dos dias que passam # Setembro

Quis muito escrever-vos ainda durante o mês de Setembro. É o meu mês, festejo o meu aniversário, começo novas épocas - a duplicar, porque nos meus dois lados - e é também o mês que assinala a minha estação preferida, o Outono. É, por excelência, uma altura de (re)começos, de (re)conquistas mas também de continuidade. Um belíssimo mês, o Setembro.
Pensei em tanta coisa para partilhar convosco mas às vezes é difícil organizar as ideias, principalmente quando são muitas, fica-se sem saber muito bem por onde começar. Neste momento ando a mil à hora nos meus dois lados. Num deles preparo-me para os próximos dez meses em modo non-stop, no outro, este, a nova imagem e novo lay-out do blog marcaram Setembro, mas o certo é que acabou por restar pouco tempo para fazer tudo o resto que gostaria de ter feito por aqui. Nada perdido, já sabem o meu lema, estas coisas não se fazem, vão-se fazendo. Acabei por eleger para esta publicação umas peças novas que me têm alegrado os olhos. Tudo começou quando a Ana (Mundo da Tatas) me pediu que lhe fizesse uns esfregões em crochet com a finalidade de lavar loiça. Já tinha visto alguns na net, mas nunca tinha feito nenhum. Nesse mesmo dia escolhi materiais que tinha cá por casa que servissem o propósito e entre juta, sisal e fio 100% algodão comecei a experimentar, não parei. 



Gosto muito do que fiz, mas sempre que repito um dos modelos tento melhorá-lo mais e mais, é o que está a acontecer com os novos esfregões que estou a fazer. Em breve volto a mostrar-vos. E agora, por curiosidade, o livro que aparece nas fotos é precioso, pois tem uma série de soluções naturais para limpeza da casa, lavagem da roupa, beleza e saúde naturais e até tem dicas para tratamento de hortas e jardins. Comprei-o há já uns tempos, embora nunca tenha falado dele por aqui, acho. O livro é da Rachelle Blondel e tem prefácio da Dottie Angel que a certa altura nos diz "(...) truques antigos para tempos modernos irá ajudá-lo a tornar-se mais atento no dia a dia e a fazer uma pausa no stress e no desassossego causados pela vida actual, para que consiga desfrutar do momento presente. (...)" Além de ser um livro com uma imagem muito cuidada, o que faz logo bem aos olhos (!), a experimentação das sugestões da autora transportam-nos para um lugar, cá dentro de nós, muito tranquilo ao mesmo tempo que nos leva a pôr em prática uma série de tarefas diárias de forma sustentável , surpreendente e, posso dizer, divertida, porque transforma as enfadonhas tarefas domésticas em algo criativo. Reparem no frasco da primeira foto, é uma solução natural feita apenas de cascas de laranja e vinagre. Só isso, mas é um lava-tudo perfeito. Faço-o regularmente e uso-o na limpeza de praticamente tudo, diluído ou não. Quer isto dizer que desapareceram cá de casa uns tantos detergentes, esta solução supera-os a todos! Fiquei com muito espaço no armário dos detergentes, poupo tostão de seguida e divirto-me a fazer estas soluções, sinto-me uma alquimista ... cá estou eu com a minha tendência para criar personagens.  Hei-de falar um pouco mais sobre este livro e os seus conteúdos, merece, mas noutro dia, agora voltemos aos meus panos e esfregões novos. Sabem, isto do crochet é um bocadinho como as cerejas, ou seja, as ideias vêm umas atrás das outras. Fiz os ditos esfregões da loiça em versões ásperas e macias, depois entusiasmei-me e comecei a crochetar uns discos desmaquilhantes, depois uns panos de banho e em mãos tenho também uma luva de exfoliação, mas ainda não está terminada. Vejam o que já está pronto.





Consegui contemplar a lavagem manual da loiça, mas também a limpeza da pele e a hora do banho. Da cozinha à casa-de-banho, surgem umas peças pequenitas e lindas, feitas à mão, com cores que fazem muito bem aos olhos e executadas com fibras naturais. Check!  
E agora que venha Outubro, estou desejosa de poder mostrar-vos mais novidades e também como ficou a minha nova manta em granny squares, que de momento está naquela fase impossível - o remate das pontas. Tenham um excelente fim-de-semana ❤



Até já!
Ana Lado B



5 comentários

  1. Que ideias tão giras! Acho que vou colocar na minha lista de projetos. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Lucilia! Vale a pena fazê-los, além de serem bonitos e diferentes, funcionam muito bem ;)

      Eliminar
  2. Olá Ana, esfregões feitos por ti correm o risco de saírem tão bonitos que a pessoa depois, não tem coragem de os usar! hahaha, brincadeiras à parte, a reutilização é sem dúvida o futuro, gostei muitos dos discos para tirar a maquilhagem, já tinha ouvido falar deles e acho uma ideia a reter e a implementar. Beijinho grande, boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah muito bom! Mas olha que, mesmo custando mergulhá-los na água e nos detergentes, o certo é que funcionam muito bem e depois destes não queremos outros! Ah, sim, os discos são fantásticos. Olha, perfeitos para retirar máscaras e exfoliantes, além de desmaquilhantes, claro. E muito fáceis de lavar, importante! ;)

      Eliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!