do que me inspira # parte 1


projecto iniciado e em pausa,
à espera de ser terminado!

Hoje falo-vos do que me levou a regressar ao mundo do crochet depois de muitos anos de pausa. Aconteceu há cerca de sete anos atrás quando descobri uma série de blogs que me deram uma outra visão do crochet, fazendo-me acreditar que crochet não tinha de ser sempre a mesma coisa, aborrecido e de pouco uso, que muito pelo contrário é uma técnica que nos pode levar à criação de projectos extremamente originais com desenhos, materiais e cores que nos façam vibrar. Mas antes de vos contar como aconteceu queria só dar-vos uns apontamentos:

✔  crochetar é uma paixão como tantas outras e as paixões mesmo quando desvanecem não se esquecem

 ✔ desde que aprendi em criança a fazer crochet e tricot, o primeiro foi o que me conquistou de imediato

✔ aprendi a fazer com a mãe, as avós e as tias, naquela altura crochet era igual a linhas finas, na sua     maioria brancas e cremes, transformadas em naperons, colchas de cama, toalhas de mesa, barras de lençol, picots nisto e naquilo... basicamente a palavra delicado era o que definia todos os trabalhos, o que me parecia monótono e aborrecido

✔acrescento que considero existirem muitos trabalhos delicados que são absolutamente extraordinários, contudo não é esse o crochet que me enche as medidas

✔ nas décadas de 80 e 90 só as revistas nos podiam valer (e eu tinha toneladas, despachei-as recentemente quando mudei para a casa onde estamos agora e digo-vos que estou muito arrependida...)

Ok, agora posso começar.
Lembro-me da tarde em que descobri o fabuloso mundo do crochet actual, ou moderno, ou contemporâneo, como queiram chamar-lhe. Foi algures no Outono de 2013 quando sentada no sofá da sala da casa anterior, apostada em esvaziar o cérebro, de laptop no colo a tentar descontrair de uma semana que me tinha sido muito complicada no Lado A, quando ao navegar pela net, a ver imagens giras umas atrás das outras por mera distracção, entrei num famoso site de decoração e me deparei com a fotografia de uma lifestyler que destacava uma manta toda feita em grannysquares, com um desenho e cores tão originais que os meus olhos ficaram imediatamente colados à imagem. Naquele momento fiquei mesmo deslumbrada, lembro-me de ter pensado que aquele era o tipo de crochet que eu gostava e com o qual me identificava, era aquele crochet que eu queria fazer. Actual, colorido, bem pensado, com um design muito bonito e assente em padrões e técnicas tradicionais que eu tão bem conhecia. Adorei.  Já tinha visto muito crochet na vida mas nunca com aquele brilho, com aquela ousadia na escolha das cores, que pareciam rir-se para mim. Aquilo entusiasmou-me, a partir daí seguiram-se viagens atrás umas das outras por blogs, sites e redes sociais à procura de mais imagens e trabalhos daquele género que me pudessem inspirar. Mergulhei num mundo que já existia mas que eu desconhecia, em 2013 descobri, para mim, o novo mundo do crochet. Foi assim que regressei a um hobby antigo após anos de pausa e que passado uns meses, em Janeiro de 2014, criei o fazbemaosolhos. O resto muitos de vós já sabem, até ao dia de hoje não parei.

Sem mais demoras, vejamos então alguns dos projectos/blogs culpados deste meu vício. Vão ver como é interessante observar a forma como cada qual mediante o seu estilo de vida, as suas referências, as suas experiências, os seus gostos e preferências, consegue criar ideias tão inspiradoras. Só mais um último pormenor, escolher fotografias para esta publicação não foi fácil porque são muitos os trabalhos desta malta que me apaixonam, portanto limitei-me a escolher para cada autora uma imagem entre as dezenas que tanto gosto.

Começo pelo projecto que me deu a tal imagem inspiradora (que não é a que vos mostro... sei que a guardei mas não encontrei) naquela tarde de Outono e que mudou a minha visão do crochet para sempre. Foi o blog da Ilaria o IdaInteriorLifeStyle. Nos dias de hoje a plataforma já é muito diferente da que conheci naquele ano. Na altura já era dedicado a decoração mas o crochet que ela fazia tinha grande destaque, aliás chegou a ter loja online de lãs e padrões. Contudo continua a ser assunto de destaque, aliás o link acima vai directo à temática do crochet no blog. Sendo a Illaria uma mulher do design de interiores e uma apaixonada por fotografia, o seu projecto acabou por ganhar uma dinâmica muito própria e com o decorrer do tempo ajustou-se ao que ela é e faz, embora o crochet moderno continue a fazer parte dos seus dias, como a mesma o afirma.

Foto: IdaInteriorLifestyle

A foto acima ilustra muito bem como o tradicional pode ganhar outra dinâmica quando aliamos ao sentido criativo cores deslumbrantes, como podemos ver nestas simples cortinas que aos meus olhos são perfeitas. Segue-se outro blog, o da Claire, também já muito diferente nos dias de hoje em relação àquela altura, embora continue totalmente dedicado ao crochet moderno. Durante dias e meses apreciei a forma como as cores eram misturadas e uma vez mais perceber que do muito simples se pode criar o muito original.

Foto: ByClaire

Hoje em dia já não é um blog mas um site com uma marca própria de fios. Gosto tanto da forma com a Claire mistura as cores. Olhamos para os trabalhos e sabemos que são dela, têm um cunho especial, personalidade, aliás como todas as bloggers de que vos falo hoje. Na altura em que conheci o blog da Claire, este tinha outro nome era o Haaken en Meer, em português qualquer coisa como crochet e muito mais, e ela tinha uma parceria com outra blogger (aliás penso que se conheceram na blogosfera), a Saskia do blog Saskia Laan. Espreitem-no, vão encontrar igualmente muito crochet e muito colorido. As duas chegaram a lançar dois livros com o título Haken & Kleur, Crochet e Cor, basicamente a equação que me move nestas andanças.

Segue-se o blog da Ingrid, o Woodwoolstool, uma mulher que rendida às cores e texturas de Marraquexe cria padrões inspirados nos têxteis marroquinos. Uma vez mais são as cores bombásticas que sobressaem nos desenhos que cria, assim como aos meus olhos. A Ingrid organiza workshops todos os anos em Marraquexe, excepto este ano pelas razões que todos conhecemos. É muito engraçada a história desta blogger, também com um gosto especial por fotografia, tudo começou com pequenos banquinhos de madeira e capas em crochet para os mesmos.

Foto: WoodWoolStool
A seguir destaco outra Ingrid, mas desta vez do blog Ingthings cuja frase de impulso é brigthen up my day. E de facto, no blog da Ingrid a boa fotografia, as histórias e as emoções iluminam-nos o espírito criativo, ela é uma coleccionadora de coisas bonitas e uma fazedora do que nos faz bem aos olhos. A Ingrid usa um lema muito atraente, o perfeito encontra-se na imperfeição, isto é, na forma original e personalizada que só TU podes conceber. Não interessa se é perfeito, interessa que comunique e crie sensações.

Foto: capa de um livro da Ingrid do blog Ingthings
E o título do livro define muito bem o que encontrei no blog, a ideia de que a felicidade precisa de ser constantemente reciclada. Se precisa!

Hoje ainda vos quero falar de outro blog, o da Maria Sommer, o De Estraperlo. A Maria é uma apaixonada por amigurumis, uma técnica japonesa concebida para a criação de pequenos bonecos. É uma técnica que não é a minha praia mas tenho a dizer-vos que acho os amigurumis da Maria lindos de morrer. Ela cria personagens ímpares, dando-lhes vida e propósitos.

Foto: De Estraperlo
Cá está a Maria com um dos últimos amigurumis que criou, é o Willbe O´Key, diz ser o seu amigo optimista. Precisamos de o ser nos dias de hoje! Se forem ao blog encontram um pdf gratuito que podem descarregar e divertirem-se a fazer um Willbe. Eu própria vou fazer um. Para além da faceta dos amigurumis a Maria também tem projectos de crochet, outros, muito bonitos como o caso das mantas maravilhosas Proyecto Colcha 2.0 um crochet-along sem tempo definido. Tenho uma iniciada há bastante tempo... malandra que sou, tenho de a terminar porque é mesmo, mesmo muito bonita. A primeira imagem desta publicação, lá no topo, é precisamente desse projecto, são alguns dos granny squares que já fiz.

Hoje falei-vos de cinco projectos de Crochet Moderno que muito admiro e que há sete anos atrás me convenceram a dedicar boa parte do meu tempo ao Crochet. Mas não foram únicos, há mais que ficam para uma outra vez.

Sempre que viajo por estes blogs, a seguir só me apetece mergulhar numa piscina cheia de novelos coloridos! Espero que desse lado também tenham sentido a inspiração que esta gente tem para nos dar, até porque nos dias que correm vermos imagens e ideias que nos fazem bem aos olhos é como água quando temos sede. Divirtam-se a navegar e bons crochets ❤



Até já!
Ana Lado B


ps. todas estas autoras têm conta no instagram


4 comentários

  1. Gosto demais de crochet tem trabalhos maravilhosos
    na net para se inspirar.
    Adorei o post, assim pude conhecer mais trabalhos lindos!
    Prazer em conhecer seu blog.
    janicce.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vinda, Janicce! Vale mesmo a pena conhecer estes blogs e as criações entusiasmantes das autoras. É bom tê-la por aqui! ;)

      Eliminar
  2. Olá Ana, gostei muito de saber das tuas inspirações, das fontes aonde vais beber para desenvolveres o teu próprio estilo. Acho fabuloso que exista um crochet novo, moderno, ousado (bold, como diriam os ingleses) e que este não desprestigie nem apague o que chamaste de crochet delicado, aquele que estávamos habituados a ver no tempo das nossas mães e avós, com cores neutras e desenhos (padrões?) clássicos. E que continua a existir e que colocado no devido contexto, continua a brilhar e a dar cartas. O que aprecio tb de sobre maneira é a forma entusiástica com que falas da arte que tanto amas. Beijinhos, boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Val, sou uma mulher de paixões, quando me sinto arrebatada pelo que quer que seja as palavras saltam-me da boca com muito entusiasmo :D os meus alunos costumam dizer-me que os faço apaixonar incondicionalmente pelo que me apaixona a mim, neste caso aos ofícios do Lado A.
      Tenho a certeza absoluta que te identificaste com muitos dos trabalhos que viste nos blogs que apresento nesta publicação, todos pertencem à "nossa onda" colorida ;) trabalhos lindos!

      Eliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!