A Candy Sugar e outras coisas

Apresento-vos a Candy Sugar.
Coitada, esteve quase duas semanas à espera do meu tempo para a fotografar, mas cá está, cheia de luz.


Ficou com 0,90m X 0,97m, uma boa medida para manta de colo
.
.
Podem ver neste e neste posts como fiz os losangos.

.
Hoje falo-vos de fios que tenho usado nas minhas mantas. Para a candy sugar usei um fio acrílico que trabalhei com agulha 9. É o mesmíssimo fio que usei na minha Manta em Vs, é macio, certo, e trabalha-se muito bem, encontram-no aqui. São fios económicos, com cores que me agradam, mas atenção porque nem todos surtem bons resultados, como o caso do acrílico de espessura mais fina com o qual fiz o meu xaile folk, o fio é certo mas falta-lhe a suavidade que o mais robusto tem. É pena, porque a paleta de cores que apresenta é excelente para meu gosto, mas de facto a qualidade deixa um bocadinho a desejar. De qualquer forma o tal acrílico mais fino, que trabalho com agulha nr.5, dá para fazer trabalhos que não exijam em demasia, como por exemplo as mantas para as minhas quatro peludas de quatro patas. As mantas ficam com cores lindas e elas não se queixam da qualidade do fio, é só vantagens. De qualquer forma em breve vou querer experimentar o 100% algodão rústico desta marca, e veremos o que acontece, depois digo-vos.
Como os trabalhos que faço são essencialmente decorativos, mantas, almofadas, sacos, etc, e por vezes atingem grandes dimensões, como o caso de algumas mantas, gosto de usar fios acrílicos, desde que cumpram os requisitos mínimos, claro está. Quando procuro fios tento sempre encontrar uma qualidade muito razoável, cores que me preencham e um bom preço. Ora, o orçamento é deveras importante, repare-se que só nos dá duas possibilidades, poder ou não poder avançar com as ideias que temos. Se eu insistir em trabalhar unicamente com fios de alta qualidade, esqueçam, não consigo dar aos meus trabalhos as dimensões que muitas vezes pretendo porque o investimento tornar-se demasiado alto e o meu plafond não o permite. Dou-vos um exemplo, quando fiz a Manta Jardim de Liláses para oferecer à minha filha, decidi fazê-la em lã com mistura, queria fazer uma manta que a aquecesse bem nos dias frios quando pulasse para o sofá. Escolhi um fio em meadas, com boa qualidade, fabricado pela Brancal. A manta nem sequer é muito grande e o fio nem sequer é muito caro, nada disso, mas mesmo assim gastei quase setenta euros na lã. Se quisesse fazer uma manta idêntica mas com medidas de cama de casal, o valor dos materiais mais do que duplicava. Tudo perfeito, claro, qualidade é qualidade e existem muitos fios irrepreensíveis que valem cada cêntimo que damos por eles, não é essa a questão, não se trata de discutir o preço da qualidade mas sim de encontrar alternativas que dignifiquem os nossos trabalhos e que não nos impeçam de lhes dar o tamanho que quisermos por motivos orçamentais. À velocidade que eu gosto de fazer mantas tem mesmo de ser assim. Posto isto, outro fio que gosto muito de trabalhar é o Miltons , da BMG, e no caso também prefiro o fio mais espesso, trabalhado com agulhas 5 ou 6. Gosto de trabalhar fios robustos, adoro, e tudo o que se trabalhe abaixo de agulha 5 para mim é já demasiado fininho. As mantas Pop24 e Floresta foram feitas com o miltons e ficaram fantásticas. E tenho a dizer que já lavei a manta floresta mais do que uma vez e está como nova, absolutamente perfeita. Até agora já encontrei fios interessantes, é um facto, mas existem tantos fios no mercado para experimentar que a minha demanda vai continuar. Recentemente investi noutro que surgiu há pouco tempo, em breve mostro-vos qual e o que ando a fazer com o mesmo. Por hoje é tudo. Espero que tenham tido um óptimo feriado e desejo-vos um fim-de-semana ainda melhor.


Até já
Ana Lado B


9 comentários

  1. Tão linda esta mantinha, adorei. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que lindaaaa!! Parabéns!
    tenho passeado por aqui e não posso de deixar de dar os parabéns, este blog está cada vez mais bonito e acolhedor. E sempre com trabalhos lindos!!
    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. A Candy Sugar é maravilhosa <3 acho que já o disse :-)
    E já me tinha questionado sobre quais seriam os fios/linhas que usa nos seus trabalhos. E cá está um post a "responder" à minha questão :-) Apaixono-me muito facilmente por novelos e quando vou às retrosarias imagino sempre o que poderia fazer com estes ou aqueles :-).... Resultado:um gavetão cheio de novelos à eapera de serem transformados (li esta expressão no seu blog, algures, e eu própria já a tinha pensado para mim :-))
    Mais uma vez, os seus trabalhos são maravilhosos e o seu blog, com tudo o que inclui, e também me refiro aos links, são uma verdadeira inspiração. Obrigada <3
    Susana

    ResponderEliminar
  4. A tua manta candy sugar está lindissima !
    Acho impressionante a foram como conjugas a cores resultando sempre na perfeição .
    Adorei mesmo este ponto e trabalho ficou lindo !
    Bom fim de semana
    Lulu

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana, mais uma manta linda!tens muito jeito para isto, é o que é! jeito e gosto, claro! Gostei de ler sobre os diferentes tipos de fios (isto diz-se, fios?) mas mais uma vez veio ao encontro daquilo que penso: que são tantas as qualidades à venda no mercado que só experimentando e tornando a experimentar é que se começa a conhecer! e até tu que és expert, vez por outra lá te enganas e o resultado não fica o que esperavas! Tenho visto tanta coisa linda no instagram (suspiros), ando à espera que venhas a Lisboa, vou encher-te de perguntas hahaha!!

    ResponderEliminar
  6. Ana! Não recebi o teu e-mail 😢 e também não consigo encontrar o teu para te escrever!! mundodatatas@gmail.com Escreves -me PF!? Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Ana! Não recebi o teu e-mail 😢 e também não consigo encontrar o teu para te escrever!! mundodatatas@gmail.com Escreves -me PF!? Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!