casaco mesclado # Ana Lado B

Manter-me focada no meu Lado B tem mesmo funcionado como o meu melhor remédio. Estou há quase um mês em casa e o cérebro começa a querer pregar partidas. Ocupar os pensamentos com assuntos positivos torna-se cada vez mais imperativo. Entreguei-me ao que tanto gosto de fazer e que felizmente pode ser feito dentro de casa, haja fios, ideias e vontade de fazer que mesmo fechada em quatro paredes a coisa acontece. Refugiei-me numa espécie de acto criativo que me ajuda a uma certa sensação de liberdade. Sim, a criatividade, venha ela donde vier, inspirada pelo que for, tem esse poder de nos fazer sentir livres e pouco ou nada sorumbáticos. Portanto, ocupemos a mente com cenas criativas e positivas, porque é bom, faz bem, recomenda-se e também faz com que o tempo passe mais depressa. O meu Lado B tem sido o meu grande escape e muito meu amigo, neste pedaço de vida meio surreal.
Então, hoje trago-vos mais um projecto concluído, o meu Casaco Mesclado.


É um casaco tipo casacão, leve, largo, solto, confortável, um modelo simples, casual, executado a meio ponto alto, que tive oportunidade de ensinar na 3ª sessão # eu quero fazer crochet Se ainda não conhecem esta rubrica aproveitem para conhecer, vai ser-vos útil se andam a aprender a fazer crochet mas também se já fazem mas estão a precisar de uma "revisão da matéria dada".

A ideia para este casaco surgiu quando encontrei nos meus armários sete novelos de 100gr todos iguais e com cores que me fizeram bem aos olhos, um fio mesclado em cinzas e violetas. Quantidade tão generosa de fio é ideal para um casaco desde género em tamanho M. O fio é o Winter Print da miltons, 70% lã e 30% acrílico. Eu sei que nesta altura já apetece ver outro tipo de sugestões, mais primaveris, mais frescas, mas por outro lado este casaco prático e aconchegante é uma excelente peça para usarmos em casa, ou seja, muito apropriado para estes novos tempos. Depois ainda tem outra vantagem, faz-se muito depressa, fica feito e pronto a usar em poucos dias...  agora temos tempo!

Sobre a foto que se segue. Gostava de ter tirado outras fotos mas esta foi a possível em tempos de confinamento. Aviso: sou muito fraca modelo mas achei que devia vestir o casaco para o perceberem melhor. E lá estou eu na minha mini-mini varanda, a fazer de conta que o meu filho não me está a fotografar, e em contra-luz (!) Sabem, acho que já vos disse isto mais vezes, não gosto nada de ser fotografada, pelo menos quando sei que o estão a fazer. Se estiver distraída, atenta a qualquer outra questão, a coisa dá-se, até nem fico mal. Mas quando sei, ai, ai. Pronto não vale a pena desculpar-me mais... achei que seria importante verem-no vestido, só isso.




Parece-vos confortável o casaco? É muito! Ah, não coloquei botões, não achei que fizessem falta, já os bolsos achei imprescindíveis.




Este casaco é feito em cinco partes separadas (+ os bolsos): as costas, as duas frentes e as mangas. Depois é todo costurado (com agulha de tecelagem) com muita paciência para que não se notem as costuras, e por último é feito um rebordo em ponto baixo nas abas laterais, no cós e nos punhos, sempre duas voltas em ponto baixo. Os bolsos decidi acrescentar porque se é casaco para andar por casa, bolsos fazem muita falta, pelo menos para mim são essenciais para guardar os óculos quando não estou a usá-los, e saber sempre onde estão, e para guardar o pacote de lenços de papel que me fazem muita falta devido às "ites", as alergias.

A parte boa desta publicação é que vos vou deixar as instruções para fazerem o vosso casaco. Não são pormenorizadas mas mesmo assim sei que podem ajudar.  Atenção que para fazerem este projecto, embora muito fácil, têm que saber algumas coisitas, como por exemplo fazer aumentos e diminuições, no caso para as mangas e decote respectivamente. Aumentos e diminuições será tarefa para uma das próximas sessões de eu quero fazer crochet!


Casaco Mesclado # Ana Lado B # instruções

Começo por vos mostrar um desenho que fiz (e desculpem lá a faltinha de jeito) com as cinco partes do casaco + bolsos, com as medidas que eu usei, sendo que as mesmas podem e devem ser ajustadas às que pretendem.
ATENÇÃO, o número de pontos e voltas que menciono nas instruções são os que usei para as medidas que apresento neste desenho, que são ajustadas ao meu corpo, correspondendo aproximadamente a um M


Materiais
➔ 700gr de fio (eu usei Winter Print da Bmg-Affinitas / Miltons - esta publicação não é patrocinada, o fio apenas foi escolha minha
➔ agulha de crochet nr.6
➔ agulha de tapeçaria (de coser lã, ponta redonda)
➔ tesoura

Nota: é importante que tenham uma outra peça como referência para as vossas medidas ou, se preferirem, podem reproduzir os moldes acima em tamanho real com as medidas que pretendem (em papel), para vos servir de guia.

Pontos usados / abreviações 
pc = ponto de corrente
mpa = meio ponto alto
pb = ponto baixo
pr = ponto raso ou baixíssimo (usado apenas para fechar carreiras nos rebordos/barra à volta do decote, cós e punhos)

Nota: na rubrica eu quero fazer crochet! cujo link encontram no cabeçalho ou na lateral do blog, ensino todos estes pontos (excepto os aumentos e diminuições, como já referi).

Costas
Montar 60pc + 2 pc (correspondentes ao primeiro meio ponto alto da 1ª volta)

1ª volta: executar 1mpa na terceira corrente do cordão; seguir com 1mpa em cada corrente que se apresenta; virar o trabalho.

2ª volta à 66ª volta: 2pc; 1mpa no primeiro ponto; seguir com 1mpa em cada ponto que se apresenta. No final da  volta, cortar o fio (uma ponta de pelo menos 10 cm) e rematar.

Nota: para terem a certeza que o trabalho segue a direito, de vez em quando contem os pontos em cada volta, se tiverem sempre os mesmos é porque está a correr bem.

Frente direita (as diminuições são feitas no início das voltas)
Montar 30pc + 2pc (correspondentes ao primeiro meio ponto alto da 1ª volta) 31 pontos totais

1ª à 45ª volta: 2pc; 1mpa  em cada ponto que se apresenta. 

46ª volta: 2pc; 1mpa no ponto seguinte (diminuição); continuar com 1mpa em cada ponto que se apresenta; 

47ªvolta: 2pc; 1mpa no primeiro ponto; seguir com 1mpa em cada ponto que se apresenta.

Continuar até à 66ª volta, sendo que as voltas 48ª, 50ª, 52º, 54ª, 56ª, 58ª, 60ª, 62ª, 64ª, 66ª são voltas de diminuição (iniciam sempre com uma diminuição), as restantes são sempre a direito.

No fim da 66ª volta, cortar a ponta e rematar com a agulha de tecelagem.

Frente esquerda (as diminuições são feitas no final da volta)
Montar 30pc + 2pc (correspondentes ao primeiro meio ponto alto da 1ª volta) 31 pontos totais

1ª à 45ª volta: 2pc; 1mpa  em cada ponto que se apresenta. 

46ª volta2pc; 1mpa no primeiro ponto;  seguir com 1mpa em cada ponto que se apresenta; o penúltimo e último mpa da volta são tecidos juntos (diminuição)

Continuar até à 66ª volta, sendo que as voltas 48ª, 50ª, 52º, 54ª, 56ª, 58ª, 60ª, 62ª, 64ª, 66ª são voltas de diminuição (iniciam sempre com uma diminuição), as restantes são sempre a direito.

Rematar a ponta com a agulha de tecelagem.

Manga (fazer 2 iguais)
São iniciadas pela parte inferior, a mais estreita.

Montar 29pc + 2pc (correspondentes ao primeiro meio ponto alto da 1ª volta) 30 pontos totais

1ª à 5ª volta: sempre iguais; 30mpa em cada uma.

6ª volta: 2pc, 2mpa no primeiro ponto (aumento); seguir com 1mpa em cada ponto que se apresenta; no último ponto fazer 2mpa (aumento); virar o trabalho

repetir da 1ª à 6ª voltas até atingir a altura desejada para a manga. No caso das medidas que usei  para mim fiz um total de a 43 voltas. 

Rematar as pontas com a agulha de tecelagem.

Bolso (2x)
Montar x pontos de corrente + 2 pc (correspondentes ao primeiro meio ponto alto)

1ª à 15ª volta: 2pc; 1mpa no primeiro ponto; seguir com 1mpa em cada ponto que se apresenta.

ou

1ª à 12ª volta: 2pc; 1mpa no primeiro ponto; seguir com 1mpa em cada ponto que se apresenta.

13ª à 15ª volta: ponto canelado (que foi o que eu fiz no meu casaco, mas como não apresento tutorial para esse ponto e caso não o saibam fazer, podem fazer os bolsos todos em meio ponto alto, ficam igualmente bonitos.

Finalização: coser todas as partes, inclusive os bolsos, e no final fazer 2 voltas em ponto baixo em todo o cós e decote e 3 voltas em ponto baixo nos punhos/mangas. Rematar tudo e vestir!

Espero que estas instruções vos possam valer no caso de vos apetecer fazer um casaco como o meu. Atirem-se aos vossos novelos, mãos à obra e bons crochets ❤



Até já!
Ana Lado B


3 comentários

  1. Bom dia Ana :)
    E como é importante que exista esse lado B nossa bóia de salvamento.
    Ainda ontem andei á deriva e cheguei mesmo a pensar que estava a ter um quase ataque de ansiedade.
    Como me faz mal ver as noticias! Gosto de estar informada, mas ver constantemente os mesmos números faz me pensar que nem estamos a falar de pessoas.Quantas famílias estarão destroçadas neste momento.
    Ainda ontem andei a crochetar e fiz e desmanchei 3 vezes e não saiu nada.
    Venho aqui e vejo que não perdeste o foco apesar da situação que estás que estamos, é bom faz me também andar prá frente.
    Quem tem filhos não se pode ficar doente nem física e nem mentalmente!Digo eu.....
    Olha o teu casaco dá o ar de " cosy" de ficar á varanda com uma caneca de chá quente
    Ficou bem bonito esse casaco mesclado e a tua dedicação em quereres dar uma explicação pormenorizada é de tirar o chapéu.
    Tem um Bom Domingo de Páscoa e um bj mt grande aos teus Pais que os espero estar bem.
    Lulu

    v

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lulu, se não tivesse o meu Lado B para "dar ao pedal" não sei se a minha energia resistiria, este é mesmo o meu melhor "carregador". Como dizes, impossível estarmos sempre a ouvir os números, estarmos atentos é muito necessário, mas criar outros focos de atenção que nos alimentem um sentimento de bem-estar é absolutamente necessário para conseguirmos digerir toda a situação, porque assim recuperamos energia (e vamos Todos precisar de muita!) para continuarmos o caminho que vai ter de ser feito no pós de toda esta loucura. Não posso, não podemos perder o foco, caso contrário a queda pode vir a ser demasiado vertiginosa e isso não pode acontecer. Lulu, atiremo-nos ao que gostamos de fazer, seja lá o que for, mas façamos! O meu casaquito é mesmo muito confortável, tão bom saber que gostaste das explicações :D faz um para ti ou para as miúdas, mesmo que em várias cores, vários restos de novelos, não interessa, faz apenas pela diversão de ser feito. Sabe muito bem e faz-nos tanta falta sentirmo-nos bem.
      Os meus queridos pais estão bem, felizmente, embora longe de mim... desejosa de poder voltar a estar com eles e "abreijá-los" como se não houvesse amanhã.
      bjs* e boa Páscoa <3

      Eliminar
  2. Olá Ana, entendo o teu estado de espírito, o meu não é bem esse, é mais sentir-me completamente inútil no meio deste caos. Sinto que os dias passam e eu não fiz nada de relevante. O que me aguenta, além das pequenas coisas que vou fazendo, é sair bem cedo pela manhã e correr. Eu preciso sentir que me mexi para me equilibrar. Mas vamos ao que é bonito e faz bem aos olhos, como esse casaquinho todo giraço que bem confortável deve ser nesta meteorologia que vira de uma hora para a outra. Grande tutorial, para quem sabe ler, pois eu não saberia nem por onde começar. Beijinhos e não esmorças!
    PS: eu como modelo tb sou zero à esquerda!!!!

    ResponderEliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!