"Reinventar o Passado" traz a primeira peça e um Workshop de construção de xailes 70's style

"Naquela época eu passava muitos fins de semana e parte das férias escolares na casa da minha madrinha, em Alcântara, na Rua da Indústria, onde o pão era deixado de manhã cedo pelo padeiro, no saco de pano que fora pendurado na noite anterior na maçaneta da porta, e o leiteiro entregava as garrafas de leite Vigor, levando as vazias consigo. O pão da tia Benvinda era o integral. Aqueles pequenos almoços eram sempre felizes, marcavam o início de mais um dia de brincadeira."

Este é um excerto de um texto, relato das minhas memórias de quando era criança, que acompanha as instruções do Xaile Benvinda, a primeira peça que faz parte de uma coleção que idealizei e que consiste na minha recolha pessoal de peças originais que sobreviveram ao tempo, feitas pela minha mãe, madrinha e avós, todas guardadas nas minhas gavetas e nas minhas memórias. A coleção chama-se Reinventar o Passado. É isso que quero fazer com cada uma das peças, não com o passado, esse manter-se-á para todo o sempre. Não as reproduzo tal como são, se o fizesse não sentiria o prazer de (re)criar, mas inspirada nos originais e influenciada por toda a carga emocional que cada uma das pessoas que as fez ou as usou me transmitem, reinvento-as, (re)crio-as nas cores, nas texturas, nos tamanhos e até nas funções. Trago-as para os nossos dias numa nova versão que reflete a minha visão contemporânea de cada uma delas, ao mesmo tempo que relembro pequenos episódios da minha infância.

Recentemente publiquei a primeira peça da coleção nas redes sociais, o Xaile Benvinda. A recetividade foi absolutamente extraordinária. Estou feliz. O modelo é lindo e a ideia parece resultar. 


o Xaile Benvinda foi feito com o Joker, um fio
com mohair, da Tricots Brancal

No mesmo dia em que fiz a primeira publicação recebi uma série de mensagens a pedir que fizesse um workshop sobre o Xaile Benvinda. Pensei então poder fazer uma formação sobre dois tipos de xailes muito em voga nos anos 70, altura em que foi feito o modelo original que despoletou a criação do modelo atual.

Segue-se toda a informação sobre o Workshop Construção de Xailes 70's Style que terá lugar no próximo dia 16 de Março, das 10h às 13h, na loja de Almada da @tricotsbrancal  marca que tem sido minha parceira de workshops desde Novembro do ano passado.






Em breve voltarei aqui para vos dar a conhecer especificamente o Xaile Benvinda e a sua história. 

Se estão perto de Almada e quiserem inscrever-se neste wks presencial enviem um email para fazbemaosolhos@gmail.com

Se passarem a palavra a quem saibam que gostaria de marcar presença na manhã de 16 de Março para aprender como fazer xailes em estilo anos 70, com granny squares e ponto granny, fico-vos muito agradecida 💗

Até breve e bons crochets!

Ana Lado B



Sem comentários

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!