wall hanging em granny squares

Há umas semanas fui contactada pela Mez Crafts Portugal (antes Coats & Clark) que me convidou a testar alguns artigos que lançaram recentemente. Aceitei com todo o entusiasmo e passado uns dias recebi uma caixa cheia de materiais. Fiquei feliz por recebê-los, mas mais ainda pelo reconhecimento e confiança depositados no meu Lado B. Por isso mesmo, encaro este desafio com muita responsabilidade.


Inevitavelmente, os meus olhos escolheram de imediato como primeiro artigo a experimentar o excelente fio 100% algodão mercerizado, o Creativa Fino da Anchor. Garanto-vos ser um fio muito macio, versátil e fácil de trabalhar, nunca o tinha experimentado e fiquei absolutamente fã. Ora, após me decidir pelo primeiro artigo, teria de surgir uma ideia de projecto. Surgiram uma série delas mas nenhuma me convenceu em absoluto. Queria usar muita cor, como já sabem que gosto de fazer, contudo a tarefa de conjugar cores nem sempre é fácil. Na minha opinião,  misturar cores é um processo no qual aprendemos a contrariar e a libertarmo-nos do pré-concebido e definido. A criatividade gosta que sejamos arrojados, mesmo no mais simples, e no que toca à mistura de cores é assim que me movo, sentindo-me especialmente atraída por misturas improváveis, seja nas cores mais suaves e românticas ou nas mais garridas e vibrantes. Quando recebi estes novelos namorei-os durante algum tempo. Demorei até chegar a qualquer coisa que me convencesse, sentia ou que estavam muito certinhas ou então que me faltava uma ou outra cor para que as combinações ficassem perfeitas, até que me lembrei de uma manta da Claire, uma designer que pessoalmente considero uma referência no crochet moderno colorido, aos meus olhos ela é exímia a misturar cores. E como também sou fã incondicional dos tradicionais e versáteis granny squares, assim como das infinitas possibilidades que nos possibilitam, percebi ter encontrado o caminho. Pensei então numa almofada inspirada na dita manta. Toca a tirar uma amostra e a fazer contas aos quadrados necessários, concluí que precisaria de trinta e seis para uma almofada de 40cm x 40cm. A ideia era fazer o painel com os 36 motivos, crochetar uma pequena barra (moldura) à volta dos mesmos até atingir os 40 cm totais e depois fazer a outra face da almofada, a qual deixei para pensar finda a primeira face. Acontece que quando cheguei à 5ª fila de quadrados comecei a olhar para o projecto e vi outra coisa. Lá se foi a almofada e nasceu um painel de parede decorativo, que daqui a uns anos, provavelmente cansada de o olhar, poderei transformar numa almofada, quiçá.






A partir do momento em que o idealizei já não consegui ver outra função e digam-me lá se não foi uma boa opção. Não coloquei franjas, não sou muito amiga de franjas mas quem goste pode colocar, ficará igualmente bem. Pessoalmente estou muito feliz com o resultado deste painel, uma mancha de cor perfeita.
E agora, para que também possam fazer o vosso wall hanging deixo-vos o esquema do granny square assim como a lista dos materiais usados.

Fio Anchor Creativa Fino; 100% algodão; novelos de 50gr
Quantidades 1 novelo de cada
Cores 0402; 0353; 0114; 0225; 0192; 0363; 0157; 0403;
Agulha crochet nr.3
Ramo de árvore (estes que eu uso apanho-os do chão, no jardim que fica perto da minha casa)
Técnica de união dos quadrados, "as you go" 

Esquema do granny square usado. Vá lá malta, têm de me desculpar a falta de jeitinho para desenhar, é que isto nem à mão, nem digitalmente. As linhas a direito até que nem correram muito mal, mas as outras, ui... mas dá para perceber os pontos usados, acho, mais que não seja porque também fiz uma legenda. Mas prometo vir a melhorar!



Em breve lançar-me-ei a outro projecto com os artigos da Mez Crafts Portugal, ando só a tentar perceber por onde começar, porque as ideias já cá andam.
Muito obrigada Mez Crafts Portugal! E muito obrigada a todos vós por se manterem desse lado.
Bom crochet e sejam felizes ❤



Até já!
Ana Lado B




2 comentários

  1. Olá Ana, grande responsabilidade esta oferta que te chegou da Mez Crafts. As cores são lindas e (como sempre) estão hiper bem combinadas. No entanto, eu preferiria a almofada! Não que não goste do wall hanging mas porque adoro um sofá cheio de almofadas. Mas como dizes, em caso de enjoo é facilmente transformável noutro item, entre eles, uma bela almofadona. Parabéns, Ana, por teres o reconhecimento das marcas que com certeza apreciam o teu trabalho e te acham (como eu) uma pessoa inspiradora. Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Val, já o disse e não me canso de repetir, são pessoas como tu, criativas e apaixonadas pelo que fazem, que me ajudam a encontrar inspiração nestes trabalhos que também tanto amo fazer e criar. E não escondo que o reconhecimento me inspira e motiva ainda mais, levando-me para outras dimensões, onde as ideias proliferam cada vez mais e me entusiasmam profundamente. É muito bom! Obrigada <3

      Eliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!