crochet, cor e ilustração

O que mais adoro no processo de criação de uma peça é precisamente o momento de escolher as cores, é sempre um deleite. São muitas as vezes que primeiro penso as cores e só depois na ideia para a peça que vou fazer com essas cores. Sinto-me como se estivesse a pintar, as cores atraem-me, hipnotizam-me. Neste momento, aqui no Lado B, ando a terminar umas encomendas, ou discos pedidos, como gosto de lhes chamar, mas entretanto estou já a experimentar novas paletas de cor para os próximos projectos fazbemaosolhos. Neste Inverno trabalhei com paletas suaves, tons escuros, discretos, mas a saudade de mexer em contrastes fortes começa a apertar. Apetece-me cor!!!
E é a propósito da vontade voraz de criar contrastes que hoje vos quero apresentar o mundo colorido de Tuija Heikkinen, uma designer têxtil finlandesa com um trabalho que se destaca pelo estilo retro, pela originalidade e pela escolha de grandes contrastes, que para os meus olhos são absolutamente extraordinários. Conheci o seu trabalho através do instagram e desde o primeiro momento que entrei no perfil fiquei completamente rendida às cores e projectos. Através do crochet, do bordado e do tricot, Tuija cria um mundo colorido de formas ilustradas, de texturas e fusão de técnicas. A sua mestria a combinar cores é encantadora, os meus olhos colam-se às imagens adoram e inspiram-se no que vêem. Mais palavras para quê se as imagens valem por si, desfrutem.

todas as imagens que se seguem foram retiradas da net








.
Como sempre, quando gostamos muito é-nos difícil escolher. Não me canso de olhar, as cores e as formas mexem comigo, dão-me energia, inspiram-me. Rodearmo-nos de cor, deixarmo-nos levar pela inspiração e deixar que simplesmente aconteça é qualquer coisa. E desse lado, espero que tenham gostado de conhecer o mundo de Tuija e as possibilidades criativas que ela nos dá, seja com a técnica do crochet, do bordado ou do tricot.  Para mim, o que hoje vos mostrei ultrapassa o simples acto de crochetar, é outra forma de o fazer, é expressão artística.


Até já
Ana Lado B




3 comentários

  1. Olá Ana, sensacional o trabalho dessa artista. Arrisca nas cores e contrastes e obtém imagens maravilhosas. Gosto quando as pessoas misturam técnicas obtendo desenhos que saltam do suporte, ganham volume e vida.Também eu não consigo conceber a vida sem cor. Não tenho medo delas. Pelo contrário, o neutro aborrece-me de sobre maneira. O que partilhas connosco neste post é de uma inspiração e tanto. Beijinho!

    ResponderEliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!