Cores candy sugar

Ando a terminar trabalhos que andam na cesta há uns tempos. Após ter terminado o Xaile peguei neste que hoje vos mostro. Comecei-o no início do ano, queria experimentar as cores e também o modelo em losangos. O projecto andou pela fase  faz e desmancha durante algum tempo. Da última vez que o desmanchei tinha já mais de um quarto dos motivos unidos mas olhava para o resultado e não me agradava, os meus olhos não se convenciam do que viam. O problema residia no factor "como unir os losangos?". Existem várias técnicas para o efeito e eu imaginara uma mas não estava a conseguir reproduzi-la. Finalmente, encontrei um caminho, que no início parecia um quebra-cabeças mas após duas carreiras apanhei-lhe o jeito. Num post futuro mostro-vos onde aprendi esta união e também como se fazem os losangos.
.
Estes tons marcam os anos cinquenta. Em determinada altura dos anos oitenta passaram pela moda, tipo flecha, lembro-me muito bem das raparigas vestidas com estas cores, parecíamos um desfile de gelados! Agora estão de regresso à decoração retro e vintage, tão em voga. Não as uso na minha casa, pensando bem não é bem assim, tenho algumas salpicadelas destes tons pela minha cozinha, em pequenos objectos e acessórios. Embora sejam cores que não uso com regularidade reconheço a harmonia, serenidade e  romantismo que transmitem. Tudo depende da forma como as olhamos e decidimos usá-las. Sigo uma blogger que é designer de interiores e que faz muito uso destes tons, com resultados muito felizes. Espreitem aqui  , é um dos inúmeros exemplos que aparecem no blog. Outro exercício que podem fazer é o seguinte, experimentem colocar no vosso motor de busca the colors from fifties e entrem pelo link imagens. É um mundo! Guardem umas horinhas para andarem por lá.
Eu quis experimentar uma paleta com estas cores e sem dúvida que os losangos acertam na mouche, um desenho minimal que cria um efeito surpreendente, acrescido ao facto de também estar muito em uso no design actual.

.
.
Já adivinharam o que estou a fazer, certo? Pois é verdade, mais uma pequena manta. Sou uma mantaólica sem grande esperança de recuperação :) Mas as mantas de pequeno formato são extraordinárias para experimentarmos pontos e efeitos, daí a minha insistência em fazê-las... ok, também é vício. Não tenho culpa... olho para cores e vejo quase sempre mantas!
Esta experiência com cores candy sugar reafirma a minha visão sobre o conceito de cor - mesmo quando achamos que pouco nos dizem devemos pegar-lhes e experimentá-las, há sempre uma proposta que nos coloca um sorriso nos lábios. Em breve a minha Manta Candy Sugar ficará pronta, mas para isso ainda tenho de fazer as outras diagonais de união, rematar as pontas e fazer uma barra a toda a volta... está quase.


Até já
Ana Lado B



6 comentários

  1. Gosto, Gosto, Gosto muito !!! Ansiosa pelo resultado final ;o) Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Vai ficar espetacularmente vistosa e será um sucesso! Bj

    ResponderEliminar
  3. Love the colours! I'd really like to try that pattern...yours looks great!
    http://soldenochedecocrochet.blogspot.com.ar/

    ResponderEliminar
  4. Gira Ana :)
    Mais um projeto que está a ficar lindo :)

    ResponderEliminar
  5. Adoro as cores, Ana! saíste da tua zona de conforto, mas como sabes brincar com os tons, continua a resultar muito bem! Nos anos 50 até as cozinhas tinham estas cores, lindas! e ainda ontem vi uns pratos em verde menta que me fascinaram! mas depois pensei justamente o que falas: como não tenho quase nada (ou nada mesmo) em casa que ligasse com aquela cor, deixei-os ficar! beijinhos!
    PS: quero muito ver-te quando vieres a Lisboa!!

    ResponderEliminar
  6. Um trabalho lindissimo! A conjugação das cores ficou absolutamente perfeita:)
    Manuela

    ResponderEliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!