Mantas novas # Memo

Sei que já se aperceberam mas... o que mais adoro fazer em crochet são mantas. Grandes, pequenas, médias, minis, tanto faz. São uma paixão. É muito reconfortante fazê-las. Fazem-me muito bem aos olhos e não só. Enquanto as faço organizo os meus pensamentos. É absolutamente relaxante. E com o Outono já instalado no calendário, o que apetece? Mantas!  Do início do Outono ao final do Inverno gostava de conseguir fazer três. Estou cheia de vontade! não sei é se terei tempo... vamos lá ver como me vou sair a conciliar os meus dois Lados. No stress, se tiver de passar alguma para o próximo Outono, seja. Mas de facto tenho três pensadas. Uma para a minha C, outra para o meu R mais novo e uma outra de uso geral. As duas primeiras ficaram prometidas desde que fiz a Manta Floresta para o quarto do meu R mais velho. A terceira manta será para ter pela sala, à mão de semear, para nos aquecer nos dias frios quando estivermos a ver filmes ao fim-de-semana, quando a chuva, o vento e o frio baterem nas janelas, vai saber pela vida!

Cada uma terá cores distintas e os modelos também vão variar. Confesso que ainda estou a decidir-me por duas delas, pelos modelos porque quanto às cores já tomei decisões.  Começo por vos mostrar as cores escolhidas para a manta da minha C. São cores com que ela se identifica. Andei às voltas com as tonalidades mas consigo imaginar efeitos bem interessantes. Para esta manta o modelo não está decidido. Andamos em estudos e pesquisas... gostamos de tantos que se torna difícil fazer uma escolha.


Este plano foi criado com cores da Stylecraft. Quero encomendar os novelos Special DK para a execução da manta da minha C. Isto porque, além de ter muita curiosidade em trabalhar com este fio por causa do blog da Lucy, a Fátima do Lavoresfl  fez uma encomenda dos kits da Lucy e deu-me muito boas referências acerca deste fio, e já está a executar uma manta em zig-zag que está a ficar bem bonita!

Segue-se a paleta de cores que escolhi para o meu pequeno R. Esta não foi difícil, o pequeno R elege sempre duas cores: azul e vermelho, as suas preferidas. Estas meadas comprei-as ontem na baixa do Porto. É a primeira vez que vou trabalhar com este fio que tem tudo para resultar. Também é 100% acrílico, ideal para este tipo de trabalhos. Há quem odeie e se arrepie só de ouvir falar em acrílico e prefira só lãs. Mas, muito sinceramente, para estes trabalhos um bom acrílico resulta muito bem, além de que não é tão dispendioso. Uma manta em lã é outra loiça, claro que sim, mas para mantas de tamanho médio ou grande é preciso ter um bom orçamento disponível, podem ficar até duas, três ou mesmo quatro vezes mais caras. Eu tenho uma manta XL toda feita em lã. Ela é muito anterior a este blog, muito mesmo, daí nunca a terem visto. Um destes dias fotografo-a e mostro-a. É linda! Mas se a quisesse repetir e a executasse com fio acrílico, ficaria linda na mesma, muito mais acessível e mais leve. O acrílico é um fio muito leve e para as mantas revela-se ideal.


E por fim, a paleta que se segue é para a Manta da Família (será que esta já tem nome?!), a tal que ficará a uso pela sala. Ainda não sei se serão novelos Special DK mas entretanto as cores do plano também são desse fio. São cores contrastantes, bem ao meu gosto, e que já existem num outro elemento da nossa sala, um maravilhoso tapete em ponto de arraiolos, que foge por completo ao tradicional, feito pela minha sogra. Foi escolha minha, desenho e cores. A sogra diz sempre "deu-me muito trabalho mas gostei tanto de o fazer... é diferente". E é, e também muito bonito. Fica aqui um pormenor da barra (desculpem-me a foto mas a luz não estava boa e ficou desfocada).


O que eu ainda não vos disse é que, e a culpa é da minha almofada Lollipop, comecei a experimentar uns quadrados iguais mas com outro tamanho e cores muito mais fortes. Já tenho doze, que representam precisamente metade dos que preciso. Mais uma manta, é verdade. Sou mesmo louca! Qualquer dia tenho de comprar um armário só para as mantas. Mas pode ser que esta também vá parar a casa de alguém, quem sabe. Em breve mostro-vos a minha Pop24. Está combinado.
Entretanto, mas não sem terminar um ou outro trabalho que ainda andam na agulha, vou começar a tirar amostras dos modelos para estas outras e faço questão de as ir partilhando convosco, assim também podem experimentá-las. É bem, não é? Ah, e as cores que eu escolhi, gostam?

Até já
Ana Lado B

3 comentários

  1. Ana , as cores que mostras são super giras ! Eu também gosto muito de fazer mantas mas não sei bem porquê prefiro-as grandes, bem grandes e isso é logo um obstáculo para sequer arriscar começar e depois o orçamento também conta, a maior manta que fiz custou-me só em lã uns 72 euros, 2,250 kg em lã acrilica de bebé. Não gosto de usar lãs grossas para mantas em crochet prefiro as lãs ainda que acrilicas de espessura recomendada entre 3 e 3,5mm não gosto nada de trabalhar com espessuras maiores, cansa-me mais as mãos. Força com as mantas para alegrar a casa e nos aquecer nos dias mais frios ;o)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem imaginas o quanto estou desejosa de as começar mas até ao momento ainda não consegui organizar o meu tempo de forma a ter umas horas soltas. A primeira manta vai ser a do meu pequeno R, a dos azuis e vermelho e ando a decidir-me pelo padrão que lhe vou aplicar... ainda não sei. Mas este fim-de-semana já vou ter um tempinho para me debruçar sobre o assunto. Realmente, gostos são gostos :) imagina, comigo é precisamente o contrário, embora goste de trabalhar mantas com fios mais finos, as minhas preferidas são as que faço com agulha 4 ou 5! Conheces a minha Manta Floresta? Executei-a com agulha 5, fi-la num instantinho e ficou muito bonita e macia. Mas claro que tudo depende dos efeitos desejados, do tipo de fio e sim, principalmente dos gostos de cada um. É mesmo assim, somos todos tão diferentes e ainda bem! Um grande beijinho ;)

      Eliminar
  2. Também já ando com apetites para as lãs :) Mas outros trabalhos têm de ser terminados antes, senão depois já não consigo largar as lãs :D :D E essas cores despertam tanta vontade ;)
    Escolhas bonitas ;)

    ResponderEliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!