blusa & colete MONTEMOR - projeto de crochet 2 em 1

Ainda não tinha tido oportunidade de aqui deixar uma publicação sobre o meu mais recente design - a Blusa&Colete MONTEMOR. 

É um desenho muito simples e de fácil execução. O que o torna excecional é a escolha do fio e do ponto, cuja gradação de cores e textura conseguidas  resultam num grande efeito visual. O ano passado estive na Galiza em trabalho (no meu Lado A) e para me entreter nos tempos livres fui a uma retrosaria e comprei um novelo de “fair cotton granny” (fios Katia) que me despertou a atenção por ter gradações de cores que me fazem bem aos olhos, cores que gosto muito de vestir reunidas num só novelo. Levei o novelo comigo e comecei a inventar. A temporada na Galiza passou e o novelo, com um pseudoprojecto qualquer iniciado, foi parar a um saco e foi esquecido. Recentemente, nas arrumações que faço de tempo a tempo para (re)organizar os meus materiais, encontrei o saco. Desmanchei o que tinha começado a tecer e parti para um modelo primavera/verão que idealizei. Uma blusa de desenho simples que também pudesse ser usada como colete. O ponto de partida para o modelo estava decidido, só faltava saber com que ponto. Quem segue o fazbemaosolhos sabe que tenho predileção por pontos tradicionais. Lembrei-me então de uma peça que vira em tempos numa revista antiga feita com ponto cascata, um ponto que acho muito bonito e que inclusive já usei em mantas. Fiz uma amostra com o fio e percebi que tinha acertado. Era mesmo aquilo, uma blusa/colete em ponto cascata. Assim surgiu a Montemor, que acabou por ganhar o nome já depois de feita e estreada numa ida a Montemor-o-Novo, no Alentejo.

Aqui na versão colete. Não houve ainda oportunidade de tirar umas fotos com a Montemor vestida em versão colete, mas aqui fica uma sugestão de um outfit

E agora seguem-se uma série de fotos com a Montemor vestida, em versão blusa. 


Sobre o ponto texturado que usei na Blusa&Colete Montemor, conheço-o como ponto cascata, mas há também quem o denomine de ponto espigão. Há uns dias fiz uma publicação no instagram sobre os nomes que conheço deste ponto tradicional aqui







Para fazerem a vossa blusa & colete MONTEMOR têm o PDF com as instruções na Etsy fazbemaosolhos AQUI

É um projeto muito rápido de se fazer, excelente para levar como "projeto de férias" ou para levar na bagagem já feito e pronto a vestir. Uma peça dois em um! 

E não posso deixar de agradecer do fundo do coração a tod@s os que têm adquirido os PDF fazbemaosolhos, traduz-se num grande apoio e forte estimulo às dezenas e dezenas de horas de dedicação que deposito em cada projeto a que me dedico.

Bem hajam!

Bom domingo, boa semana, bom tudo ❤


Até já! 

Ana Lado B



Sem comentários

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!