CORES da estação # eu e a cor

Se há momentos que me dão prazer,  são aqueles em que paro tudo para criar combinações de cores. Vou beber a muitas referências para criar as paletas que me fazem bem aos olhos e são infinitas as possibilidades. Uma vez já aqui falei de cor, Eu e a Cor onde expliquei ter uma relação muito ecléctica com as cores. Tenho mesmo, não consigo criar uma tendência única na selecção de cores para os meus projectos do  Lado B, apenas os gosto coloridos, uns mais discretos, outros mais garridos, às vezes mais azuis, ou verdes, ou rosas, ou liláses, ou amarelos, ou preto, ou branco, por aí fora... são cores, quando misturadas criam-me sensações. É a relação que crio com as cores, ou as cores comigo, que me motiva a criatividade no Lado B, vejo cores e imagino desenhos e texturas convertidos em peças, normalmente mantas.

Há um propósito para voltar a falar-vos de Cor, foram as tendências desta estação que me levaram a regressar ao tema da cor.  Não é habitual inclinar-me para tendências da moda porque na maior parte das vezes não me identifico, mas desta vez tenho que reconhecer que as tendências deste Outono/Inverno reúnem pantones (escala de cores identificadas) que saltam aos meus olhos, inclusive cores que gosto bastante de vestir. Nada melhor do que visualizarmos; começo por vos mostrar duas paletas com as cores que foram eleitas para esta estação (ambas retiradas do site portugal têxtil, como indicado na legenda das fotos), a primeira intitulada "natural" e a segunda "digital". Só por curiosidade, digo-vos que gosto de vestir as cores da primeira paleta e de usar em muitos dos projectos do meu Lado B cores da segunda, contudo, é da mistura entre as duas que muitas vezes a magia se dá. 


fonte: portugaltextil.com

fonte: portugaltextil.com

E agora reproduzo as descrições que constam no site Portugal Têxtil, 

"Na paleta de tons naturais, as cores têm uma qualidade ambiental inerente, desde as tonalidades profundas de bagas aos amarelos outonais e azuis tinta. Os castanhos são prevalecentes, destacando a sua crescente importância enquanto cores da moda, e uma selecção de cinzentos e verdes oferece um equilíbrio calmo e acentuado às cores mais pesadas da paleta. Já na paleta mais digital, os tons são artificiais e há a mistura de uma série de cores vivas com tonalidades médias, que podem ser usadas para dar vida às colecções do outono-inverno. Azuis e verdes ousados mostram a continuação da mudança destes grupos de cores para o território da moda." ...    e por aí fora. Podem ler o texto na integra acedendo ao site pelos links colocados nas legendas. 

Dica
Cores naturais em contraste com cores digitais, gosto da ideia e vou guardá-la, é uma excelente dica. 

"Na berra"
A seguir, destaco os pantones que esta estação estão na berra  (imagens retiradas da net)


                      

Gosto de todos. Lá está, olho para o conjunto destas cores e vejo o quê?  mantas! não tenho culpa...

Pinterest
Também dei uma volta pelo Pinterestonde as possibilidades são infinitas. Escolhi algumas conjugações que guardo na minha pasta inspiração de cores, na qual vos convido a mergulhar para uma pequena viagem pelo mundo das cores. 

As eleitas
Segue-se a pequena selecção que fiz para esta publicação, provavelmente sem grandes variações, na altura apenas me deixei guiar pelos meus olhos e escolhi as que mais os encantaram no momento.
(todas as imagens que se seguem são do pinterest)

laranjas e verdes

castanhos, beringela, ferrugem e
um azul (ou será um verde para vocês?) que muito gosto

azuis e castanhos

rosas velhos, terracotas e verdes


azuis e amarelos

ocres, verdes e ameixas


hortências e petróleos


conjunto de cores carregado de romantismo 



estas cores, que parecem de maquilhagem (!),
 podem dar uma manta sensação.  


aqui em almofadas, cinco das cores mais usadas nesta estação
 


corais e verdes, a natureza no seu esplendor

Cria as tuas paletas de cores

A dália é uma das minhas flores preferidas, a bem da verdade eu gosto de flores no geral, mas uma jarra de dálias enche-me o coração ou uma de malmequeres, também gosto muito. A propósito destas duas flores desafio-vos para um pequeno passa-tempo. As imagens que se seguem (igualmente retiradas da net) podem inspirar a criação de duas paletas de cores totalmente distintas e igualmente muito diferentes das que viram anteriormente. Observem-nas e criem os vossos conjuntos de cores, é um exercício muito divertido e vão ver como uma simples imagem pode ajudar-vos a criar um conjunto de cores que provavelmente não se lembrariam de fazer. 




No que respeita a referências para encontrarmos paletas de cores de todo o tipo, a natureza é uma fonte de inspiração por excelência, como aliás as imagens acima podem comprová-lo, mas existem tantas outras possibilidades. Tudo o que nos rodeia, sem excepção, pode transformar-se num motor de busca para a visualização de conjuntos de cores que acabam por traduzir a inspiração do momento.

E para terminar esta publicação, quero mostrar-vos três conjuntos de cores que organizei muito recentemente com a finalidade de executar três novos projectos nos próximos tempos. 


quatro cores escolhidas para uma camisola: castanho, grená, ferrugem e beje


paleta de oito cores, inspirada numa fronha de almofada, para
regressar às minhas mantas ZigZag 


 

bobinas de trapilho compradas por impulso e ainda sem projecto pensado.
Gostei de ver estas cores juntas, apenas isso. 
 
E hoje fico-me por aqui, com o desejo de vos ter ajudado a despertar vontade de criarem as vossas paletas para usarem nos próximos projectos de crafts. Desfrutem do que vos rodeia,  alimentem a imaginação e a criatividade, ambas são muito famintas, precisam do vosso poder de observação para serem saciadas. 

Vamos ter uma série de dias metidos em casa, desencantar paletas de cores pode ser mais uma ajuda para passar o tempo e quiçá vos surjam novas ideias para novos projectos.
Cuidem-se ❤



Até já!
Ana Lado B




2 comentários

  1. Ana, sabes que qundo fiz o meu giant granny square inspirei me no tapete da minha sala.
    Confesso que nunca tinha pensado neste teu metodo das paletes de cores com imagens.É uma excelente ideia.
    Fiquei com o teu registo que sábado é dia de por em dia a leitura dos blogs, a ideia também ficou.
    És uma inspiração e adoro a tua calmeza
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana, como sabes também sou muuuuito estimulda pela cor. Um ambiente neutro pode até ser bonito e eu conseguir viver nele, mas mistura de cores e padrões é algo que me diz muito mais. Quando faço os meus trabalhos de patchwork acho mesmo que a parte mais interessante e desafiante é harmonizar as cores e encontrar combinações não óbvias. Fico mesmo feliz quando alguém me diz: " jamais me lembraria de misturar este com este" ou "nunca pensei que estas cores jogassem bem!"
    Beijinho, Ana, bom restinho de semana com muita inspiração!

    ResponderEliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!