Férias # primeira etapa

Fazer férias cansa. O ar da praia e do campo dá conta duma pessoa, há que ir com calma. Eu e o pai R costumamos brincar com esta expressão fazer férias cansa. Mas para nós é um bocadinho verdade, se ficarmos muitos dias no mesmo sítio começamos a ficar entediados e fartos do descanso. Gostamos de nos mexer, de descobrir e conhecer sítios. As nossas férias são sempre divididas por etapas. Este ano andámos desencontrados, eu e o pai R não começámos as férias ao mesmo tempo. Tenho feito umas escapadelas com os miúdos, sempre ansiosos pelos dias de férias com o pai. Finalmente esses dias chegaram e a primeira etapa das nossas férias em família está concluída. Correu maravilhosamente bem, foi uma espécie de treino para o que aí vem, daqui a dois dias partimos rumo a sul.
E cá estou eu no bem bom, a aproveitar o fim de tarde na piscina para ler mais umas páginas.
.
Nestes primeiros dias de férias todos juntos, estivemos na nossa rulote durante quatro dias que se dividiram entre curtir o ar livre, refeições degustadas debaixo das árvores, partidas de Uno,  idas à piscina, passeios com a Helga, passeios de bicla, leituras em dia, umas crochetadelas e umas idas à praia ao final da tarde, que, para meu gosto,  é a melhor altura para estar na praia. Não aguento estar debaixo de sol abrasador, nem tenho paciência para estar estendida na toalha a fustigar a minha querida pele. Preciso sempre de sombra, muita sombra.
No parque, o acesso à net não é grande coisa, daí as minhas respostas tardias às vossas mensagens e emails. Ainda bem que o sinal é fraquinho, sabe muito bem ter os bzidroglios desligados. Agora que viemos a casa, aproveito para pôr em dia as espreitadelas à net e também para lançar este post.
Como é normal, todos os amantes das manualidades  têm sempre muitos trabalhos em mãos. É muito difícil resistir às cores, aos fios, às texturas e aos desenhos que se podem criar. É difícil resistir à vontade de fazer e às ideias, ponto. Decidi que nestes dias que estivemos no parque, caso me apetecesse pegar nalgum trabalho (como se fosse difícil apetecer... está bem abelha!), só metia as mãos em projectos que não desloco para casa, aqueles que faço propositadamente para colorir e decorar a rulote. Por lá é tudo muito colorido, às vezes quase que berrante, mas eu gosto e os meus olhos também. Ah, muito importante, e os meus rapazes e o pai R também gostam muito do colorido na rulote. Terminei uma pequena almofada em granny squares que comecei o ano passado, já vos tinha mostrado o processo aqui. No lugar que esta ocupa tinha uma outra, igualmente colorida e muita gira, podem vê-la na outra foto. Agora tenho duas capas para ir mudando conforme os meus olhos ditarem.


.
Em Junho do ano passado fiz um tapete em trapilho, este, para a entrada da rulote. Este ano fiz outro, noutras cores mas igualmente engraçado. Segui as instruções da Molla Mills para o tapete pequeno do seu livro Crochet Moderno, só que a minha versão em vez de branca é colorida. Estes trabalhos são bons de se fazer, só precisamos de uma tarde para ter um tapete novo. Rende.
.
Outra decisão que tomei foi levar todos os rolos de trapailho para a rulote. Ocupam espaço cá por casa e por lá tenho sempre um ou outro cantinho onde posso guardá-los. Eu disse guardá-los?... acho que nem chegaram a aquecer o sítio. Quando terminei o de cima, peguei noutras bobinas e trucla, comecei outo. É o que eu digo, as ideias são difíceis de conter. Para já não se percebe o que vai sair daqui, mas garanto-vos que a ideia é engraçada e para o próximo Verão terei um novo tapete, noutro formato que não o redondo.
.
Nunca vos mostrei grande coisa da minha rulote e falo-vos tanto dela. Adoramo-la, aquilo faz-nos mesmo muito bem. A rulote é pequena mas mesmo assim conseguimos dormir todos lá dentro. Tem duas camas que dão para duas pessoas cada uma. Aquela onde está a almofada nova é a nossa cama. Está fixa, quer isto dizer que nunca a desmanchamos para criar a zona de mesa e sofás. A cama onde dormem os manos é feita e desfeita todos os dias, faz parte do exercício diário. De dia mini sala, à noite, cama.
.
Há sempre muito para fazer nesta rulote, já é velhota e precisa de muitos cuidados. Reparem, seria já muito arriscado circular com ela, que é uma das razões para a termos fixa num parque todo o ano. Assim, sempre que nos apetece lá vamos nós recarregar as nossas baterias. Mas mesmo parada a manutenção é permanente, aliás precisa ainda de mais cuidados visto estar sempre exposta às intempéries,  e por muito que façamos chegamos sempre à conclusão de que temos ainda muito para fazer. Por exemplo, este ano temos de reparar sem falta a parede de fundo que fica por cima da nossa cama, já temos os materiais necessários para que em Setembro possamos resolver a questão. O avançado também está a precisar de reforma, já deu o que tinha a dar. Já existem remendos de fita gafe nalguns sítios, coitado. Mas estas brincadeiras custam todas muito dinheiro e nem sempre podem acontecer quando apetece, apenas quando pode ser. Sem stress, logo se vê durante o próximo ano se teremos ou não um novo avançado.
.
Olha que bem, a máquina de costura! Por acaso esta foto não foi deste fim-de-semana mas sim do outro, quando estive sozinha com os meus filhos. Montei a máquina para fazer o forro do saco de trapilho, que ainda aguarda pela colocação do fecho e das alças, tarefas listadas para quando voltar de férias. Por detrás daquelas cortinas está a "cozinha", que é como quem diz a zona onde se encontra um fogão e uns utensílios básicos. Sabem, ao fim de tantos anos a acampar já temos uma lista de iguarias apelidadas de comida de campismo. E atenção que não estou a falar de vulgares sandes ou de pratos desenxabidos, refiro-me sim a comidas de confecção muito simples mas com grandes sabores. Adoramos a nossa comida de campismo, estamos prós!
.
Passemos ao exterior. Não tenho nenhuma fotografia da zona em frente ao avançado, aliás, tirei umas mas não ficaram com definição suficiente, a luz já não estava favorável quando me lembrei de as tirar. O exterior é onde costumamos colocar a mesa onde comemos, jogamos, conversamos, convivemos e também onde preparamos as nossas refeições, antes de saltarem para o tacho ou para o fogareiro. Tenho umas fotos do carvalho nosso vizinho. É a minha amiga árvore, passo muito tempo ao pé dela protegida pela sombra que me dá.

.
Fora do parque, na zona circundante, também se passam bons momentos. Passeamos muito, nós já conhecemos aquilo tudo mas há sempre uma ou outra descoberta que fazemos, além de que olhar a praia e sentir o cheiro do mar nunca cansa.
 .
Nesta zona há milharais a perder de vista. Este fica mesmo ao pé do parque e embora na foto não se perceba, tem uma extensão enorme.
 .
Angeiras é um lugar piscatório, há belíssimo peixe fresco quase todos os dias. Numa próxima vez tiro umas fotos do mercado para vos mostrar.
 .
As fotos abaixo tirei-as para que vocês vejam como é que a malta aqui no norte passa o dia na praia. Todos abrigadinhos, ah pois é! Mesmo quando o calor aperta, o vento não larga ninguém, há que estar protegido eheheheh acho extraordinário, só se vê para-ventos e barracas, além dos guarda-sol, mas esses são comuns em todo o lado. E gente dentro de água? isso é só para os valentes, a água aqui é simplesmente gelada.

.
E ali ao fundo estão os meus queridos rapazes, também eles desejosos de partir em férias para terras do sul.
.
E agora vou desligar-me e preparar as malas para seguir para sul.
Desejo-vos dias com muitas alegrias.
Volto em Setembro.


Até já
Ana Lado B


10 comentários

  1. Olá Ana, mas que grande post e que prazer conhecer o vosso refúgio! uma roulote boho chic, a avaliar pelos teus trabalhos que a deixam tão colorida e extrovertida! A almofada está um espanto e "viver" aí é com certeza um exercício de organização. Mas tu, até uma máquina de costura consegues lá meter! De fato quando se diz que não é preciso muito para nos sentirmos bem e felizes, é uma grande verdade! Uma rulote tratada com carinho, à medida das vossas possibilidaes e inserida numa natureza bela. Sou como tu, praia, é um mínimo, prefiro a sombra, também já não estou para expôr a minha pele a tanto calor! Beijinhos, Ana, boas férias, bom descanso e bons trabalhos. Parece contraditório? não! O trabalho ao qual me refiro não cansa, pelo contrário, dá-nos anímo e estímulo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Palavras sábias querida Val. É tudo isso!
      Muitos beijos e até breve ;)

      Eliminar
  2. Olá Ana!

    Que post enorme e inspirador!
    Muito obrigada por partilhares mais um pouco das tuas coisas connosco!
    Vejo que estás a aproveitar bem as tuas férias, é tão gratificante quando podemos dedicar o nosso tempo aos nossos prazeres!
    A tua roulote está maravilhosa, adoro a decoração tão alegre e cehia de vida. percebo bem a ver as tuas fotos, o facto de te sentires tão inspirada a fazer coisas tão bonitas, rodeada de um cenário assim fica tão mais fácil dar asas à criatividade! E tu fazes isso tão bem, os teus trabalhos são sempre tão bonitos, parabéns.
    Beijinho enorme e continuação de boas férias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Catarina, as tuas palavras são sempre tão generosas e também me inspiram, muito! Prometo voltar com muita inspiração ;) beijo

      Eliminar
  3. Adorei ver este post, longo mas tão bonito.
    Gostei de entrar na tua roulote e ver o quanto é acolhedora, cores alegres que nos enchem a alma e quando são feitos por nós ainda melhor.
    Deslumbrei um sorriso quando vi a máquina de costura, realmente fazermos o que mais gostamos é extraordinário mesmo.
    Gostei muito de passear por aqui e ver tanta inspiração para tornar um bem já velhote num espaço novo, para mim , nem notei que era velho, está tudo perfeito.
    Beijinho grande e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico tão feliz por teres gostado de passear por este post :) obrigada!!! Costumo dizer que a rulote é a minha casa de bonecas. Brinco às casinhas, estou sempre com vontade de mudar ou acrescentar alguma coisa. Ai, a máquina de costura! Coitada, só lhe mexo para fazer costuras a direito eheheh Tu és pró na costura criativa, se eu soubesse costurar como tu então é a que a rulote levava um verdadeiro refresh! um beijo grande ;)

      Eliminar
  4. Olá Ana :)
    Tão gira a tua roulote :)
    Gostei muito, adorei as cores :) E a forma como falas dela :) A almofada nova é muito bonita, já a tinha visto e adorei :)
    Parabéns por esse cantinho tão cheio de amor e inspiração :)
    Boas férias com tudo o que vocês desejam :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Sandra, muito obrigada! Pois é, falo sempre da rulote como aquele sítio que nos proporciona grandes momentos de bem-estar, de prazer, de reflexão, de contemplação... é mesmo o meu canto no mundo ;) beijinhos e até Setembro

      Eliminar
  5. Férias, que delícia! Fiquei apaixonada pela sua rulote, que linda e simpática. O espaço ideal para férias com os pequenos, sem dúvida. E o seu trabalho manual é lindíssimo! Adorei de verdade, os modelos e as cores. <3

    Boas férias!
    Não Me Mande Flores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Camila, bem-vinda! Tão bom saber que gostaste da rulote :) e fico sempre muito feliz por partilhar os meus trabalhos manuais e saber que outros olhos também se sentem atraídos por estas pequenas coisas que me dão tanto prazer a criar e tanta tranquilidade. Muito obrigada <3

      Eliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!