gola (muito) colorida

Hoje terminei uma peça que já estava feita desde a altura em que fiz a manta mesclada, esta aqui. Bom, a questão é que estou mesmo determinada a acabar com estes novelos de fio fino. Quando terminei aquela a que agora apelido de Manta Mesclada (porque é!), alguns novelos ainda ficaram com uma quantidade considerável. Desses, escolhi sete cores que misturadas agradaram aos meus olhos. Lembrei-me de fazer um cachecol, achei que as cores assim o pediam. Hoje quando lhe peguei para rematar as pontas, decidi que seria uma gola e uni os extremos. Ia acabar enrolado ao pescoço e ia, portanto assim torna-se mais fácil de pôr e tirar.

 .
Ficou bem gira. Colorida, descontraída, para usar naqueles dias em que apetece COR!



 .
Como o fio é fino, para que não ficasse com um ar tipo "tripa", fiz-lhe um ponto texturado que acabou por criar um efeito bem mais engraçado do aquele que eu estava à espera. Deixo-vos com uma explicação de como fiz a gola para poderem experimentar. Isto é um daqueles projectos que se fazem durante um fim-de-semana, é muito rápido.

material: 7 cores do fio coral da Miltons* | agulha de crochet nº4 | agulha para coser lã | tesoura
* este foi o fio que usei, mas podem adaptar a outro que tenham. Não guardei as cintas dos novelos aaahh mea culpa... não consigo dar-vos os códigos das cores, mas tanto podem ser estas, semelhantes ou outras, depende do que os vossos olhos gostam.

montagem: eu comecei com a cor mostarda; 42 pontos de cordão + 3 pontos (que conta como um ponto alto); virar o trabalho.

1ªcarreira: crochetar um ponto alto na 4ª malha da carreira anterior; seguir até ao fim com um ponto alto em cada malha da carreira anterior; fica um total de 43 pontos altos; virar o trabalho.

2ªcarreira: crochetar 3 malhas de cordão (correspondem ao primeiro ponto alto da carreira), seguir com um *ponto baixo, um ponto alto*, repetir de * a *. A carreira vai terminar com um ponto alto; virar o trabalho e repetir as carreiras 1ª e 2ª até atingirem o tamanho que pretendem.

Por cada cor fiz 24 voltas/carreiras, num total de 168 voltas.
No final, pegam na agulha de coser lã (sem bico) e unem as duas extremidades.

A minha gola ficou com 1,20m de comprimento. Como vos disse, podem fazer gola ou se preferirem, não cosam as pontas e façam um cachecol e até podem acrescentar umas franjas.

.
E de uma montanha de novelos, já só resta o que vêem neste saco. As opções já estão muito reduzidas mas vos garanto que destes restos ainda há-de sair mais qualquer coisa. Espero ter-vos ajudado a dar uma ideia de como, de forma extremamente simples, se podem despachar de alguns novelos que achem que já estão a ocupar espaço e como é simples transformá-los em peças bonitas que podem usar ou oferecer e fazer as alegrias de quem recebe.
Tenham dias felizes!


Até já
Ana Lado B


9 comentários

  1. Gostei dessa mistura de cores, contrastes lindos.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Tinha visto no insta, e estava desejosa de espreita-la em tamanho grande. Adoro, Ana, numa roupa preta, não precisa mais nada, contrasta e alegra! Oxalá venha aí rapidamente o Outono para a poderes desfilar! Beijinho!
    PS: fiquei penalizada ao saber que ficaste sem a tua casinha de bonecas. Como dizes, é material, mas quando nos tiram as coisas assim sem mais nem menos, coisas que por vezes até só têm realmente valor para nós, sentimo-nos invadidas e agredidas. É horrivel a sensação!

    ResponderEliminar
  3. outro PS: eu achava que estava a perceber a receita, é pá, mas desisto, sou muito ignorante nisto das malhas! Acho que só entendi a 1ª carreira, depois, complicou!hahaha, i need a prof!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Val, é simples! Olha, 1ª carreira: toda em ponto alto; 2ªcarreira: um ponto alto, um ponto baixo, um ponto alto, um ponto baixo,... sempre assim até ao final. Quando estás a fazer pode parecer estranho e até meio torto, mas é assim mesmo. Val, está para muito breve o meu novo item aqui no blog, e sei que vai ajudar-te, está quase... falta o quase :)

      Eliminar
  4. Gostei muito da ideia, vou experimentar!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. E com certeza que vai gostar :) eu vou voltar a este ponto mas num fio mais grosso, acho que também deve ficar giro.

    ResponderEliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!