sai um abafo e um desabafo

Cá estamos outra vez em contagem decrescente para mais um Natal e por mais um ano consecutivo não sinto o espírito, mas ainda tenho esperança... era uma época que eu gostava muito. Fazer a árvore ao som de músicas de natal, enfeitar a casa, pensar nas ementas (a consoada e o almoço de Natal são sempre na nossa casa), pensar nos presentes que cada um gostaria de receber, ver a felicidade dos meus filhos a literalmente rasgar e arrancar os papéis dos embrulhos para verem o que estes ocultavam, fingir que o Pai Natal chegava depois da consoada atirando o quadro da luz abaixo para os miúdos sentirem a borboleta no estômago e correrem feitos loucos para a árvore onde, por magia, tinham aparecido as prendas, etc, etc, etc. Mas já não é assim, primeiro porque os miúdos já são todos graúdos e depois a azáfama da época já me faz muita confusão. Os sítios sempre cheios, tudo louco às compras, consumo, consumo, consumo desenfreado, baaahhh.  Peço-vos tantas desculpas por este meu desabafo, mas não sou capaz de dizer coisas bonitas sobre o Natal só porque fica bem no blog, impensável. Obviamente que podia ter optado por não dizer nada sobre o assunto, mas apeteceu-me. Lamento muito por não conseguir dizer grande coisa sobre a época, isto do Natal nos últimos anos irrita-me, pronto. Nem me reconheço, acreditem que era mesmo uma das épocas do ano que eu mais adorava viver. Este meu sentir é muito recente e sei que se prende com recordações menos boas que vivi nos últimos anos e aquela magia que a época parecia transmitir-me, desvaneceu-se.  Mas atenção, nem tudo está perdido, existem sempre aqueles bons momentos dos quais tento tirar o maior partido, e é a eles que me agarro para viver o momento. Há as rabanadas (adoro!), os dois dias à mesa com a família e o aconchego de estarmos sempre juntos, com mimos, com conversa, com as gargalhadas a rasgar o ar, as sessões de filmes e os constantes escorropichar e trincar, porque a mesa nunca se levanta e está sempre posta.
E sabem que mais, escrever estas palavras soube-me bem e acreditem que me ajuda a exorcizar este sentimento de sobrolho franzido que a época me tem trazido ultimamente. Mesmo assim, fiz a árvore de natal com os meus R's todos, tenho já quase tudo preparado para o fim-de-semana em família e ainda fiz uns crochets natalícios, como este postal que há-de seguir para alguém. Afinal, nem tudo está perdido.
.
Desabafo feito, passemos ao abafo. Fiz um casaco para mim, preto. Não, não é preto porque deixei de ver cor, nada disso. É preto porque é uma cor que também me faz muito bem aos olhos e uma das eleitas no meu guarda-roupa. Há tempo que pensava fazer um casaco confortável, quente e se possível bonito. Primeiro pensei em tricotar um, mas quando fui à loja para escolher a lã folheei um catálogo e encontrei um modelo em crochet que me agradou bastante. Preto não era a cor do original, mas consegui idealizá-lo.

 .
Usei sete novelos Maxi Merino das lãs Katia, e trabalhei-o com uma agulha nrº 8. Tive que fazer pequenas alterações para adaptar melhor o modelo ao meu corpo. Digamos que fiz qualquer coisa entre um S e um M. Et voilá, fiquei com um casacão preto, que já usei hoje à tarde quando fomos a uma feira de natal e confirmo, além de confortável é muito quentinho. Está aprovado.
Até ao final do ano já só falta terminar a Manta de Outono cujos acabamentos me têm dado que fazer e que pensar, mas cheguei a bom porto, acho. Em breves dias estará por aqui. E embora eu ande meio desmotivada com a época, voltarei também para vos desejar boas festas. Até lá, já sabem, desejo-vos o melhor dos vossos sonhos.


Até já,
Ana Lado B


7 comentários

  1. Como te compreendo Ana...acreditas que este ano ainda nem fiz a árvore de Natal!? às vezes quase não me reconheço...mas sinto-me desenraizada desta sociedade...
    Este fds ouvia um anúncio de televisão "O que é mais importante no Natal são os presentes"...hoje na rádio "sabia que 70% das pessoas fica desiludida com os presentes que recebe no Natal?". O que é isto!? Para mim isto não é Natal.
    Em casa, há muito que presentes são apenas para as crianças e foi a melhor coisa que fizemos há uns anos! Não há stress, apenas foco naquilo que é importante - estarmos todos juntos.
    Pronto...olha, partilhei o teu desabafo :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana, não levo a mal o teu desabafo, porque também é o meu. Ainda esta manhã disse ao meu marido: "ainda bem que daqui a 1 semana, está tudo acabado!". Nem sei se alguma vez gostei do Natal. Pode ser que no dia que venham os netos (espero que esse dia ainda vá longe) volte alguma magia da época. De resto, garanto-te, não comprei uma prenda. Vou oferecer o que chamo de momentos: idas ao cinema, teatro, brunches.
    O teu cartão está um must, adoro, adoro. E o casaco preto é o "coringa" que dá com tudo. Como gosto de pregadores, e acho que o casaco não tem botões, usaria-o com um grande e vistoso pregador. Beijinhos,boa semana e...coragem.

    ResponderEliminar
  3. Por aqui não nos cansa o Natal pois sem crianças e velhinhos ... é mais um jantar em pequena família!
    Gostei de a encontrar e o casaco é lindo!!!
    um 2018 cheio de sucessos!!!

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana

    Se soubesse o quanto me identifico com este "desabafo". Também eu, já há alguns anos que me sinto completamente à parte quando digo que detesto esta época. No ano passado dei o derradeiro passo e telefonei à família a comunicar que as prendas de natal tinham acabado.
    Foi tão libertador!
    Estamos mais felizes, mais descontraídos e a viver esta época como achamos que vale a pena.
    O casaco é lindo!!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana,
    Faço das tuas, as minhas palavras :) O Natal não é isto que fazem dele agora!! Ainda bem que está quase!!
    Esse casaco está muito bonito :)
    Continuação de bons trabalhos :) Beijinhos grandes :)

    ResponderEliminar
  6. Concordo em absoluto com tudo o que foi dito. Quando não existem crianças pequenas a magia desvanece e quando a família é pequena e muitas vezes se esquece que o Natal é todo o ano, acontece o mesmo.
    Eu já alguns anos que adotei a politica dos mimos feitos por mim e quem não gosta paciência!
    O casaco está lindo:)
    Beijinhos e umas Boas Festas

    ResponderEliminar
  7. Olá Ana :)
    Pelos vistos tudo se indentifica com o teu desabafo e vou te confessar uma coisa !
    Devido a um problema que surgiu em Novembro e estando eu á espera de resultados de exames, o meu presente de Natal foi estar tudo bem comigo .
    A árvore os presentes deixaram de ser uma prioridade.
    E loucuras de shoppings nem pensar, detesto, acho tão vazio gente de um lado para o outro a correr para quê ?
    Olha Ana o que me diz mesmo é a minha familia que quero agarrar com umhas e dentes e esta minha fé em DEUS que tem me ajudado a não me perder .
    Por isso adoro o presépio, lembra me que Jesus nasceu para nos salvar e vamos celebrar isso .Ele andou aqui e deixou tanto .
    Enfim isto sou eu, quero PAZ , SAUDE e EQUILIBRIO
    Para ti minha querida desejo um feliz Natal e o teu casaco preto é lindo e como a VAl diz uma pregadeira ai vais fazer SHOW
    Lulu

    ResponderEliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!