virar a página # memo de Outono

inspiração de Outono  

a árvore dos meus dias

as árvores que me protegem 

Preciso de virar a página e sentir o Outono. Os dias de sol quente vão permanecendo mas ele já está aí, sinto-o, embora tímido. As árvores em frente à minha casa foram podadas, somos acordados por manhãs de nevoeiro intenso e presenciamos os finais de tarde e noite envoltos na neblina. As noites já não dispensam o dito casaco, o vento quando sopra já arrepia a pele, o chão já anda coberto de folhas, os assadores de castanhas andam nas ruas. A chuva, essa...  já devia andar por cá mas ainda não chegou e faz-nos tanta falta.  Nem oito, nem oitenta, muita chuva entedia-me, mas não haver nenhuma preocupa-me. Quero ver as alfaces e as couves, tudo o que conseguimos plantar este ano no quintal, a crescerem viçosas à conta da chuva. Tenho saudades de trabalhar com lã, daquela que só se aguenta nas mãos e no colo quando está frio. Tenho saudades de sentir o cheiro constante do forno na casa. Quero guardar os edredões finos e acrescentar as minhas mantas às camas. Quero que o pai R volte a fazer pão, algo típico cá em casa durante as estações frias. Apetece-me mais Outono. Decidi não tardar mais e já comecei a dar um lamiré outonal ao que vou fazendo, e quero mostrar-vos, numa espécie de memo de Outono. Comecemos por ligar o forno mais vezes, para surpreender a família e o nosso palato.
.
Bolachas de manteiga. São deliciosas e acompanhadas por um café de cafeteira, ui, são de comer e chorar por mais. A receita vi-a num dos episódios da Mary Berry's. A Sra cozinha muito bem, mas atenção que não poupa nas calorias, são receitas bastante tradicionais, mas muito boas. Já experimentei algumas, todas deliciosas, mas só dá para fazer de vez em quando, como estas bolachas carregadas de manteiga. Mas malta, são tão deliciosas! Para mim representam conforto, acompanhadas com café acabado de fazer (agora até suspirei). Vejam a receita aqui. Como vão perceber, acrescentei umas nuances às bolachas. A senhora apresenta-as em três sabores, limão, amêndoa e pepitas de chocolate. Reproduzi as de limão, mas sem as envolver no açúcar mascavado. Em vez de pepitas, que não tinha em casa, juntei granulado de chocolate, daquele com que se enfeitam os bolos, resulta na perfeição. Substitui a amêndoa por granola, que é feita por mim, um destes dias dou-vos a receita. Digo-vos, esta mistura da granola nas bolachas dá-lhes um twist fantástico, ficam absolutamente BOAS! experimentem porque vão gostar.
.
Estes novelos, o artist da Katia, são lã merino. Vão ser transformados numa camisola para mim. Tenho umas ideias, mas ainda não me decidi pelo modelo, apenas imagino algo liso, sem pontos de fantasia, o tinto mesclado já é suficiente para criar efeitos.

.
O projecto da primeira foto tem andado pelo instagram. Entretanto já cresceu e está quase a metade do tamanho final. Está a dar-me um gozo especial, porque o estou a criar de raíz e também porque tem uma pequena história que será contada quando fizer a publicação dedicada ao projecto. Na foto a seguir, pois que não resisti aos novelos que já vos tinha mostrado aqui, apresento o início de mais uma manta granny-square. Adoro-as, acho-as sempre lindas, espectaculares e diferentes, nada a fazer.
E é isto, depois desta partilha sinto que entrei oficialmente no Outono.
Tenham dias de Outono muito felizes!


Até já
Ana Lado B
.

6 comentários

  1. Respostas
    1. Obrigada Graça! com certeza, e como sempre, dão-me muito gozo a executar ;)

      Eliminar
  2. Acho que vamos ter chuva, ela que apareça que nós agradecemos bastante.
    Também gosto do frio e sentir os novelos e agulhas no colo, é delicioso fazer o gostinho aos dedos.Por aí já vi que não falta os maravilhosos novelos da Kátia, são sempre cores lindas, fico a aguardar a postagem desse projeto.
    Já me habituei tal como vocês a ter muitos projectos em andamento, no passado achava como era possível agora estou vacinada.
    Esses teus trabalhos estão a ficar lindos, só espero que não leve muito tempo a finalizar.
    Beijinho grande e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana :) diz que sim, que a chuva vai chegar, mas temo que seja pouca, em tempo e quantidade. A seca é preocupante, sítios há onde a água já não responde às necessidades do dia a dia...
      Também gosto muito dos fios Katia, principalmente quando respeita a fazer peças para vestir. Quanto ao tempo que os trabalhos demoram... o tempo aqui no meu lado b não conta, é uma das preciosidades que este meu lado me dá. Faço-os, termino-os, mas sem prazo. Quando deixar de ser assim, provavelmente tudo isto deixará de fazer sentido para mim. MAS prometo tentar ser o mais célere possível para partilhar convosco o que me sai das mãos ;)

      Eliminar
  3. Gosto tanto dos seus posts 😊 Obrigada 🌼
    Bons trabalhos 💖
    Beijinhos, Susana

    ResponderEliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!