A caravana # my kitsch happy place

Chegámos a Setembro, o meu mês. Daqui a umas semanas festejarei o meu meio século de existência (ups! já???aaaaahhhhh) e sinto que se abrirá uma nova etapa na minha vida. E porque faz parte da minha forma de ser e viver, decidi como primeira publicação deste mês falar-vos sobre uma das coisas que mais adoro fazer na vida - acampar. Quem me segue, com certeza que já se apercebeu desse meu gosto. Hoje partilho convosco algumas imagens e palavras sobre um dos sítios mais espectaculares à face do planeta: a nossa caravana! Como recentemente sofreu alterações com a compra de um novo avançado, parece-me ser uma excelente altura para espreitarmos lá para dentro e ver como está a ficar.

o novo avançado, acabado de montar e com o espaço ainda todo vazio
Há uns anos optámos por ter uma caravana fixa num parque de campismo durante todo o ano. Ter uma caravana sempre no mesmo sítio pode parecer estranho, mas não é, desta forma ficamos com um espaço pronto a ser usado sempre que quisermos (e que podemos, às vezes queremos mas o nosso Lado A nem sempre o permite). Na altura da decisão de fixar a caravana, há nove anos atrás, tínhamos duas hipóteses, ter a caravana guardada numa garagem e irmos buscá-la sempre que decidíssemos ir acampar ou então usar o valor que se paga mensalmente pelo lugar de garagem e fixar a caravana num parque. A segunda hipótese ganhou, fizemos contas e não devemos ter demorado muito mais do que cinco minutos para tomar a decisão final. Queríamos muito fazê-lo, era uma ideia de há muito tempo, portanto não foi assunto para grandes reflexões. Durante anos tivemos outra caravana mais pequena guardada na garagem, a casa anterior tinha garagem, e rebocávamo-la quando queríamos ir acampar. E antes dessa fase acampávamos sempre de tenda, e mesmo hoje em dia ainda o fazemos, de vez em quando lá vamos nós por aí fora com a tenda às costas, que é como quem diz no porta-bagagens do carro. Conhecemos parques de campismo de norte a sul de Portugal e também alguns pela Europa. Já acampámos em Espanha, em França e na Holanda. A grande verdade é que acampar faz parte do nosso adn, tanto eu como o R acampamos desde miúdos, os nossos pais sempre foram campistas e nós nascemos campistas, basicamente. Gostamos mesmo disto. Se vos disser que já experimentámos fazer férias de variadíssimas maneiras, em casas alugadas, hotéis, aparthotéis, mas que não nos soube a férias, acreditem porque é a pura das verdades. Para nós não há nada como uma tenda ou a caravana para nos sentirmos livres, em puro estado de ócio e lazer. E um dia no futuro, quando os miúdos deixarem de ser miúdos, havemos de ter uma autocaravana para andarmos a viajar os dois, por aí fora.  Tivemos a enorme sorte de encontrar um parque perto da cidade onde moramos actualmente, que responde aos nossos requisitos. Sossegado, bonito e com boas condições. Embora perto da cidade, parece-nos empre que estamos a léguas de casa, porque estamos envolvidos por praia e campo.  Ir para a caravana  é um exercício que nos faz extraordinariamente bem, dois dias por lá e ficamos com a sensação que estivemos uma semana inteira a descansar, até mesmo quando temos o trabalho todo de montar e desmontar tralha, como aconteceu muito recentemente com a substituição do avançado. Depois de alguns anos a remendar o avançado velho, em Abril deste ano tomámos a decisão de comprar um novo. Foi tudo desmontado para voltar a ser montado. Vida de campista, portanto. Hoje partilho convosco um pequeno registo desse processo e o resultado, que não é final,  considerem tudo isto um work in progress . Embora já muito apetecível e confortável, ainda não está terminado. 
.
Nas fotos anteriores, conseguem ver a confusão que foi a desmontagem do velho avançado. Tarecos literalmente espalhados pelo campo fora, outros encafuados dentro da caravana, outros ainda foram fazer companhia ao velho avançado, no lixo. Tivemos também que mudar a caravana de lugar, não foi para longe, foi para o alvéolo em frente. Precisávamos de um pouco mais de profundidade, devido às medidas do novo avançado e praticamente o que fizemos foi mudarmo-nos para o outro lado do "quintal" ☺ Com a caravana no sítio novo foi preciso voltar a colocar o chão do avançado. Sim, leram bem, colocar chão. Numa caravana que está fixa ano após ano, o ideal é colocar um chão que estabilize tudo o que vai ficar por cima, além de que também evita passagens de humidade ou água. Usamos daquelas lajes de exterior que são apenas pousadas, são muito eficazes e um dia que tenhamos de levantar tudo novamente não deixa "pegada", da terra voltará a brotar vida. Aliás, o sítio onde estava anteriormente já não tem vestígios de absolutamente nada, a natureza voltou a tomar conta daquele pequeno território. Seguem-se agora algumas imagens do interior do novo avançado com a tralha no sítio. Aviso-vos de que tudo isto é igual a brincar às casinhas!
 .
Quando mandámos fazer o avançado disseram-nos que o mesmo viria com um tecto falso. Imaginei-o e não me pareceu grande escolha, mas depois de o montarmos apercebi-me o quão torna mais confortável o ambiente e dá a sensação de espaço grande. E o azul do panejamento é uma cor bonita que fica muito bem no todo. Aquela manta granny stripes que vêem no chão, é da Helga. É o sítio dela quando estamos sentados no divã. Ok, por vezes também salta para o divã para bater umas valentes sonecas.
 .
A cómoda sofreu um refresh, ou melhor, está a receber, falta terminar. Tem apenas uma demão de tinta, falta a seguinte.
 .
Este canto ainda está foleirito. É um dos tais que ainda não está como pensado, vai levar o seu tempo mas há-de ficar bem melhor.

 . 
Acima podem ver o nosso sofá de dia e cama à noite. É essencial quando recebemos amigos que queiram lá ficar. A caravana tem duas camas de casal, mas é sempre bom termos camas a mais, aliás, não se esqueçam que isto é campismo, temos um enorme colchão que dá para pôr a dormir muita gente, chama-se chão.

 .
O armário que vêem acima, de bonito não tem nada mas é extremamente funcional. É nele que guardamos tudo o que nos faz falta para a preparação das refeições e a loiça que usamos para comer, que é de plástico e melanina para que se torne muito leve na hora de a carregar para os lava-loiças. Ah, é verdade, para completar a cozinha há um frigorífico mas está dentro da rulote, é daqueles pequeninos mas mais do que suficiente para as necessidades de quem acampa.
.
Estão a ver a cafeteira de alumínio? É do tempo em que eu era criança e acampava com os meus pais. Uso-a todas as manhãs para aquecer a água do café. De manhã gostamos de tomar um café solúvel (100% café) que descobrimos há uns anos. É tão bom ao nosso paladar que faz parte do nosso ritual matinal, e ainda acrescento que caso aconteça acabar e não haver outro frasco para substituir, as minhas manhãs não sabem ao mesmo. Impossível viver sem ele!
.
A caravana é lugar para explosão de cores. Boho, pop, piroso, kitsch, chamem-lhe o que quiserem, para mim é o meu kitsch happy place, uma alegria p'rós meus olhinhos e divirto-me a brincar às casinhas. De momento estou a terminar uma manta e uma almofada para acrescentar ao decor, cheias de cor, claro. Ambos os projectos são granny square, a manta é aquela que já vos mostrei aqui, a almofada ainda só passou pelo instagram do fazbemaosolhos, é aquela dos corações verde e rosa.
Falo de caravana, mas o que hoje vos dei a conhecer foi apenas o espaço do avançado. Numa próxima darei a conhecer o interior da caravana. Também está em renovação, quero partilhar algumas imagens convosco mas só quando estiver tudo pronto. Espero que seja para breve, será muito bom sinal, quererá dizer que conseguimos ter dias livres para usufruirmos do nosso retiro. Resta-me terminar dizendo-vos que acampar é um estilo de vida, é uma escolha que se faz. Ou nos identificamos ou não. Não é apenas uma forma mais económica de fazer férias, é preciso gostar, caso contrário não resulta e o que podia ser uma belíssima experiência pode acabar por ser uma experiência desgraçada. Tenho muitos amigos que gostam de acampar e outros tantos que não gostam. Tudo perfeito, mas para mim não há melhor revigoração do que o contacto com a natureza e poder passar uns dias a viver ao ar livre com meia dúzia de tarecos que me dão muito conforto, ter de fazer uma pequena caminhada sempre que preciso de ir aos balneários, poder passar horas a fio debaixo das árvores a ler ou a fazer crochet, receber os amigos com um churrasco, não me preocupar com o pedaço de comida cheia de molho que caiu no tapete, passar os serões a jogar jogos de tabuleiro ou a conversar sem nos preocuparmos com o tempo que passa. Lá, somos livres de ser e de sentir. E desse lado? Gostava tanto de saber se gostam de acampar. 
Tenham um excelente fim-de-semana ❤
e um bom acampamento, se for o caso.




Até já!
Ana Lado B




8 comentários

  1. Olá!
    Gosto tanto do teu espaço! Acredito que aí sejas muito feliz!
    Eu, sem razão nenhuma em particular, sou das que não gosta de acampar. Fui escuteira muitos anos, mas acampar não me ficou na alma!
    Mas percebo o que sentes e acho que o espaço está maravilhoso! Pode estar kitsch mas enche o coração!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá "Sou Eu"! Quando eu era miúda queria muito ir para os escuteiros, tinha vários amigos de escola que andavam nos escuteiros, mas a minha mãe nunca me deixou ir. E porque é que eu queria tanto? precisamente para poder ir acampar com os amigos :D Com os meus pais acampava apenas um mês por ano (as férias deles). Quando me fiz gente independente desforrei-me e continuo para bingo! Gosto mesmo disto e nos últimos anos, dedicada a esta forma de acampar, divirto-me grandemente a mimar o espaço. Muito obrigada pelas palavras e fico muito feliz e sinto-me muito grata, sinceramente, sempre que o que partilho aqui consegue encher o coração de quem vê. Ah, só uma pequena curiosidade, espreitei o teu blog (está parado, que pena!) mesmo assim andei a espreitar alguns posts e é só para dizer que os Rammstein são uma das minhas bandas de eleição :D nunca os vi ao vivo, mas hei-de ver!!! bjs*

      Eliminar
  2. Parabéns, pelo cantinho harmonioso.
    Não sou de acampar, mas adorei a organização.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana, gostei de conhecer esse novo espaço agregado à caravana. Sou do grupo que não gosta de acampar, fi-lo algumas vezes na minha juventude, mas não me agradava por aí além. Mas entendo muito bem quando dizes que aí relaxas e te encontras. Acho que está tudo a tua cara e que tu divertes-te a mimar o espaço ao teu jeito. Resulta tudo em cor e alegria, como não podia deixar de ser. Ainda esta semana vi uma auto caravana linda, toda decorada por dentro e lembrei-me de ti, se encontrar o link vou te mandar, vais gostar. Beijinho Ana e fico agora curiosa com o interior, se bem, que se não me engano, aqui há tempos já nos mostraste qualquer coisinha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda este fim de semana lá estivemos, damos sempre por nós (eu e o pai R) a comentar "epá, isto é mesmo bom!". Aquilo faz-nos um bem tremendo, Val, as neuras ficam logo esquecidas, a taxa de lucidez sobe na percentagem e a sensação de vida boa é uma constante. É tudo a marcar ;) Aaahhh nem imaginas o quanto gosto de espreitar para dentro das caravanas dos outros, através do ig e do pinterest, claro. Sim, sim, é verdade, já publiquei por aqui uma ou outra foto do interior, mas já está a ficar diferente, vamos ter de espreitar novamente ;)

      Eliminar
  4. Olá Ana, que bom!!! Lembro-me de ter escrito um post sobre caravanas e teres comentado que um dia ias ter a tua... já foi há uns anos ehehe, eu ainda não consegui :(
    Está linda cheia de cor como se quer!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lúcia, há quanto tempo!!! lembro-me muito bem desse teu post, chamou-me bastante a atenção na altura. Ah, não tens a caravana mas um dia vais ter, agora tens casa nova ;) um desafio e pêras!

      Eliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!