dos dias que passam # Dezembro

A sensação provocada pela passagem do tempo a alta velocidade é desconcertante. Acontece tudo muito rápido, as semanas passam a correr, os meses voam e a vida acontece de forma galopante. Novembro já foi, Dezembro já consumiu dez dias e num abrir e fechar de olhos estaremos sentados à mesa a comer o bacalhau para logo a seguir brindarmos a um novo ano, vruumm... uma pessoa fica tonta com a velocidade que a vida leva. O certo é que com o tempo a dar passos tão largos não vou conseguir terminar os projectos do Lado B que tinha pensado concluir até ao final deste ano, mas, pensando bem, até que não me aborrece. Termino o que terminar, o que está feito feito está e o restante há-de estar. Mesmo assim, o tempo passa muito depressa! e antes que ele se esgote ainda mais e eu fique sem oportunidade de aqui estar,  vamos espreitar o que anda pela minha cesta e o que já saltou cá para fora.
Quando terminei a manta saskia fiquei com algumas sobras, um dia peguei-lhes, as cores são muito apetecíveis, os meus olhos adoram os contrastes, e pus-me a inventar uma pequena manta para a Helga (a cadela). Saiu o que a seguir vos mostro (no ig também já a mostrei), apenas tive de comprar mais um novelo violeta, de resto foi tudo aproveitamentos. Depois das pontas rematadas a Dona Helga vai poder enchê-la de pêlo!


Da cesta também já saltou um pequeno agasalho para o pescoço, em ponto granny, feito com um novelo winter rainbow da Katia, um fio com 50% de lã, quente, com cores de Inverno, mais discretas mas também muito apetecíveis.


Um outro projecto que já terminei foi-me sugerido por um dos meus filhos, disse-me que gostaria de ter uma camisola feita por mim. Aquilo bateu-me, larguei tudo o que tinha em mãos e comecei a camisola. Quando os miúdos eram muito pequenitos fiz-lhes algumas camisolas e casacos, mas ultimamente isso não acontecia. Lá fui eu comprar uma lã que servisse o gosto do rapaz e tricotei uma camisola, sim malta, leram bem, tricotei. Rendi-me às duas agulhas com um modelo simples, note-se, até porque já não tricotava há muito tempo e não quis complicar. Saiu o que vos mostro, nada mal por sinal. Foi tricotada com um novelão de 400gr, da dmc, um magnum tweed,  faz um efeito muito giro e é fácil de trabalhar, usei agulhas nr.5


Agora vestida. Como podem perceber, as mangas ficaram um bocadinho compridas mas o rapaz disse logo que gostava de ver os punhos virados, boa!...


Entretanto já tenho nas agulhas a próxima camisola, desta vez para o mais novo, sim, porque isto de fazer para um e não fazer para os outros não funciona bem. Mal se apercebeu que eu estava a fazer uma camisola para o irmão veio logo a pergunta: e para mim?...  se eu seguir a lógica terei de fazer também para a irmã, outra para o pai R, vá, e outra para mim (mereço!). Camisolas para todos (?) huumm, isto vai demorar tempo.  A do mais novo estou a tricotá-la com um fio que tinha comprado nos saldos do Inverno passado, das lãs Rubi. Como era muito fino decidi dobrar o fio e até que o efeito fica engraçado, só espero é ter fio suficiente para a terminar... também está a ser tricotada com agulhas nr.5


Com as gangas vai ficar gira. Mas agora já chega de tricot, voltemos aos projectos de uma agulha só. Quando fui comprar o novelo tweed da dmc, comprei também uns novelos merino katia para fazer um xaile novo. Escolhi preto, não tenho nenhum e é uma cor que gosto muito de usar. Os meus olhos são muito atraídos por cores de grande contraste, é certo, contudo gosto muito de vestir preto. Isto da roupa que usamos tem fases e recentemente voltei a gostar muito de me ver de preto. Para este xaile estou a tentar um desenho diferente dos outros que já fiz. Está a crescer devagarinho, vou vendo como resulta, para já estou a gostar. É, eu não penso nos desenhos primeiro, normalmente vem-me uma ideia à cabeça, ou vejo outros padrões que me inspiram e começo a fazer pelo prazer de fazer. Desmancho uma montanha de vezes até conseguir chegar ao que pretendo, algo que os meus olhos gostem, mas não sigo nenhum desenho que tenha feito anteriormente. Esse surge depois, registado nos meus cadernos do crochet e afins. Veremos o que vai sair daqui. Pode ser que seja desta que escreva um padrão; será?...


E agora quero muito mostrar-vos umas prendas fantásticas que o meu mais que tudo trouxe dos Açores. Esteve lá dez dias, em digressão. Custa-nos sempre um bocadinho, embora as saídas na nossa profissão sejam mato e já devíamos estar habituados, mas a verdade é que as ausências custam-nos. Parte boa disso? há que compensar a distância e chega-se a casa com souvenirs que na escala de 0 a 10 valem 20!!!



Anh! ele sabe muito bem do que eu gosto. Trouxe-me um livro sobre artesanato dos Açores e outro só sobre as maravilhosas mantas de retalhos, absolutamente lindas. Bom, é sabido, e ele também sabe, que eu e a costura somos um bocadinho avessas, mas os meus olhos encantam-se por este tipo de peça, acho tão bonito e admiro muito quem consegue transformar pedaços de pano em autênticas obras de arte. Lindo!
O livro sobre a cerâmica, embora eu também goste muito de apreciar, é uma das grandes paixões dele. Diz-me que um dia há-de ter uma roda de oleiro. Acho óptimo, desde que não seja no meio do quarto, está tudo.


Pois, ele sabe que também me encanta pelo estômago. Trouxe um pedaço de um belo queijo da ilha, uns deliciosos bolos lêvedos e um frasco de doce de capucho (physalis).
Digam lá se não valeu a pena a ausência. Valeu!
Sejam felizes ❤



Até já
Ana Lado B



2 comentários

  1. Olá Ana, de fato o tempo voa, passa a jato, é impressionante. Mas não se pode dizer que não tenhas ou estejas, a fazer bom uso dele: andas aí com 1000 projetos, cada um mais bonito que o outro. Adoro o agasalho para o pescoço, as cores são divinas. Outono, outono, outono...No ano passado a Susana do Cantinho da Gaiata ofereceu-me um parecido, que eu amo de paixão, e uso imenso, imenso.
    Quanto às prendas que recebeste dos açores: são de quem te conhece bem, portanto....daquilo que mais gostas. Beijinhos, Ana, boa continuação com as auglhas, vai trabalhando que nós gostamos de ver !
    PS: O FBAO haha, é que geralmente há mais Anas e era para diferenciar, mas desta vez nem havia, eras única! hahaha fica meio esquisito mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adivinha de quem me lembrei quando recebi o livro das mantas de retalhos? de ti, claro! Tem trabalhos absolutamente bonitos, muito inspiradores. Não duvides, tento mesmo uma boa gestão do meu tempo em função de tudo o que mais gosto de fazer, inclusive da minha área profissional que tal como este meu lado b tanto me apaixona. Mas já não stresso com a "falta de tempo" como até há bem pouco tempo atrás. Deixei-me disso, contudo a sensação produzida pela velocidade do tempo, essa mantém-se...

      Eliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!