novelos a mais? então, faço uma manta!





Se tenho novelos a mais é fácil de concluir o seu destino. Amigo não empata amigo e novelo não empata novelo, os novelos estavam a ocupar uma gaveta que eu estava decidida a esvaziar para poder ganhar espaço para outros novelos (!) isto não pára. Tens novelos a mais? gasta-os! Tens espaço para novelos? compra!...
Sabia ter material suficiente para uma manta. Não posso dizer que fiz uma scrap blanket, os novelos estavam abertos, é certo, mas estavam quase intactos. Consegui uma manta de 1,20m x 1,20m aproximadamente, pois não é bem quadrada, embora pareça. O fio é fino, indicado para agulha 3,5. Não uso deste fio, Coral, razão pela qual andavam na gaveta há tanto tempo, uso sim o Miltons, que é o irmão deste, com a mesma paleta de cores mas mais espesso, ideal para algum tipo de mantas que gosto de fazer. Como não gosto de trabalhar com fios muito finos pensei de imediato em dobrá-lo e como queria suavizar as cores e dar luz à peça misturei branco com todas as outras cores, e foi a única cor que tive de comprar. Portanto, manta trabalhada a dois fios, com agulha 6. Ficou um trabalho de baixo orçamento e, aos meus olhos, com um excelente resultado final.

aqui ainda em execução



.
Com certeza que já repararam que não tem barra. Terminei-a e gostei de a ver assim, a cru.


.
Quanto aos novelos, embora quase todos gastos ainda fiquei com algumas cores, e agora sim posso dizer que são restos, excelente oportunidade para criar mais uma peça. Nada se perde, tudo se aproveita.
Dias felizes!


Até já
Ana Lado B


14 comentários

  1. Maravilhosa manta 💚 Trabalhos inspiradores, como sempre, uma alegria quando há publicações novas 💛
    Beijinhos, Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Susana :D tão bom ler essas palavras!!! e já estou a preparar uma nova publicação, não tarda nada aqui estará!

      Eliminar
  2. Adoro o efeito mesclado Ana ! Nas minhas peças em crochet eu gosto de usar a lã Coral ou semelhantes em espessura com agulha 3 ou 3,5mm não gosto de espessuras mais grossas acho que fica muito pesado e cansa-me muito as mãos. Adorei o efeito log cabin ! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos o oposto no que respeita à espessura dos fios. Para mim quanto mais espesso é o fio mais gozo me dá :D tudo o que seja para trabalhar abaixo de agulha 4 já penso duas vezes eheheh Mas tens razão, cansa muito mais as mãos. O Coral trabalhado em duplo, desde que com agulha maior, claro, fica muito leve e macio, tens de experimentar ;)

      Eliminar
  3. Que lindaaaaaa! Cheia de cores alegres! Parabéns minha querida por mais um lindo e inspirador trabalho!
    Beijinho enorme

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana :)
    Mas que Manta diferente, chama se SCRAP ?Ou LOG CABIN, diz a maiga Susana Andrade aqui em cima .Nunca tinha visto crochet feito desta forma , parece ser um ponto facil, o ideal para mim.;)
    E essa de novelo não empata novelo está top :D:D:D
    As tuas fotos ficam sempre tão giras ...... love it
    bj grande e bom fim de semana
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lulu, quase que podia ser as duas coisas. Como "scrap" é sobra/resto e os novelos que eu usei estavam muito generosos em termos de metragem, não posso afirmar que é uma manta feita de sobras de lãs. Portanto, risca Scrap :D Log Cabin aplica-se bem, porque é precisamente o efeito que produz. Estás a ver aquelas casas feitas com troncos de madeira sobrepostos? penso que seja por isso que chamam assim os trabalhos que produzem este tipo de efeito. Termos UK... got it? ;)
      Ahahahah mas olha que é mesmo, novelo não empata novelo, nem pensar. Se está a mais, transforma-se!

      Eliminar
    2. Um excelente fim-de-semana para ti <3
      bjs*

      Eliminar
  5. E que bem que resultou! Ficou simples, despretensiosa e muito alegre.
    Obrigada pela partilha e continuação de bons trabalhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico tão feliz com "simples, despretensiosa e alegre" não se pode querer mais! Muito obrigada :D

      Eliminar
  6. Adorei, Ana! se não dissesses eu achava que a linha era matizada e não dois fios juntos. A combinação de cores ficou sensacional e o efeito log cabin (sim, é log cabin, foi logo a primeira coisa que reparei porque faço em patchwork e adoro)nunca tinha visto em crochet! muito bom mesmo, aproveitares novelos e ainda resultar numa peça que parece pensada de raiz. Quer dizer, pensada, foi, mas para aproveitar o que havia em casa, gosto desses desafios (menos o branco, mas foi por opção). beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Val, nem imaginas, quero dizer, penso que provavelmente até consegues imaginar, a quantidade de novelos que andam aqui por casa, são caixas e caixas cheínhas!!! Preciso mesmo de os "despachar" então esta vai ser a época dedicada a destralhar novelos... para dar espaço a outros eheheheheh
      Fico feliz por gostares :) obrigada!

      Eliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!