Almofadas Novas - o regresso

Há muito tempo que não passava aqui para escrever umas palavras. Saudades. Mais de um ano se passou e este meu canto, que em tempos tanto ajudou o meu Lado B a expressar-se, aqui ficou, à espera da oportunidade de eu cá voltar, de me sentar em frente ao computador para pensar nas palavras e escrever sobre o que teço, porque teço, como teço e até sobre qualquer outro tema que me desperte a atenção ou pelo qual me sinta envolvida. O inevitável é mesmo assim - inevitável - e mais cedo ou mais tarde acabamos por nos render ao imediato, ao essencialmente visual e extremamente rápido a chegar aos outros. E isso não está errado, está muito certo até, apenas é diferente, seja para quem publica, seja para quem acompanha. Aqui no blog há tempo para explorar o que queremos transmitir e partilhar, e a quem o visita é dada a oportunidade de mergulhar nos assuntos e usufruir sem se deixar apenas levar pelo vício do scroll das imagens. Aqui é mais difícil de perder o fio à meada.  Apesar da consciência de tudo isso, a razão que me levou a afastar das publicações no blog foi ter percebido que conseguia gerir muito melhor o meu tempo no meu LadoB, tudo o que faço e quero fazer, se usasse mais desse tempo para tecer do que para escrever, fotografar ou editar. Por outro lado, ao sentir o crescimento nas andanças do Lado B, que dura há já 10 anos, e sempre com o tempo dividido entre Lado A e Lado B, senti a necessidade de voltar ao blog porque de facto é uma ferramenta essencial e insubstituível em determinadas circunstâncias, como o querer gerar mais conteúdos para cada tema que lanço ou poder "conversar" um bocadinho mais com cada um de vós ou partilhar de forma mais exaustiva (mas não cansativa) os processos de execução das peças que crio. Aqui consigo extrapolar acerca das peças, dos pontos, da execução, das temáticas, dos fios, etc, por aí fora. Aqui, tenho espaço para tudo isso. E posto isto,  vamos ao que nos interessa. 

Ponto um. Fiz umas Almofadas Novas para a minha "sala nova"... mudei uns móveis de um lado para o outro e a sala parece nova, mas não gastei um tusto, nem sequer nos fios para fazer as ditas almofadas, porque esses já  faziam parte do meu stock.

Ponto dois. Interessa dizer que com essa mudança entrou uma nova cor na sala, o vermelho, que ganhou muito destaque. Entrou com um armário de tv que nos acompanha há anos pelas nossas casas, já passou por quatro casas. Começou por ser um armário de escritório de apoio à impressora e outros artefactos da altura, entretanto, noutra casa, foi de facto um armário de tv, mas como estava igualmente numa sala de trabalho ainda foi usado para guardar tralhas, mais precisamente os nossos textos de trabalho e programas de espectáculos que assistimos. Na casa seguinte foi parar ao quarto de um dos filhos e voltou a servir o seu propósito mas apenas para os vídeo jogos, onde também se guardavam todas as consolas e as infindáveis caixas/cd ou dvd ou que raio é que era, sei que eram muitas! Mais tarde, quando viemos para a casa onde estamos agora, o bonito armário vermelho ficou no sótão, na parte onde guardo o meu material Lado B, até que me fartei de olhar para os armários que estavam na sala com a tv e o hi-fi e me lembrei de os substituir pelo "velho" armário vermelho. E assim, lá veio o bonito armário de metal parar à sala e estou muito satisfeita com a decisão. Extraordinário como uma simples peça dá um ar tão mais actual ao espaço. 

                                

O armário vermelho


Ora, com este armário a habitar a sala, percebi que precisava de a mimar com alguns elementos onde o vermelho se destacasse e contrastasse com outras novas cores que ainda não tinham entrado no decor. São elas, o azul cobalto, o azul turquesa, o amarelo, o verde bandeira e o dito vermelho, que agora dão nova vida à nossa sala catita. 





As Almofadas Novas - sim, é este o nome, podiam ser a Luísa e a Miquelina, mas não, são só Almofadas Novas - têm uma particularidade, não são capas, são painéis para almofadas, presos por botões cosidos nos quatro cantos das capas, ou seja, a almofada base mantém-se e apenas vamos trocando os painéis. Assim, a mesma almofada pode ter vários padrões sem termos de mudar as capas. Não considero que seja propriamente uma solução, considero sim que é uma forma divertida de mudar os padrões das almofadas as vezes que nos apetecer, várias vezes por semana até...  ok, eu não faço isso, mas até que podia.

Já tinha explorado esta ideia há uns anos, quando nos encontrávamos maioritariamente nos blogs. Se tiverem curiosidade podem ver a publicação que fiz na altura (em 2015) à qual dei o nome de "Eu quero uma almofada por dia!" aqui  . Só podia estar doida em querer uma almofada por dia (!) e deixem-me também dizer que actualmente não me identifico com algumas das cores usadas nesses painéis, mas na altura fizeram-me bem aos olhos, e isso é que é importante. É muito interessante, e importante, perceber a evolução dos gostos e consequentemente do nosso lado criativo. Tem tudo que ver com as referências e vivências que nos vão alimentando com variadíssimos elementos e ensinamentos que influenciam a criação dos nossos gostos e que nos definem enquanto seres criativos.  Essa é que é essa.

Recentemente, quando pensei regressar à ideia dos painéis, o primeiro que me veio à cabeça foi um granny square, ou quadrado tradicional, em branco e vermelho. Acho tão bonito, assim, simples ❤ 


Meio hipnótico, não é?

Depois pensei num painel com motivos geométricos (que adoro explorar) que reunisse as novas cores que habitam a sala. Saiu isto, que acho também muito bonito ❤ (pumba, mais um coraçãozinho) 

Para este só me falta encontrar a capa azul cobalto, que sei que tenho, desde aquela outra altura, já com os botões aplicados e tudo, mas ainda não a descobri. 


Acho as duas peças muito bonitas e também acho que contribuíram para um look muito mais colorido e divertido neste que é um dos lugares mais habitados da casa. Falta-me ainda reunir umas ilustrações, que também sei ter algures guardadas, para colocar nas paredes e, quem sabe, fazer um tapete também seria muito bem pensado. Vou dormir sobre o assunto.

E agora a parte que me entusiasma ainda mais, a de querer partilhar convosco os desenhos gráficos dos meus painéis para que possam fazer os vossos!

Esquema/gráfico para o quadrado tradicional ou granny square

Retirei-o da net através de um ficheiro de utilização livre. Tenho um programa para design gráfico de crochet, mas precisaria de mais um dia para produzir o gráfico e não queria de maneira nenhuma deixar passar esta publicação do dia de hoje. E sabem porquê? porque assim podem aproveitar o fim de semana para fazerem os vossos painéis de almofada.



Devem fazer quantas voltas precisem, até atingirem o tamanho pretendido. Pontos usados: ponto alto,  ponto corrente e +ponto raso para unir o início e final de cada volta.

Esquema/gráfico para o desenho com motivos geométricos

Serve este desenho para se guiarem e terem a noção das proporções entre as cores. Podem adaptá-lo à medida que pretenderem, ficará sempre bem. 



No painel dos motivos geométricos usei apenas meio ponto alto e na troca de cores, quando estas se juntam ao azul cobalto (lado esqº do desenho), usei a técnica intársia.

Para tecer os painéis usei o algodão Trama Rústica da Limol e uma agulha nr.4. Podem usar qualquer outro fio, apenas tenham em conta que deverá ser resistente, visto que estamos a falar de almofadas que, por norma, têm muito uso. 

Façam sempre uma  amostra com o fio que pretendem usar para perceberem:

a) qual a agulha mais adequada, tendo em conta que este tipo de peça precisa de um ponto mais firme e resistente, portanto, uma agulha de número mais pequeno. Por exemplo, para outro tipo de peças trabalho o mesmo fio com agulha nr.5 o que confere ao tecido maior flexibilidade e suavidade. 

b) o nr de pontos que vão precisar na montagem do cordão inicial (no caso do painel dos motivos geométricos) para atingirem o tamanho pretendido. No caso fiz os painéis para almofadas de 50cmx50cm  e montei, com o fio indicado, 60 pontos para o painel dos motivos geométricos.

☀☀ ☀☀ ☀☀ ☀☀ ☀☀ ☀☀

Caso achem que painéis não é bem o que queriam, podem sempre transformá-los em capas de almofada bastando fazer outro quadrado com a mesma medida e unir os dois com costuras ou com pontos de crochet, como por exemplo, com ponto baixo, com um picot ou com ponto raso, são algumas das sugestões que vos deixo. E ainda podem variar mais se fizerem esse segundo quadrado com um padrão diferente ou liso, ficam assim com almofadas de dupla face como "As três irmãs" que fiz há uns anos e que podem ver aqui

Por hoje é isto. Espero que tenham gostado desta publicação, que tardou mas chegou, e que vos possa servir de inspiração para as vossas almofadas ou outros projectos que se lembrem de fazer. Da minha parte vou continuar a trabalhar conteúdos para aqui voltar mais vezes, até lá encontram sempre o fazbemaosolhos no Instagram e no Facebook. E por falar nas redes sociais, caso não tenham visto, publiquei uns vídeos (reels) onde mostro como rematei as pontas destes painéis.

Gosto de vos ter por companhia, caso contrário isto não tinha piada nenhuma. Falta-me só dizer-vos: Muito Obrigada por me lerem ❤



Até já!
Ana Lado B

6 comentários

  1. Que bom que voltou!!!! E voltou com toda pompa e circunstância, com belíssimos trabalhos. Adorei!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana,
    Os teus posts são sempre recebidos de sorriso largo na cara mesmo que levem meses a chegar, nunca vêm tarde! e trazem sempre cores e alegria! Adorei essa forma de fazer almofadas, bem prática, nunca me teria ocorrido. Até fui ver as mais antigas pois não as conhecia. E já agora não acho nada que as outras estejam "desatualizadas" em termos de cores. Óbvio que o teu gosto mudou, evoluiu, como seria normal, e até o teu trabalho e skills se desenvolveram portanto é normal que aquelas já não estejam tão do teu agrado. Eu diria que as outras seriam de um estilo country, rústico e estas mais industrial ou modernista! Mas todas elas com o teu toque! beijinho grande!|

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão bom ler-te por aqui, Val! Acho que tens razão, "desatualizadas" talvez não, mas noutro estilo bastante diferente, sim, sem qualquer dúvida. A grande verdade é que sempre fui, e sou, muito eclética nos meus gostos. Beijinhos

      Eliminar
  3. Há mto tempo que não visitava o seu blog, talvez desde 2021...mas mto feliz de ver que apesar das mudanças da sua vida, ele continua activo, sempre com projectos, interessantes, criativos e bonitos de alegar os nossos olhos!!!!!
    Lucília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, activo, mas mais lentinho ;)
      Muito obrigada pelas palavras <3

      Eliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!