Será cedo?

E perguntam vocês: será cedo para o quê?!
E eu respondo: para falar do Natal.
Depende. Se for para falarmos das compras, da árvore, dos enfeites, da azáfama, blá, blá, blá, sim, provavelmente é um bocadinho cedo, embora o botão "modo natalício" não tarda nada está a ser accionado pela maioria das pessoas, é uma questão de dias. Agora, se for para vos falar de um valente frasco de pickles que preparei a semana passada, para poderem ter tempo de ganhar todo o sabor e estarem deliciosos quando o frasco for aberto no dia de Natal, não, não é cedo. Dois meses é o tempo mínimo para uma conserva.
Cá está o meu frasco de pickles, é grande!
.
As minhas idas à Fruta Feia já se tornaram numa rotina semanal que resulta num carregamento de frutas e legumes fresquíssimos todas as quartas-feiras. Tenho sempre de pensar como gastar todas as variedades que vêm no cabaz, e algumas em quantidades consideráveis. Desta vez o cabaz vinha recheado de cebola nova, pepino e cenoura. Também trazia outros hortícolas e frutas, claro, mas os referidos vinham em quantidade generosa. Nem de propósito, estavam mesmo a pedir para ir para dentro de um frasco hermético com grande capacidade (cerca de 2 litros), que também comprei na semana passada. Há já algum tempo que andava com vontade de experimentar a receita de pickles caseiros do livro Poupe com Jamie e cá estava a oportunidade, conseguira reunir tudo o que precisava: os meus legumes preferidos para fazer pickles, um belo frasco de vidro e uma receita muito simples. Que mais podemos pedir? Nada. Apenas que ninguém se esqueça que daqui a dois meses temos um frasco de pickles caseiros na despensa, sem corantes nem conservantes, para abrir e atirar abaixo. Nham!
.
Deixo-vos a receita do Jamie para o líquido de conserva:
1 chávena de água
2 chávenas de vinagre (de vinho branco ou tinto, de sidra ou de malte), o que se preferir. Eu usei vinagre de sidra.
Acrescentar ao vinagre e à água :
1 colher de sopa (bem cheia) de sal marinho
1 colher de sopa (bem cheia) de açúcar
Mexer muito bem até o açúcar estar dissolvido. Podemos guarnecer o líquido com ervas aromáticas ou especiarias. Eu acrescentei grãos de pimenta preta e sementes de funcho (não medi, pus a olho).
Esta receita é uma dica para aproveitamento de legumes que estão no frigorífico e que não queremos desperdiçar. No meu caso não chegaram a entrar no frigorífico, mas de facto é uma excelente solução para aproveitamento. Resta-me desejar-vos uma semana feliz e sugerir que também façam uns frascos de pickles, para consumo aí em casa ou até mesmo para oferecerem neste natal.


Até já
Ana Lado B


10 comentários

  1. Bom dia,
    Cozeu os legumes antes de colocar no frasco?
    Obrigada
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dulce! Não, os legumes são usados crus, apenas cortados.
      ;)

      Eliminar
  2. Já vejo algumas lojas com decorações natalicias , ainda não me senti animada para as decorações mas para os frasquinhos acho que vem mesmo a calhar :)
    Ando a fazer uns licores e essa sugestão que deixaste é ótima para juntar ao cabaz :)))

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Carla, não tarda nada e só brilhos por todas as lojas e pelos shoppings. O ano passado fiz frasquinhos de paté e trufas de chocolate para oferecer :) foi um sucesso! Mas olha que licores e pickles é também muito tentador :)))
      bjs*

      Eliminar
  3. Na minha opinião para decorações ainda acho um pouco cedo. Mas para os presentes acho que já está na hora, deteesto deixar tudo para última hora.
    Adorei a ideia dos pickles, os teus estão tão bonitos :)
    Beijinhos e obrigada por partilhares esta ideia genial!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina! Sim, cá em casa decorações natalícias só mesmo em Dezembro, antes nunca fazemos, agora para presentes feitos por nós está mais do que na hora, é verdade. Eu já tenho em mãos algumas peças em crochet para oferecer, e bem que tenho dado ao dedo eheheh

      Eliminar
  4. Bom dia
    Excelente ideia para presente a muito saudável
    Por aqui já fizemos alguns doces, falta só fazer o licor de tomate inglês .
    Pronto a nível de cozinha é isto .....já o resto :D:D:D
    Dia feliz
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Licor de tomate inglês?! Humm soa muito bem :) não conheço Lulu, deve ser bom! E será que já começaste com as tuas mudanças??? :D :D :D

      Eliminar
  5. OLá Ana, de fato para este tipo de tarefas (ou prendas) não é nada cedo, antes pelo contrário! achei ótima a ideia, penso que nos dias que correm, prendas comestíveis são as melhores, pois toda a gente já tem tudo! Ainda não pensei em decorações e ando meia desinspirada para as prendas. Preciso mesmo me ativar! beijinhos, bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando o click acontece as ideias aparecem. Além de que como a criatividade te corre nas veias não te vai faltar inspiração, com certeza absoluta :D

      Eliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!