Crochet Along, um desafio... e alguma ansiedade

Pela primeira vez, participei numa Cal e fiquei com vontade de escrever umas linhas sobre o assunto. Entretanto, apercebi-me que a autora da cal na qual participei lançou há cerca de uma semana um post precisamente sobre o mesmo assunto, pelo que não me vou estender visto que podem ler as palavras esclarecedoras da Rosina. De qualquer forma, e para que falemos a mesma linguagem, comecemos pelo princípio: o que é uma CAL? é um desafio para a execução de um projecto comum num determinado período de tempo. E o que quer dizer CAL no mundo dos crafts? é a abreviatura de Crochet Along, para o tricot  usa-se KAL,  Knit Along. As Cals propiciam uma outra forma de viver o processo criativo,   fazendo-nos acompanhar por outros crafters para a partilha de conhecimentos, técnicas, opiniões, soluções, ideias, inspirações, um mar de possibilidades. Portanto, durante determinado período de tempo passamos a ter um ponto de encontro cujo factor que nos une é um projecto comum. E agora vamos ao que realmente me levou a escrever estas linhas. Foi uma pergunta que fiz a mim própria: qual a minha relação com as CAL?
Como já referi, participei numa recentemente, e do princípio ao fim, o que me deixou muito satisfeita comigo mesma. Em tempos cheguei a inscrever-me numa outra, mas acabei por não conseguir concluir na deadline proposta. Este é para mim o principal obstáculo para participar em Cals, o período de duração, o que pessoalmente sinto como um factor de recuo. Obviamente que o problema não é das Cal, o problema é meu. Ver-me obrigada a cumprir prazos no meu Lado B é precisamente aquilo que não procuro, traduzindo-se mesmo num factor desmobilizador, excepto quando assumo compromissos com os "discos pedidos" , i.e., as encomendas, obviamente.  Quem me vai seguindo sabe que aqui no meu Lado B gosto de ir fazendo os projectos ao sabor da maré e não de os fazer, se é que me faço entender. Quantas e quantas vezes, sinceramente acho que sempre, estou a crochetar determinada peça, tenho um rasgo sobre uma outra e não descanso enquanto não a inicio também. Estão a ver o filme, não estão? pois, vários projectos ao mesmo tempo é como funciono bem e não considero que seja um defeito, nem pouco mais ou menos. Uma pilha de trabalhos a serem executados em simultâneo é o motor do meu Lado B, ter vários projectos em execução e ir mudando conforme as vontades, conforme o que os meus olhos mais gostam nesse dia ou nesse momento, acreditem que é um enorme prazer que este Lado me dá e do qual não estou disposta a abdicar. Agora, como em tudo o que faço, se sentir que a participação numa cal é uma prioridade, ok, nesse caso siga. Foi precisamente o que me levou a participar na #grannyCAL18 lançada pela autora do Zeens and Roger. Reparem bem: grannycal. Como é que uma apaixonada por granny squares podia ficar de fora? não podia! Pumba, deu-me a louca e atirei-me, mesmo que a semana e meia do prazo limite de execução.  Mas a temática não foi o único factor que me levou a participar, houve outros estímulos como a execução livre, quer isto dizer que o projecto era escolhido por nós, assim como os materiais, portanto aproveitei fios que tinha cá por casa e decidi o tamanho do projecto à medida do tempo que tinha para o executar. Poucos dias é igual a projecto pequeno, então decidi fazer uma almofada. Ei-la ☺
.
Fiz uma almofada de duas faces, um dos lados é desenhado num só quadrado, o outro é desenhado com quatro starburst granny squares. Mede 40cm x 40cm. Mais uma vez segui a minha intuição e o desenho foi nascendo mediante a quantidade de fio e respectivas cores.

.
Consegui concluir dentro do prazo porque escolhi um projecto pequeno, mas foi uma participação de muito curta duração. Não tive tempo suficiente para usufruir do tal ponto de encontro, no caso um fórum de discussão e partilha no Raverly, essa parte fica para uma próxima. Praticamente são lançadas Cals a cada dia que passa e é difícil de acompanhar o ritmo. Nos últimos anos, além desta,  houve outras duas que me despertaram a atenção e me deixaram com muita vontade de participar. Uma foi a Proyecto Colcha 2.0, lançada pela Maria Sommer do De Estraperlo  (que esta semana lançou uma entrevista que fez a Tuija Heikkinen, uma criativa que muito admiro e que vos dei a conhecer muito recentemente aqui no fazbemaosolhos). Inscrevi-me no proyecto colcha 2.0 mas não o concluí... de qualquer forma sei que vou terminá-la, é demasiado bonita para ficar esquecida no fundo da cesta e ficou em lista para o próximo Outono, até porque este desafio não tem um prazo estanque, quem desejar pode ir entrando no grupo criado para o efeito, no fb. Na foto seguinte podem ver os poucos quadrados que fiz e as cores que escolhi conjugar. No final formarão um fantástico efeito de patchwork, absolutamente lindo! Não dá para desistir, não acham???
.
A outra cal que também me deixou de beicinho foi a Spice of Life, lançada pela Sandra do Cherry Heart Acho a manta muito bonita, reuni todas as instruções e padrões e um dia hei-de fazê-la.
E é isto, embora algumas tenham projectos irresistíveis, as Cals criam-me alguma ansiedade por causa dos prazos, mas é claro que reconheço que são uma forma extraordinária para as comunidades se encontrarem e usufruírem de conhecimentos e partilhas. E desse lado, que me dizem sobre o assunto? costumam participar? e qual a experiência que retiram dessa participação? Partilhem comigo as vossas opiniões, estou curiosa e com certeza que os leitores do fazbemaosolhos também. Posto isto, chegou o momento do "até já", e hoje que o Sol nos visitou e os sorrisos já apareceram nos nossos rostos, só tenho a desejar-vos a continuação de dias muito felizes.
Ah, só mais uma coisinha... a Annemarie destacou a minha Manta de Outono na sua Link Your Stuff de hoje, o que me deixou com um sorriso ainda maior, daqueles que nem cabem na cara!!!
Agora sim,


Até já
Ana Lado B



10 comentários

  1. Adoro os quadrados! Tambem tenho a "panca" por eles. E temho.tanta vontad e de fazer uma manta, mas as encomendas dos bonecos naoe deixam tempo. Mas nao hei-de desistir dessa ideia ;)

    Quanto à manta de outono: Adoro-vos! Ainda por cima foi graças a ela que descobri este cantinho tão adorável :)

    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina, vais ver que este ano começas a tua manta! Um dos objectivos do fazbemaosolhos para este ano é precisamente pôr a malta a crochetar uma manta. Vamos ver se, e como, consigo contagiar-vos ;)

      Eliminar
  2. Olá Ana, essas participações em desafios são sempre saudáveis, fomentam relações, trocas de conhecimento, interação. Pessoalmente só particippei uma vez, (numa troca de Natal) e fiquei tão "nervosa" com o prazo e com o projeto que pretendia fazer, que acabou por ser vez sem exemplo. No final, correu bem, mas fiquei ali stressada e com medo de falhar! A almofada está um encanto, mas a manta, bem, não desistas, pois vai ficar um espanto! beijinho, boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que os prazos são irmãos da ansiedade! Ir fazendo, sim. Fazer, fazer, fazer, nem por isso... Mas lá está, uma pessoa quer é participar e trocar experiências e poder participar de vez em quando, quando sentimos que estamos para aí virados, só faz bem. Val, a manta do proyectocolcha2.0 quando terminada irá ficar absolutamente de cair para o lado! Já viste a festa de cor que ela é?! :)

      Eliminar
  3. Adorei estes últimos quadrados.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana! Sim, são muito bonitos e vou mesmo querer terminar a manta, consigo vislumbrar um resultado "Uau!" ;)

      Eliminar
  4. Já os tinha visto no Instagram. Adorei! Estes quadrados são de facto espectaculares!
    E Parabéns! A manta é girissima e merece bem que seja elogiada.

    ResponderEliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!