu sinto. Claro que já perceberam que a Laura também se encontra no instagram e com um feed que faz mesmo muito bem aos olhos.

Segue-se o blog da Vanessa, o CocoRoseDiaries um blog que nunca parou mas cujos posts aparecem só de tempos em tempos. As criações da Vanessa são de um romantismo delicioso, mais uma vez a cor rosa fez sentido quando conheci este blog. O blog da Vanessa é um dos exemplos em como só um blog pode albergar todas as palavras e partilhas que muitas vezes queremos fazer. A Vanessa ao partilhar os seus projectos fala-nos muito sobre a forma como o mundo passa à sua volta e essencialmente como o vê. Vale a pena espreitar e perder algum tempo com a subtileza das imagens e das palavras.
Ah, o blog da Vanessa não está no instagram, mas estão vários trabalhos representados por #cocorosediaries

Foto: CocoRoseDiaries
Bonita esta manta zigue zague, não é? adoro esta simplicidade, tanto. Repito as vezes que forem necessárias, o que me encanta no crochet actual não são os pontos complicados e rebuscados mas sim a capacidade de unir uma técnica e cores que falem connosco e nos façam ter sensações. Só isso.
E digam lá se não sentem um cheirinho a gelado e a rebuçados aí desse lado.

Por último, falo-vos do CherryHeart da Sandra, uma podcaster apaixonada por tons pasteis, pelo estilo vintage e muito romantismo à mistura. Importa dizer que, não desfazendo nenhuma das outras autoras, a Sandra é mestra nas artes do crochet, percebe disto a pacote! Recentemente o layout do blog sofreu alterações mas continua a destacar tudo o que anteriormente já se podia ver no blog, como o seu Crochet Corner, um conjunto de tutoriais que são de grande utilidade, elaborados com muita sabedoria.

Foto: CherryHeart
Esta manta bonita é a Battenberg Blanket, um verdadeiro patchwork em crochet. Já viram quantos grannysquares pequeninos são precisos fazer para completar um projecto destes???... e quantas pontas para rematar?!!!... é preciso gostar muito disto e ter gosto por ver os projectos concluídos, é o que vos digo. Esta manta é mesmo muito grande, cobre toda uma cama de casal e é executada com um fio fino, são muitas horas, muitos dias, semanas de trabalho. É preciso ter muita vontade e muita coragem para nos atirarmos a um projecto assim e levá-lo até ao fim, até ao último ponto e remate. Quando o resultado final ultrapassa as expectativas não se chora o tempo que foi dedicado a tamanho feito.

E assim dou por terminada a segunda parte do que me inspira, sendo que ainda vamos ter uma terceira parte, sim porque na altura em que comecei a interessar-me pelo crochet actual, foram muitas as horas passadas na net a descobrir projectos que me encantaram e os mesmos perduraram na minha lista de favoritos até aos dias de hoje.

Estamos a breves dias de sairmos do estado de emergência, não que tudo acabe, sabemos muito bem que não, mas só de pensar que posso ver restituida a minha liberdade de circulação e de socialização, com os devidos cuidados, sabemos, para mim já é qualquer coisa de extraordinário, além de que preciso de ter o direito de voltar a trabalhar. Cá em casa não houve teletrabalho, nem lay off, trabalhamos por conta própria e tudo o que tivemos foi um vazio total, acompanhado de uma ansiedade crescente por não temos garantias para os dias que virão. Podem imaginar como me sinto grata por ter o meu Lado B, tem-me ajudado muito a viver os dias sem deixar cair o alento. O meu Lado B tem sido um bom amigo em tempos de quarentena.

Como os dias não vão fáceis,  aproveitem para passear nestes blogs de que vos falei e regalem
os olhinhos, vais saber-vos muito bem e quiçá também inspirar-vos.


Até já!
Ana Lado B



4 comentários

  1. Olá Ana. Antes de mais sou assídua do blog há bastante tempo... mas só hoje decidi comentar. Não podia deixar de concordar que não há rede social que substitua um blog. Talvez por isso decidi deixar um agradecimento por este espaço. Até porque já me deu inspiração para alguns dos meus trabalhos: a colcha zig zag com o qual o meu filhote mais novo está a dormir neste momento é um exemplo. Obrigada! Nela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nela! Muito obrigada pelas suas palavras <3 fico muito feliz por saber-me responsável por inspirar alguns dos seus trabalhos. As mantas zig zag são das que mais gozo me dão fazer, são muito simples e resultam sempre tão bem, os nossos olhos gostam ;)
      Absolutamente, nada substitui a dinâmica de um blog.
      Muito grata por tê-la no fazbemaosolhos, até breve!

      Eliminar
  2. Olá Ana, mais blogs lindos, cheios de trabalhos inspiradores e cores que enchem os olhos! Sabes que graças a ti, até já olho para o crochet tradicional (de cores neutras) com outro olhar: consigo apreciar a beleza que há ali, mesmo não nos impactando com contrastes.
    Um beijinho grande e boa semana de "desconfinamento"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que bom! Fico muito contente por conseguir que se olhe para o crochet de cores mais "apagadinhas" com outro olhar, fazendo com que os nossos olhos vejam outros potenciais por detrás daquilo que à primeira impressão nos parece vulgar. Val, um destes dias começas a crochetar hahahahaha

      Eliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!