seis anos # uma canção # e um tutorial

Cá estou eu com a primeira publicação do ano. Um Bom Ano para vocês!!! embora Janeiro esteja quase a terminar estamos sempre a tempo de desejarmos bom ano uns aos outros. Neste mês os meus dias têm sido preenchidos por muitos afazeres, ora no Lado A, ora no Lado B. Entre projectos de continuidade e novas ideias para trabalhar, os dias têm voado. Por norma Janeiro é entendido como o mês do (re)começo, pelo menos nas nossas cabeças, mas para o fazbemaosolhos assinala literalmente mais um começo, porque é o mês do aniversário do blog.


Este ano comemora seis anos (!) e se depender apenas da minha vontade há-de comemorar pelo menos outros tantos. São seis anos traduzidos em 270 publicações e mais de 170 400 visitas... não sei o que é que isto pode representar em linguagem algoritma, deve ser muito para uns e demasiado pouco para outros, mas sei que para mim representa uma grande dedicação e vontade de partilhar uma das minhas grandes paixões na vida com todos os que me visitam por aqui e também sei que o retorno que obtenho do vosso lado me consola, me motiva e me dá muita vontade de continuar por aqui. Todos sabemos que atravessamos uma era de consumos rápidos onde o sucesso habita o instantâneo, onde a informação que nos é dada em catadupa não tem tempo de ser devidamente assimilada. Sabemos que vivemos uma era de ansiosos por likes, por comentários em quantidade, por postar mais rápido do que os outros. Sinto que vivemos uma era de inebriados que tentam alcançar o inalcançável. No meio disto tudo há quem diga que os blogs têm os dias contados, eu não acredito nisso. Um blog em nada se pode comparar à rapidez de consumo de uma imagem ou de uma frase! Um blogger toma conta do seu blog, tem prazer no que escreve, muitas vezes sem pressa por terminar, é dedicado, serve-se do ter tempo para como um seu aliado e é cuidadoso na preparação pensada e atempada dos conteúdos que partilha. Mas esperem lá, não quero que me entendam mal, não tenho absolutamente nada contra o uso das redes sociais, desde que consciente. Eu uso-as! aliás o blog faz também parte de uma rede social. As redes sociais são úteis e até bastante divertidas, só não podemos deixar-nos depender das mesmas ou achar que são caminho único. Sei que nos dias que correm para se ser blogger há que ser resistente, persistente, pensar que enquanto houver conteúdos para partilhar, há sempre gente que nos quer acompanhar... ei, ei, ei, onde é que já ouvi isto... soa-me a qualquer coisa que conheço e que muito gosto eheheheh não resisto, primeira prenda para vocês,  uma bela de uma canção, tomem lá:



É mesmo assim, enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar!
E agora se me permitem, VIVAM OS 6 ANOS DO FAZBEMAOSOLHOS E VENHAM DAÍ OUTROS TANTOS!!! ☺ #blogpower !!!

Agora outros mimos.Todos os anos preparo uma pequena oferta/sorteio para assinalar o aniversário do blog, este ano tenho algo diferente, é também uma oferta mas chega a todos sem excepção. Fiz um tutorial para vocês!  digam-me, o que pode haver de melhor para uma blogger de crochet do que saber que do outro lado do ecrã também querem crochetar? Nada. Então, preparei-vos um tutorial do modelo do hexágono dos 70's que mostrei aqui. Aliás, prometi-vos o tutorial na última publicação de 2019 e como o prometido é devido, aqui vai. 

 TUTORIAL DE CROCHET  
Hexágono em estilo granny square

Neste tutorial vou usar outras cores que não as do hexágono dos70's 
Comecemos, mas antes uma ressalva: embora seja de execução fácil, para seguirem este tutorial devem ter conhecimentos básicos de crochet.  

Anel mágico | 1ª volta

cruzam o fio

puxam o fio com a agulha por dentro do anel

tecem dois pontos de corrente (que representam 1 meio ponto alto)

seguidos de um meio ponto alto

fecham-no juntamente com o segundo ponto de corrente que teceram anteriormente

a seguir, um ponto de corrente, seguido de dois pontos altos tecidos juntos. Ficam com três argolas na agulha

e agora fecham os pontos com uma laçada, de uma só vez.

Prossigam sempre com dois pontos altos juntos separados por um ponto de corrente até terem seis conjuntos de dois pontos altos juntos na argola central (anel). A seguir puxem a ponta do fio, o anel fecha e

 enfiem a agulha no topo dos dois primeiros pontos tecidos no anel e rematem sem laçada, isto é, só têm de puxar o fio com a barbela (ponto baixíssimo)

cortem a ponta do fio, pelo menos com 10cm (deixem sempre as pontas compridas para serem mais fáceis de rematar devidamente, de forma a terem fio suficiente para ficarem bem presas e seguras quando cerzidas* do lado do avesso)

*eu apenas procedo ao remate das pontas (do lado do avesso) quando tenho os hexágonos totalmente feitos, mas há quem prefira ir rematando conforme vai fazendo cada volta. Porque é que eu prefiro proceder ao remate só no final? porque caso detecte algum erro é-me fácil encontrar as pontas e desmanchar o trabalho para corrigir o erro. Mas esta é a minha opção, não é regra.

Com uma agulha de coser lã (de ponta redonda) passem a ponta do fio para o lado de trás do trabalho.

Agora estamos prontos para iniciar a segunda volta!

2ª volta | e mudança de cor

É na segunda volta que fazemos os seis cantos que nos levam à formação dos seis lados do hexágono. 

 Para iniciarmos a segunda volta, enfiamos a agulha num dos intervalos (buracos) entre dois conjuntos de dois pontos altos; com a barbela puxamos o fio e tecemos um ponto de corrente

seguido de outro. Este processo acontecerá sempre no início de cada volta, sendo que os dois pontos de corrente correspondem  a um meio ponto alto.

A seguir, tecemos um meio ponto alto (ficam duas argolas na agulha) e com uma laçada fechamos, puxando o fio por entre as das argolas.

A seguir, fazemos dois pontos de corrente, seguidos de dois pontos altos tecidos juntos, no mesmo intervalo (buraco) onde tecemos os anteriores. E fica formado o primeiro canto.

 Seguimos para o intervalo (buraco) seguinte e tecemos *dois pontos altos juntos, dois pontos de corrente, dois pontos altos juntos, um ponto de corrente* 

 Repetimos de * a * (vejam legenda da imagem anterior) até ficarmos com seis cantos.

 Agora rematamos a volta, para isso enfiamos a agulha de crochet no topo dos primeiros dois pontos da volta (indico com a agulha de coser lã) 

 e puxamos o fio, que entretanto cortámos com uma ponta de 10cm aprox.

Depois voltamos a usar a agulha de coser lã de ponta redonda e passamos o fio para o lado de trás do trabalho. Estamos prontos para seguir para a terceira volta.

3ª volta 

Iniciamos a 3ª volta com uma nova cor, enfiando a agulha num dos cantos

 Voltamos a repetir o processo: iniciamos a volta com dois pontos de corrente, seguidos de um meio ponto alto e rematamo-los juntos, como já fizemos anteriormente. Depois fazemos dois pontos de corrente

e tecemos dois pontos altos juntos no mesmo intervalo (buraco). A seguir fazemos um ponto de corrente e *no buraco seguinte tecemos dois pontos altos juntos, um ponto de corrente, dois pontos altos juntos no segundo canto, dois pontos de corrente, dois pontos altos juntos, um ponto de corrente*


Repetimos o processo de * a * (na legenda da imagem anterior) até chegarmos ao final da volta, que fechamos com um ponto baixíssimo e passamos a ponta do fio já cortada para a parte de trás do trabalho com a ajuda da agulha de coser lã, tal como demonstrado nas voltas anteriores.  

nota: como já referirematar as pontas é um processo que pode ser feito conforme vamos acrescentando as cores ou podemos deixar para o final. Disse-vos que gosto de deixar esse trabalho para o final, para o caso de detectar erros poder corrigi-los fácilmente, mas como estamos num tutorial e não quero ter pontas a causar confusão, antes de iniciar a 4ª volta rematei-as.


da 4ª à 11ª voltas
Foi na 3ª volta que o hexágono ganhou a forma original, com os seus seis lados todos iguais. A partir da 4ª volta o processo repete-se, tal e qual como na 3ª volta, sendo que a cada volta que se faz temos apenas que respeitar obrigatoriamente todos os cantos e de resto ir preenchendo sempre os intervalos (ou buracos) seguintes com dois pontos altos juntos, até ao canto seguinte e assim sucessivamente. Não tem que enganar.
 Como vêem, começo sempre por um canto. Prefiro, por causa dos remates finais (que se fazem pelo lado do avesso), tornam-se mais fáceis quando temos as pontas perto dos cantos.

 Como vêem, respeito os seis cantos e faço dois pontos altos juntos em cada intervalo/buraco que se apresenta. 


E para despedida, mostro-vos uma vez mais o meu hexágono dos 70's. A minha ideia é fazer uma manta bem ao estilo dos anos 70. Ainda ando a pensar no desenho que quero para a manta, mas já cá bailam umas ideias.
Espero que este tutorial seja útil para quem não sabia fazer este tipo de hexágono e que vos ajude a inspirar para um novo projecto de crochet.



Resta-me agradecer-vos do fundo do coração a vontade de estarem aqui comigo e por acompanharem o meu blog que, como sabem , sem vocês desse lado não faria sentido nenhum.
Tenham uma excelente semana e sejam muito felizes, com tempo, sem pressas e acima de tudo à vossa maneira  ❤



Até já!
Ana Lado B



5 comentários

  1. Tal como dito, todas as redes sociais são boas, se bem usadas, é um facto, mas para um blogue é preciso ter gosto. Escrever nas calmas, sem anseio pelos "gostos" e visualizações. E quantas vezes, se publicam mensagens em que não há um único comentário. E não é por isso que já não se publica o proximo. Eu falo por mim, claro, mas só pelo facto de poder escrever e publicar a meu gosto, não me preocupo se é lido ou não. Claro e aqui seria mentirosa, gosto, quando vou abrir o blogue e vejo comentários nas minhas publicações. Nem que seja apenas um...

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana, parabéns pelos 6 anos de um blog cheio de cor e de boa disposição! Bem sei que a vida não é só isso, mas se podermos espalhar o bonito e inspirar outras pessoas e alegra-las, porque não? Descreveste muito bem a essência de um blog, exige dedicação e muito tempo, não pode e não deve ser comparado a outras redes. Nunca tive facebook, portanto não posso falar desse meio de comunicação, mas quanto ao instagram, penso que quando bem utilizado, é fonte de grande inspiração e de bonitas descobertas de outras pessoas que fazem coisas lindas e as comercializam por lá. Pelo menos já descobri no insta pessoas altamente talentosas e já adquiri muitos produtos por lá. Tenho muita pena no entanto, e penso já te ter dito isto até, de ter visto pessoas com blogs tão interessantes terem migrado para o instagram e lá terem se tornado sem conteúdo, apenas mostrando o dia a dia ou a família. Enfim, ser blogger é ser resistente! Mas não hão-de acabar.
    Obrigada por estes 6 anos, pelas prendinhas que nos ofereces hoje, e que continues por aí, a contribuir para que o crochet se modernize e desenvolva com um olhar diferente e ousado. Beijinho!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Ana por estes belos 6 anos 😍
    Acho que tens toda a razão em relação aos blogs, sem dúvida. Grata por esta tua oferta, é sempre bom estas partilhas, dá vontade de pegar na agulha e começar já 😄😄
    Espero que continues assim, és uma inspiração fantástica, tudo de bom e muito sucesso. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Bom Dia Ana
    É preciso ser se persistente, mas quem corre por gosto não cansa!
    Há fases da vida que é sentimos que faz mais sentido ou não andar por aqui, eu que o diga.
    Faz me alguma confusão no que se tornou a redes sociais e não há plataforma que se sobreponha aos blogs.
    Esta família virtual que com querer ou sem querer acabamos por arranjar ;)
    Gosto da tua escrita, das imagens e da simplicidade que nos trazes espelhando tão bem a tua paixão pelas agulhas .
    Bom Domingo
    bj grande
    Lulu

    ResponderEliminar
  5. Completamente de acordo quanto aos blogues. É o meio de que mais gosto. Comecei em 2007! "019 foi um ano muito mau que parece estar a continuar em 2020. Estou a tentar resistir. Não desista pois tem um blogue muito bonito - vim aqui parar pelo instagram... mas continue mesmo seja persistente
    um xi-coração

    ResponderEliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!