granny square, the big one!

Fiz o maior granny square de toda a minha história no crochet! Eu sei, há muito maiores, mas este é o meu maior :) pelo menos até ao momento.
No início do ano passado criei uma paleta de cores de inverno que adorei misturar e na altura fiz uma almofadae também um poncho que ainda não terminei, sendo que basicamente faltam meia dúzia de carreiras e os remates. Saiu na rifa, é daqueles trabalhos que vão ficando no fundo da cesta, um dia há-de saltar de lá para ser terminado. Mas adiante, vejam lá o meu giant granny square.





.
Nunca tinha feito nenhum deste tamanho. Foi crescendo enquanto os novelos o permitiram e acabou por ficar uma manta de colo de 1,15m x 1,15m. O fio, em meada, é da Brancal, um mistura de lã e acrílico, foi trabalhado com  agulha nr.4. Esta manta vai direitinha para a loja on-line  fazbemaosolhos, para fazer companhia às que já lá estão. Ainda não chegou lá, mas há-de chegar.
Agora uma curiosidade, sabem porque é que este padrão é apelidado de granny square? Esta foi uma pergunta que coloquei a mim própria e decidi pesquisar. Assim, à laia de brevíssima nota, passo a partilhar o que li acerca do assunto. Diz-se que estes "quadrados da avó" surgem na grande corrida ao ouro, na Califórnia, há cerca de cento e setenta anos atrás. As mulheres colonas, britânicas, francesas, italianas, australianas, neozelandesas, latino-americanas, suecas, holandesas, chinesa, entre outras, tinham parcos recursos nas novas terras que habitavam e viam-se obrigadas a reaproveitar tudo sem excepção, inclusive os fios de lã das velhas camisolas e meias gastas. Com os restos das fibras que acumulavam faziam quadradinhos em crochet. As cores eram misturadas a seu belo prazer, conforme as quantidades de que dispunham, mas também inspiradas nos grandes contrastes de cores vivas dos tapetes do médio oriente - afghans. Ok, até aqui, entendido. Mas então o que é que a avó tem a ver com o assunto!? Ora, como a maioria dos trabalhos do quotidiano já não podiam ser desenvolvidos pelas mulheres mais velhas, cabia-lhes a elas as tarefas que não exigiam grandes esforços e, entre muitas outras tarefas, eram incumbidas de unir um a um todos os quadrados crochetados, trabalho que requeria muito tempo, paciência e dedicação, daí o nome "granny-square". Depois de unidos os quadrados formavam mantas grandes e coloridas que aconchegavam as famílias e decoravam as suas camas.




.
Gostei tanto do resultado desta manta que já estou com ideias para uma próxima, ainda maior! com outro tipo de lã, cores e textura. Penso que este trabalho encerra a fase outono/inverno aqui pelo fazbemaosolhos. Embora lá fora ainda chova, começa a apetecer-me pegar em contrastes mais primaveris. Já tenho ideias e cores pensadas e quero muito começar a trabalhá-las.
.
Tão linda!!! A querida e doce Helga foi a minha companheira nesta sessão fotográfica, também ela mereceu uma foto.
Desejo-vos uma excelente semana.


Até já
Ana Lado B



30 comentários

  1. Ana, parabéns pelo teu granny square gigante, uma maravilha! Adoro os tons que escolheste, alegres e contrastantes. A Helga tem um olhar doce e meigo, que linda menina! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Fátima, deu-me muito gozo ver este granny a crescer :)) e caso os novelos tivessem dado, ainda o tinha feito crescer mais! Também gosto muito destas cores ;)
      Fátima, o Spyke e a Helga, caso estivessem perto, iam gostar de se conhecer, acho :D

      Eliminar
  2. Uau Ana que lindo! Parabéns por este maravilhoso trabalho. Eu nem imagino o trabalho que te dei. Mas com certeza o resultado final compensou💕.
    A tua fiel companheira é tão linda, mereceu a foto simmm!
    Beijinho é uma boa semana para ti.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. *queria dizer deu e não dei 😅

      Eliminar
    2. Eheheheh eu percebi Catarina ;)
      Sabes, não é assim tanto trabalho, leva tempo a crescer mas é mesmo de muito simples execução, tens de experimentar fazer uma para ti. Em breve vou começar a lançar por aqui uns items de crochet para principiantes e é claro que os granny-squares serão um dos reis da festa. Vais ver como são simples de executar! A minha Helga é um doce, acredita, derrete-se em mimos :))

      Eliminar
    3. Oh quem me dera conseguir fazer uma colcha assim, mas não tenho jeito para as agulhas, mas que gostava, lá issogostava sim!
      A tua Helga tem mesmo um ar doce! Aqui em casa temos duas princesas, uma é a Lurdes e outra a Emília! E felizmente são muito doces as duas. Um um bocadinho mais traquina que a outra também!

      Eliminar
    4. Consegues pois! Tu sabes que é assim, para se fazer é só querer ;)

      Eliminar
  3. Bom dia Ana
    O meu maior trabalho em crochet foi um giant granny square.
    Talvez por também ser facil de executar e adore i resultado final.
    Quanto ao teu ficou muito bonito e o sitio escolhido para tirar as fotos tem tudo haver com esse trabalho .
    Campo, relax ,picnique , conforto ,familia.....
    Que boa maneira de terminar esta estação.....
    Tem uma boa semana
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu lembro-me muito bem a tua manta :) publicaste-a no teu blog e se não me engano era em tons e rosa e castanho... por aí, mas lembro-me! Aaah é o meu sítio Lulu, o meu bocadinho e paraíso na terra ;)

      Eliminar
    2. reparo agora que a tecla "d" falhou de seguida...

      Eliminar
  4. Aqui há tempos também fiz uma manta que não era mais que um granny square gigante. Apenas usei 3 cores, mas essa está muito bonita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria João! em breve hei-de começar outra manta destas e penso que também terá menos cores, pelo menos é o que me passa pelas ideias ;)

      Eliminar
  5. Percebo perfeitamente o teu orgulho, está gigante e tão giroooo. Óptimo trabalho :)

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito do teu granny square, adoro as cores combinam muito bem entre si, um belo projecto para encerrares esta estação invernal, que teima em não se ir embora.
    Beijinho grande e muitos parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, teima mesmo em ir ficando. Nestes últimos dias até que o sol nos tem alegrado, uma felicidade! bom, mas mesmo que a chuva volte, e dizem que sim, não quero saber. Fechei a minha estação fria. Ponto. Obrigada Susana ;) bjs*

      Eliminar
  7. Olá Ana, o teu granny XXL está lindo! De fato o granny é um quadradinho fácil de fazer (sem desmerecer o teu trabalgo) mas desconfio que se tentasse fazer um com essa dimensão a coisa iria começar a encaracolar! se calhar tinha que fazer aquele procedimento de "bloquear". Só uma pergunta: uma colcha ou manta feita de um granny gigante resulta sempre um quadrado, não é? Beijinho Ana, e parabéns por mais uma tarefa tão alegre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Val :D Sim, se a inicias quadrada, quadrada fica. É preciso ter cuidado na execução, por exemplo, para não acrescentarmos mais uns pontos (sem querer) pois esse é um dos motivos para entortar os trabalhos, ou então, o facto de não mantermos a mesma tensão ao crochetar tb pode entortar tudo. Também existem as versões rectangulares, que podem ser iniciadas com dois granny squares que são unidos um ao outro e depois crocheta-se a toda a volta. Opá, tenho mesmo de me organizar e começar a lançar por aqui as dicas para crochet de iniciação. Fazem falta! Ai tempo, tempo que não esticas!...

      Eliminar
  8. Gorgeous giant granny square blanket, my dear, and beautiful colors as well. Have a lovely weekend! xxx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you so much, dear Anabelia. Happy to see you here :))

      Eliminar
  9. Gorgeous blanket,
    beautiful colors!

    ResponderEliminar
  10. I love the vibrant colors you've chosen for your blanket! The yarn looks soft, and lightweight which makes for a lovely blanket.
    I am running a year long Granny-Spiration Challenge, and would love if you came and linked up with us :) There’s also a crochet pattern giveaway going on right now. It can be found here: http://eyeloveknots.blogspot.com/2017/03/lifes-beach-hat-crochet-pattern-review.html
    Alexandra of EyeLoveKnots

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi Alexandra! Thank you so much for your words and for the invitation! I'm going to take a peek ;)

      Eliminar
  11. Ai que lindo , eu fico verdadeiramente maravilhada ao ver estes trabalhos porque adoraria saber fazer crochet . Adoro tudo , tudo e a Helga que ficou tão bem na fotografia :)))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla! A minha Helguinha é uma verdadeira paixão 😄 Aaaah não sabes fazer crochet mas vais aprender aqui no fazbemaosolhos, vais ver! Ando a preparar umas "coisas" para vocês 😉

      Eliminar
  12. Ficou maravilhosa!!! E a cadelinha também:)
    Manuela

    ResponderEliminar
  13. Belo manto, Ana! Eu amo as cores! Eu não tenho feito isso, talvez eu vou tentar! parabéns! grande trabalho!

    ResponderEliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!