Cores do Mundo

Um dia, estava eu a divagar pelos crochets e o Lado B, pensei que seria interessante criar uma colecção inspirada em mantas tradicionais do mundo. Esta ideia surgiu quando, há cerca de ano e meio atrás, a minha filha fez uma viagem pela América do Sul e trouxe-me, como souvenir, uma manta da Bolívia. A manta deixou-me com os olhos fixos nas cores, impossível de conter a vontade de criar algo inspirado naquela peça. Ora, como sou pessoa de ideias grandes, atenção ideias grandes não é o mesmo que grandes ideias, estava a dizer, como sou pessoa de ideias grandes planeei fazer não uma, mas uma colecção de mantas! Sou completamente doida. Uma colecção... como se isso fosse fácil. Não é. Exige tempo, tempo, tempo e mais tempo. Portanto, acabei por concluir que não será uma colecção, mas sim duas ou três... esperem lá, "duas ou três" já se pode considerar colecção, não é?!... se calhar pode. Bom, já tenho uma.
.
Já vos tinha mostrado parte do processo desta manta, aqui , aqui e aqui. Mede 2,15m x 1,00m, é um tampo. Foi executada com fio miltons da bmg. Já disse várias vezes, gosto de trabalhar com este tipo de fio, assim como com o catitano da Rosário4, porque encontro sempre uma vasta paleta de cores, numa média de 70 tons. Escolher fio acrílico reflecte-se na imensidão de cores que tenho à disposição, mas também no orçamento, óbvio.  Contudo, há projectos que exigem outros mimos e esta "colecção" penso que será um desses. Para as próximas mantas gostava de investir num fio 100% natural, mas não sei se conseguirei encontrá-lo com um leque de cores e tons tão alargado. Há que pesquisar. Também vai pesar muito mais, nos quilos e no orçamento, mas valorizará o trabalho, sem qualquer dúvida.
Já repararam na barra em pompons? quando fiz as mantas gémeas tomei-lhe o gosto e foi non stop, com tanto pompom em crochet ainda entro no guiness book.

.
Gosto de misturar cores. Enche-me o coração, que hei-de eu fazer. Sou feliz com um monte de novelos coloridos à minha frente, a criar contrastes atrás uns dos outros, esta manta é mais um reflexo disso mesmo. Já sei para onde vai, é para a nossa casa, mas não a de pedra, a outra, a roulotte. Para já não é possível tirar fotos na caravana, está em remodelação, completamente bagunçada, para não dizer caótica. Trocámos o avançado, acho que já vos tinha dito, e tivemos que voltar a colocar o chão. Toca a desmontar tudo e voltar a montar, arranjar, reciclar, etc, etc, etc... as "obras" ainda estão em andamento. É claro que vai ser assunto de Verão aqui no blog e nessa altura já podemos ver como ficou a remodelação do nosso pequeno retiro e o efeito que a manta faz no seu espaço destino. Hoje mostro-a em cima da cama do meu pequeno R, para poderem ver bem o desenho que criei. Os meus olhos não desgrudam e os vossos?
.
Ando a percorrer continentes, na net, note-se, e a escolha da próxima temática para a dita colecção Cores do Mundo (sim, já tem nome) não está nada fácil. Gosto de tantas! Passando pelas sul americanas, as portuguesas, as de leste, as orientais ou as africanas, tenho uma imensidão de escolhas possíveis. Hei-de decidir-me mas sem pressas, até porque isto é projecto para dar continuidade só no próximo Inverno.
E já que falo em viagens na net, porque não espreitam o blog da minha filha, ela adora viajar e o Aonde (não) estou é a prova disso mesmo. O nome que escolheu para o blog, já repararam, é como a canção do Variações e digo-vos, com grande conhecimento de causa, que reflecte bem o desejo e inquietação da minha rapariga para viajar. Sempre que sai de uma viagem já tem outra planeada... porque eu só estou bem aonde não estou, porque eu só quero ir aonde não vou... isto é a minha Ana ❤
Por hoje resta-me desejar que as cores que escolhi para a primeira manta da colecção "cores do mundo" vos tenha inspirado e já agora também despertado a vontade de viajar, seja lá para onde for. Ah, e que a vontade de se atirarem ao crochet se tenha aguçado.
Dias felizes!


Até já,
Ana Lado B



14 comentários

  1. Olá Ana, mas que beleza de manta :)
    Também gosto de misturar as cores, aliás o que me fascinou desde sempre no seu blog, foi mesmo as cores lindas e alegres que usa nos trabalhos :)
    Parabéns pela manta e boa sorte para o projeto.
    É uma inspiração :)
    Vou espreitar o blog da filhota ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra! :D obrigada pelas doces palavras. Cor é vida! ;)

      Eliminar
  2. Olá!
    Já há algum tempo que sigo este seu cantinho.
    Adoro as peças que realiza, os pontos escolhidos, as cores...
    A manta é linda!
    Tb tenho paixão por mantas e tenho que me conter para não fazer tantas quantas gostaria.
    O blog da filhota tb é lindo!
    Muitas vezes penso em deixar comentários mas raramente o faço porque sou muito preguiçosa...
    Parabéns e continue a realizar trabalhos lindos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Adelaide! Muito, muito obrigada por estar aqui comigo, neste meu cantinho e pelas palavras. Percebo tão bem, pessoalmente sigo vários blogs e são muitas as vezes que não comento, mas não quer isso dizer que não me envolva. Não vou esconder que ler as palavras de quem por aqui passa é uma satisfação enorme, mas só de saber que acompanham o meu Lado B e que ele é também para os de fora uma fonte de inspiração, só isso já me realiza, tanto! Adelaide, nada de conter essa vontade de fazer mantas, atire-se de cabeça porque isto é muito bom!!! :D :D :D

      Eliminar
  3. Ana, estás de parabéns!
    Adoro esta tua loucura por mantas, esses dedos dão vida aos teus maravilhosos pensamentos e sai tudo com uma perfeição inimaginável, gostei desse jogo de cores que transmite muita energia positiva e é isso que todos nós precisamos.
    Bjs e mais uma vez Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!!! Dizes bem, Susana, a minha loucura por mantas. Gosto mesmo muuuuito de fazê-las. Nem calculas a quantidade de desenhos que tenho imaginados para novas mantas, isto já para não falar de outras que vejo e gostaria também de fazer. Absolutamente viciante :))

      Eliminar
  4. Olá Ana, uma manta linda! Os pompons de fato dão uma vivacidade e "juventude" enormes à peça. A ideia de fazer uma colecção é desafiante e ambiciosa, deves andar com a cabeça a mil. Estou curiosa para ver o desenvolver do atrelado, vai ser uma roulote boho, sem dúvida. Beijinho.

    PS: o blogue da tua filha foi uma bonita surpresa, já espreitei mas terei de passar mais tempo por lá. Tens aí uma verdadeira globe trotter!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Val, eu ando sempre com a cabeça a mil! eheheheh mas é que ando mesmo. E olha, tal mãe, tal filha. Ela com as viagens e eu com ideias :D
      Aaahh a roulotte, nunca mais conseguimos deixá-la pronta... o tempo (clima) não tem ajudado nada :( só chove!!!

      Eliminar
  5. Que lindo!
    Me fez muito bem aos olhos.
    Adorei conhecer.
    janicce.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Janicce, tão bom ter gostado! muito obrigada e até já ;)

      Eliminar
  6. A manta ficou maravilhosa! Amei a combinação de cores, muito alegre e vibrante. E a ideia da "coleção" é ótima, torcendo para dar tudo certo. :)

    Não Me Mande Flores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Camila! Que bom que é ter-te por aqui e que bom que é que tenhas gostado da manta! Obrigada <3 No próximo Outono vou dar continuidade à dita colecção, falta apenas decidir-me por qual país/temática para me inspirar no desenho e cores ;)

      Eliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!