o que ando a fazer e os dias que aí vêm

 

*projectos à espera da reabertura do comércio


Tenho alguns projectos na cesta* à espera de melhores dias e entenda-se por melhores dias aqueles em que vamos poder sair novamente à rua para fazermos compras nas lojas de lãs. É um facto que tenho feito compras de fios online, mas tenho dois projectos que previ terminar em Fevereiro cuja marca não tem loja virtual, o que nunca foi um problema até que chegou este confinamento. Terei mesmo de esperar pela reabertura do comércio para voltar a abastecer-me. Confesso que estou um bocadinho aborrecida com o sucedido porque os projectos em causa foram pensados para serem disponibilizados  para venda ainda durante o tempo frio (não é norma, mas tenho sempre projectos disponíveis para "voar" porque, felizmente, têm procura e isso é bom, muito bom!), mas assim nem disponíveis, nem rentáveis, nem terminados, nem nada. Ainda tentei encomendar os fios a uma loja de Lisboa, a única da marca que está a aceitar encomendas durante o confinamento (pelo menos que eu tenha conhecimento), contudo, e embora tenha enviado as amostras dos fios, não conseguiram identificar um deles (!) Bom, decidi esperar pela reabertura da loja do Porto e comprá-los todos de uma vez só. Os fios são da Brancal, os quais gosto muito de usar principalmente nas mantas de Inverno e peças decorativas, mas a marca tem esta questão, a empresa não acompanha os tempos e numa situação como a que estamos a viver pumba, já era... nem para eles, nem para nós, clientes. Uma pena, mas pronto nada a fazer a não ser esperar. Siga. Posto isto, que outros projectos posso fazer? vários! desde peças que aguardavam por dias com boa luz para serem cosidas, a novelos que estavam à espera "daquele projecto", a fios de algodão a saltitar para serem usados já com ideias Primavera/Verão, são várias as opções e sempre intermináveis.  


A manta que estava à espera de dias com boa luz natural para ser cosida com fio preto já está a meio. Gosto tanto, mas tanto destas cores todas juntas, isto faz-me mesmo muito bem aos olhos!

Dos projectos mais recentes, vamos começar por um que iniciei este fim-de-semana, trata-se de uma camisola em ponto granny num modelo lindo, lindo, lindo, é a #grannygoroundjumper da Claudine Powley - Iron Lamb - que desenvolve designs muito actuais, digo-vos que muito bonitos aos meus olhos. Caso não a conheçam, visitem-na na sua página do instagram (têm link directo na foto abaixo), vão gostar dos modelos e coloridos que ela propõe, e caso queiram conhecê-la um bocadinho melhor deixo-vos aqui uma entrevista com a mesma.


#grannyGoRoundJumper - Iron Lamb


Porquê este modelo. Porque o acho lindo, porque é feito com o ponto que mais adoro fazer, porque tem um certo estilo retro que me atrai e porque acho que quem vai receber esta camisola vai adorá-la. Tenho uma amiga que me ofereceu há uns tempos um saco enorme cheio de lãs que pertenciam à mãe dela, e no meio de muita variedade vinham oito novelos intactos do fio Cantata da Rosários4 com umas cores que achei ficarem muito bem quando combinadas. Não os usei na altura e foram directos para o meu stock de lãs, sabendo que um dia encontraria o projecto perfeito, não só na quantidade de fio como no padrão para conjugação daquelas cores, para fazer uma peça que pudesse oferecer à minha amiga e assim retribuir-lhe o mimo que também ela me deu. São apenas novelos, contudo pertenceram à sua mãe, foram escolhidos pela mesma, e eu gostaria muito que os novelos voltassem para a minha amiga  transformados em algo que sei que ela vai gostar muito de usar.  Ora, achei que este recente modelo Iron Lamb é perfeito, digam lá se não está a ficar uma camisola bonita. O fio é quente, é certo que não é o ideal para usar nos próximos meses, mas fica já com uma camisola para os meses frios que hão-de regressar lá para o final do ano. Também vou fazer uma camisola destas para mim mas estou a pensar usar um fio de algodão com uma outra paleta de cores que vos mostrarei lá mais para a frente, quando já cheirar a Primavera. 

Agora quero falar-vos do novo fio de algodão orgânico da Anchor. Recentemente a Mez Crafts Portugal enviou-me uma caixinha maravilha com seis novelos com cores muito bonitas deste novo algodão. Nem imaginam, foi num daqueles dias "nim", eu estava tão "baaah" e eis que toca a campainha e dizem "encomenda para a dona Ana", desci e pumba, um mimo que me alegrou e salvou o dia. Agradeço à Mez e à Anchor, do coração.   

esta fotografia já a partilhei no instagram do fazbemaosolhos no início do mês


O fio é o Organic Cotton da Anchor, da gama MezGreen, um algodão sem tratamento com pesticidas e sem fertilizantes, isento de químicos, tingido com corantes de base vegetal e fabricado a partir de materiais reciclados. Como vêem, tem tudo para ser um fio amigo do ambiente e portanto também nosso amigo, claro está. Na caixinha maravilha também vinha um folheto com a paleta de cores disponíveis e algumas sugestões de modelos para serem feitos com o organic cotton.


      
    


Cores e modelos bem bonitos, não são? 
Andei a pensar no que queria fazer com os novelos e cores que me enviaram e embora as opções, entre as sugestões do folheto e outras ideias, sejam intermináveis, acabei por imaginar uma nova manta XS fazbemaosolhos. Eu sei, eu sei, o costume... outra manta?! Malta, já sabem, não consigo resistir. Há que assumir que a minha cena no crochet moderno são mesmo as mantas, nada a fazer, eu gosto de tecer outras peças, é verdade,  mas as mantas... impossível resistir. Decidi usar para já três das cores da caixinha maravilha. As outras três, os verdes e o azul, usarei noutras ideias que já me passaram pela cabeça e vá, não vão ser mantas. Desta vez atirei-me aos novelos beje, mostarda e argila, que traduzidos na linguagem da Anchor são as cores 00387-sand, 00178-mostarda e a 00038-earthy brown, e decidi fazer uma manta com um desenho em patchwork, sendo a ideia reunir em quadrados de 16cm x 16cm alguns dos padrões e texturas que tenho usado nos meus projectos ao longo dos anos, uma espécie de retalhos de memórias dos meus crochets. Quero apontar o dedo a cada quadradinho da manta e identificar o projecto no qual me inspirei. Gostei tanto da ideia que fiquei entusiasmada com o dia em que poderei ver o resultado final ❤ Olha, eu não sei se já alguém se lembrou disto ou não, não faço a mais pálida ideia, é bem provável que sim, até porque existem centenas de modelos de mantas deste género, só sei que já não sou capaz de pensar noutra coisa para estas cores, a não ser isso, tenho a certeza que resultará muito bem. A manta terá um total de 30 quadrados, já fiz quatro e mais um bocadinho de outro, há que concordar que já não falta tudo, mas terei de dar muito à agulha, tudo a seu tempo, sem stress, isto não é nenhuma maratona e eu tenho outros projectos que quero concluir entretanto. 



O algodão é muito suave e desliza na agulha que é uma maravilha. Depois de pronta esta manta em tamanho xs, que ficará com cerca de 0,96m x 0,80m ideal para manta de berço, resultará igualmente bem como peça decorativa, como por exemplo um painel de parede. Seja qual for a função vai ficar muito bonita, sei que sim. O ano passado fiz uma outra, também com um algodão da Anchor - o Creativa Fino - com uma conjugação de cores garridas e lindas que acabou por resultar muito bem como manta e painel decorativo. Hei-de voltar a mostrá-la por aqui. 

Tenho mais alguns work in progress mas ficam para próximas publicações. Primeiro vou terminar estes, que foram os eleitos para me fazerem companhia nas próximas semanas, e desta vez sei que não vou demorar muito tempo até à próxima publicação porque tenho o meu primeiro pdf quase, quase, quase a sair cá para fora!!! está a demorar mais tempo a lançá-lo do que o pretendido, contudo, e embora passe grande parte dos meus dias em casa devido ao confinamento, tenho tido outros trabalhos, nomeadamente do meu Lado A. Mas interessa é que seja concluído e bem conseguido, daí precisar de mais um bocadinho de tempo para o rever (mais uma vez), adicionar-lhe mais umas imagens bonitas e ter a certeza que nada falha e que tod@s podem reproduzir o padrão sem problemas e com aquele resultado que nos faz bem aos olhos 👀

Esperem, antes de me despedir só mais uma foto.

Carmén, uma das princesas peludas cá de casa e a que mais se deixa fotografar e nesta foto ficou tão linda que não podia deixar de a partilhar convosco. Já agora, quem gosta de gatos? cá por casa adoramos estes bicharocos, temos três!

Agora sim, por hoje é isto. Que os dias bonitos e o sol nos façam cada vez mais companhia e que a vida nos dê melhores dias a muito curto prazo, com certeza absoluta um desejo de todos nós.
Cuidem-se e não esmoreçam.

Ah, esperem, esperem, só mais outra coisa. Faz hoje 16 anos que nasceu o meu filho mais novo! o nosso caçula já é pessoa grande ❤

Pronto, agora é que é.


Até já!
Ana Lado B
 

8 comentários

  1. Gosto muito das cores, são projectos, todos eles,muito bonitos. É pena o constrangiemnto dos fios, mas é andar por onde há caminho ... :)
    beijinhos, bom trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, andar por onde há caminho e como se vê não me faltam estradas para andar, nem cores para alegrar ;) Os fios hão-de voltar, só não estava a contar ficar com aqueles trabalhos na cesta até ao próximo Inverno, mas lá terá de ser. Mesmo assim um deles, que será uma almofada, acho que ainda o terminarei no próximos tempos, isto se o comércio reabrir, assim esperamos! obrigada pela visita <3

      Eliminar
  2. Olá Ana, como a compreendo com a paranóia das mantas. Gostei particularmente da primeira foto. Quanto à lãs Brancal...são de uma fábrica na zona da Covilhã; o meu marido e família são de lá e falam tanta vez das lãs Brancal, com um certo orgulho. Pena que se tenha perdido tantas fábricas dessas naquela região. Como a Ana disse, não conseguiram acompanhar os tempos que correm, infelizmente. Mas felizmente também têm nascido outras marcas portuguesas, de qualidade, e já muito vocacionadas para o crochet moderno... com cores e texturas à altura de boas marcas internacionais.
    Recentemente arranjei um novo desafio. Numa ida à Covilhã, numa pequena loja de comércio tradicional comprei imensas lãs de uma só cor mesclada. Lã "made in Portugal" a um super preço. Fiquei com ideia de uma manta grande e quente. Mas trabalhar não conseguia que saísse alguma coisa de jeito. Ficava com um ar grosseiro. Testei e testei ponto granny, zig-zag, etc. Desisti várias vezes e fui fazendo outros projetos. De vez em quando tentava outra vez e punha logo de lado. Até que vi na internet o crochet tunisino. Uma mistura de crochet e tricot. A facilidade do crochet com a aparência de tricot. Mandei vir da net um set de agulhas lindíssimas que também dá para usar em crochet normal (só as agulhas já me dão prazer em fazer crochet) e um livro. Teve que ser de lojas estrangeiras porque cá nem se ouve falar de semelhante coisa. E voilá! Estou apaixonada. Ana, se é apaixonada por mantas tem que fazer um post sobre o crochet tunisino.
    Obrigada por continuar a publicar no blog. Nos dias que correm em que tudo é tão instantâneo, é tão bom ler o seu blog.
    Nela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nela :) antes de mais, fica registado: um destes dias farei uma publicação dedicada ao crochet tunisino! tenho vários livros que ensinam a técnica e há uns tempos comprei umas agulhas para experimentar, mas até hoje ainda não o fiz. Depois de ler as suas palavras de entusiasmo sobre a técnica, acho que é desta que me vou atirar ao material e explicações para fazer uma peça em crochet tunisino. Pois é, os fios Brancal podiam representar a industria nacional de forma mais eficaz e actual, mas parece-me haver ali uma espécie de travão que não os deixa soltarem-se, a começar pelas lojas que ficaram paradas no tempo... mas os fios são bons e eu não vou desistir deles, a parte aborrecida é ter de esperar e atrasar os projectos, enfim. Muito obrigada pelas palavras <3

      Eliminar
  3. tanto entusiasmo, quem lê, que bom

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana, muitos projetos em mãos, todas lindos, só travados temporariamente pelos tempos que correm. Olha, gostei de tudo, mas estou ansiosa para conhecer a manta patchwork. As cores são diferentes das que costumas utilizar mas são super trendy e combinam tão bem entre elas. Acho muito bem que te "especializes" em mantas, são as peças que mais aprecio no crochet. Beijinho, Ana, boa continuaç~
    ao! Val.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Val, tenho andado a estudar pontos e técnicas para que num futuro próximo possa desenhar alguns modelos de mantas em estilo patchwork e já tenho um ou outro modelo em mente. E obviamente que me tenho lembrado muito dos teus patchworks!
      As cores dos quadrados de algodão orgânico são diferentes do "meu" habitual, sim, mas não esperes pela demora porque o projecto vai sofrer um twist! Tenho andado a olhar para ele e a pensar que é muito igual a tudo o resto que anda por aí. Eu sei que a maioria das pessoas gosta muito, precisamente porque respeita as tendências, mas pessoalmente tenho olhado para estes quadrados que já fiz e sinto que falta algo, não me estou a identificar, por isso mesmo resolvi que vou desmanchá-los e reformular a conjugação de cores. Será material para um novo post e também vão gostar da outra proposta que aí vem... acho eu. Olha, sei que os meus e os teus olhos, assim como os da malta que não tem medo de misturar cores, vamos gostar :D

      Eliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!