Abertos e fechados

Abertos e fechados, ou crochet de filet, muito fácil de executar e produz grandes efeitos. Quando era miúda e aprendi a fazer crochet, fiz vários pequenos trabalhos com esta técnica. Lembro-me de uma almofada, de uma camisola, de umas barras para os armários da cozinha da casa da minha mãe... pena não saber onde estão guardados. Era giro voltar a vê-los. Nos dias de hoje para que estes trabalhos sejam bem conseguidos, isto é, para que ganhem um aspecto actual, tudo é contabilizado para o resultado final: as conjugações de cor, o tipo de fio, a espessura do mesmo, o gráfico/desenho e a escolha do modelo pretendido. Hoje deixo-vos o gráfico que desenhei para a manta Benedita Spring.
.
Se repararem, na mudança de cor existe uma carreira que se repete, ou seja, a última carreira de uma cor e a primeira da cor seguinte, são sempre iguais. É simples, só há que estar atento às contagens dos pauzinhos. A vontade de pegar num set de cores e fazer uma manta com abertos e fechados era já uma ideia fixa e como o casaquinho da Benedita gastou tão pouca lã, surgiu a oportunidade de fazê-la. Ficou tal como imaginei, colorida, divertida e actual.
.
.
Gosto tanto de ver estas cores juntas. O modelo que me inspirou para a execução desta tem cores diferentes, mas também muito bonitas, a da Illaria. Aliás, ela tem duas versões de cores para o mesmo gráfico. Todas estas mantas criam losangos, efeito que gosto particularmente, mas existem milhentas hipóteses de desenho. Eu tenho já outro gráfico desenhado, bastante diferente deste. Hei-de pegar-lhe neste Verão, vou divertir-me a ver o desenho a aparecer e a apreciar o resultado. Se nunca experimentaram crochet de filet, aqui têm a oportunidade. Podem começar pelo gráfico (muito simples) que vos apresentei hoje, adaptem-no ao modelo que vos apetecer, façam as vossas mantas, almofadas, pegas de cozinha, sacos, camisolas, coletes, o que quiserem. Com uma, duas, muitas cores, peguem nos materiais e dêem asas às vossas ideias.


Até já
Ana Lado B


13 comentários

  1. Este crochet, "O" crochet, trás-me tantas memórias :)
    Ficou linda a manta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Traz, não traz!? Depois de ter publicado o post lembrei-me de mais uns trabalhos que fiz em filet e não é que fui procurá-los e os encontrei! São mais recentes do que os outros de que falo neste post mas mesmo assim já têm mais de vinte anos. Uma blusa de alças e uma colcha, quer dizer, quase colcha porque nunca a acabei...

      Eliminar
  2. Love that pattern!!! Gorgeous blanket and lovely colour selection
    http://soldenochedecocrochet.blogspot.com.ar/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you Cintia! Now you have to do your blanket, you also know how to play with colors ;)

      Eliminar
  3. Maravilhosa <3 Gostei muito!! Tanto tanto tanto! Sou fã de "colorido", as mantinhas são a minha peça para bebé preferida. E neste ponto ficou maravilhosa!
    Acho que já comentei algumas vezes as suas publicações 😊 e desde que conheci o seu blogue e os seus trabalhos, também fiquei sua fã! Gosto muito de vir até aqui e ver 😊 faz mesmo bem aos olhos <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana! Fico tão feliz com as suas palavras, muito, muito obrigada. Tão bom sentir olhos a sorrir :))

      Eliminar
  4. Bom dia Ana :)
    Parece ser fácil este ponto filet,uma boa inspiração para mim.
    Quero ainda fazer uma manta para o quarto da minha filha,estou tentada a fazer este ponto .
    As tuas cores escolhidas estão o máximo,adoro .
    Bom domingo
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito fácil Lulu, como disse, só temos de estar atentos à contagem dos "pauzinhos". Este desenho é dos meus favoritos e olha que para quem goste de trabalhar lãs espessas (o meu caso!)este ponto funciona muito bem e a manta faz-se num abrir e fechar de olhos ;)

      Eliminar
  5. Olá! Your blanket is fantastic, pretty color combination and great pattern! ♥ Have a good week :-). Greetings from your new follower Nata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello Nata and wellcome to fazbemaosolhos! Thank you so much for your words, make me very happy :)

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Olá Ana, o meu sonho é fazer um pouco de crochet (ia escrever fazer crochet como tu, mas seria um pouco demais hehe), pelo menos sentir-me um pouco mais à vontade com as lãs e as agulhas. Gostava imenso de aliar um pouco de crochet às minhas costuras. Ultimamente depois que aprendi no youtube um barrado que é o mais fácil do mundo, tenho-o aplicado em todo o lado, só para treinar e divertir-me. O meu problema é ter dificuldade em ler as "receitas" (julgas que percebi alguma coisa da que postaste? só sentando com muita calma e refletindo bastante é que chego lá, se chegar!) e também não conhecer os fios nem as agulhas adequadas. Aqui em Columbia, onde estou agora, lembro-me sempre de ti, porque nas lojas de DIY têm prateleiras e prateleiras de novelos! tirei fotos para te mostrar. Essa manta tá um espanto, não preciso dizer o quanto aprecio a tua mistura de cores!!(emojis com coraçõeszinhos nos olhos!!!)Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Val, se eu me apanhasse nessas lojas... ai, ai, ai, ia querer trazer tudo! Fico desejosa para ver as fotos, pelo menos regalo os olhinhos :)) Sabes, tenho já umas idas marcadas a Lisboa e numa delas hei-de contactar-te para marcarmos um frente a frente, tomamos um chá e dou-te umas dicas para te ajudar a ler as "receitas" de crochet simples, como esta que postei, e também sobre fios. beijinhos e diverte-te muito por aí ;)

      Eliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!