Quando eram pequeninos...

A publicação de hoje é dedicada ao bricolage, que é igualmente uma das actividades do meu Lado B, nada que me ocupe tanto tempo e tão viciante como o crochet, este ganha sempre, mas é igualmente divertido. Mas antes de ir ao assunto da bricolage, deixem-me explicar-vos o porquê das descobertas que hoje vou partilhar aqui convosco. Ultimamente tenho vivido algumas saudades em relação à idade em que os meus filhos eram muito pequeninos e tenho andado a visitar alguns sites sobre temáticas para pequerruchos. Dos meus filhos recordo o cheiro tão característico, doce, a água de colónia, a papas. Recordo vê-los a dormirem em posição de sapinho, sabem, aquela de barriga para cima com os braços e as pernas dobrados e a cabecita de lado. Lindos. Pois,  é mesmo assim, quando os vemos a crescer e a transformarem-se em gente grande é normal que olhemos para trás e os recordemos quando eram ainda dependentes para tudo. É bom recordar. E é bom vê-los avançar na vida, independentes e felizes.
Um dos meus R´s é ainda pequenote, soma dez anos e eu e o pai ainda somos os seus heróis. O R mais velho está quase a fazer quinze, faltam escassos dias, e já anda muito ocupado com os seus afazeres. A minha C já soma vinte e três. Esta sim, é mesmo já muito grande!
Será que este sentir é já um sinal da crise da meia idade?!... bom, adiante.

Ora, muitas das bloggers que acompanho e que por aqui passam são mamãs de crianças pequeninas e foi a pensar em vocês que me lembrei de partilhar esta publicação. O que aqui vos vou mostrar são ideias fantásticas para criarem "cozinhas de brincar". Encontrei-as na net, partilhadas neste site, e achei-as maravilhosas. À parte que me toca, não farei nenhuma para os meus filhos mas com certeza que daqui a uns anos poderei regalar descendentes meus com uma destas ternuras. Seja como for, estou tentada a construir uma, com tempo, sem pressas, nem que seja por puro prazer e distracção. E depois temos sempre amigos ou familiares que têm crianças e estas são também ideias fantásticas para criarmos umas prendas diferentes. São ideias muito originais e que servem de ponto de partida e de inspiração para criarem os vossos próprios modelos. São criadas a partir da reciclagem ou da adaptação. Desde tarecos velhos a caixas de fruta, é um mundo de ideias extraordinárias que atiram aquelas cozinhas caras de plástico para um canto. Dêem asas à vossa criatividade, ponham mãos à obra e divirtam-se!

Das que vi neste site, seleccionei algumas que mais me encantaram e criei os links directos às explicações, aliás são links que farão as delícias de muitas mamãs e suas crias, com certeza absoluta. Escolhi cinco ideias. Comecemos por esta, têm um aparador que já não usam? Tirem-lhe a parte de cima e transformem-na para os pequenotes.

Como fazer
Comecem a prepará-los para as grandes churrascadas que farão com os amigos quando forem grandes!

Como fazer
Estão a ver aquele cantinho lá de casa que pode ser aproveitado para as brincadeiras?...

Como fazer
Têm um banquinho de madeira a mais lá por casa? Então transformem-no!

Como fazer
Quantas e quantas vezes não vemos caixas de fruta deitadas fora?... Transformem-nas no que quiserem. Em aparador, em mercearia, em supermercado, em cozinha, em armário de actividades... como queiram. A escolha é vossa!

Como fazer
E pronto. Após esta publicação sinto-me feliz como uma criança!
Espero ter-vos ajudado a inspirarem-se.
Desejo-vos uma semana feliz.

Até já
Ana Lado B

10 comentários

  1. Ana...não consegui visualizar algumas das imagens mas já fui espreitar o site que me pareceu interessante! Atualmente a nossa criatividade não tem limites e é possível criar espaços lúdicos bem pedagógicos! Meus filhos (agora na casa dos 30) brincavam sempre onde eu estivesse =)!!!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh! a sério? :( na pré-vizualização deram todas e aqui no blog, quando acesso por outros computadores, também. Mas se conseguiu ver através do site indicado, perfeito. Tão bonitas as ideias, não são? Dá vontade de também nós brincarmos :))
      beijinhos e boa semana

      Eliminar
  2. Adorei o post Ana ! Eu tenho grande predilecção pela bricolage, igual que a vontade e gosto de tricotar/crochetar, mas são 2 actividades em que é fácil optar por uma quando se tem 2 filhotes pequenos. As sestas são sempre curtas e quase não batem certas umas com as outras e a bricolagem vai ficando para trás... Mas é mais no verão que invento e já pensei abordar a temática no meu blog mas depois já sei que é mais o tempo que perco a escrever e editar fotos e texto no blog do que realmente a fazer o que quer que seja...beijinho e boa semana ;o)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana ;) compreendo-te bem mas sabes, mesmo quando os filhos já estão crescidos o tempo nem sempre (quase nunca) nos chega para tantas ideias que queremos concretizar. Eu fico encantada quando descubro propostas como estas que postei e apetece-me logo fazer, fazer, fazer... mas raramente consigo. Contudo também acho que é tudo uma questão de (grande) vontade da nossa parte, porque quando chega aquele dia em que pomos na cabeça que é para fazer mesmo, até fazemos! Vamos aguardar e ver se esse dia chega ;))
      beijinhos e obrigada pelas tuas palavras

      Eliminar
  3. Olá Ana, eu adoro coisas que existem em grande (em tamanho normal) feitas em miniaturas. E cozinhas então nem se fala. As minhas filhas tiveram (têm, porque ainda está lá em casa) uma de plástico e ainda hoje quando vejo uma ou outra miniatura de comida ou loiça gira, compro. Acreditas?? Achei de uma imaginação incrível a feita com um simples banco. Encontro tantos bancos nas obras que faço, que para mim seria bem fácil reproduzir a ideia. E era menina para me meter nisso!
    Mudando de assunto: acabo de receber o teu email, e não vi o teu comentário! procurei no "blogger" e não encontrei! Mas ó Ana vou adorar ter uma mini micro mantinha "faz bem aos olhos", vou te mandar as medidas. És uma querida, vai ficar um encanto!! beijinhos, dou notícias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito pois! Há uns tempos comprei um set enorme de miniaturas de mercearias e comidas ao meu filho mais novo e penso que brinco mais eu do que ele eheheh a sério! Tenho panca por objectos miniatura para as brincadeiras dos mais novos :))
      Ooohh... espera, o meu comentário foi uma resposta a um comentário teu neste post:
      http://fazbemaosolhos.blogspot.pt/2015/07/mergulho-no-mundo-das-cores.html
      se tiveres oportunidade vê, só para eu perceber se estou a responder bem aos comentários... sabes, sou um bocado naba com as tecnologias :/
      beijinhos e até já

      Eliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!