Estas coisas pegam-se!

Nesta publicação também não vos vou falar de crochet. Vou falar-vos do Lado B de outra pessoa que me é muito próxima. Há sempre alguém ou "alguéns" ao nosso lado que nos incentivam e encorajam para os passos que vamos dando na nossa vida. Eu tenho a sorte de ter algumas pessoas assim muito perto de mim, pessoas que se entusiasmam comigo e me ajudam a crescer com ideias que vou tendo. Mas o que é mesmo fantástico é quando as vontades se pegam. Eu explico. O meu R grande, refiro-me ao pai dos meus filhos, é um dos grandes alicerces das escolhas que faço na minha vida, mesmo no que respeita ao meu Lado B. Acompanha-me desde o primeiro dia em que pensei criar este blog, disse-me logo força, avança. Não há um único trabalho que eu faça que não lhe mostre e não lhe peça a opinião. Gostas das cores? achas que combinam bem? pensei fazer uma manta assim... pensei fazer uma almofada assado... e ele tem sempre uma opinião para me dar e muitas das vezes também acrescenta pontos às ideias. Aliás, ele vê muitos mais trabalhos do que vocês porque existem alguns que não vêm aqui parar. Mas voltando ao assunto, o que eu estou a querer dizer é que estas coisas pegam-se! Isto dos hobbies e do entusiasmo que nos dá. De tanto me ver dedicada ao meu hobbie, começou a investir também mais tempo no dele. Não, o pai R não faz crochet, embora de vez em quando fique a olhar para os movimentos que dou à agulha e aos fios e balbuceie qualquer coisa como  até que conseguia fazer isso...O pai R dedica-se a outras andanças. É apaixonado por escultura e por tudo o que implique construção. Hoje quero muito mostrar-vos uma das experiências que ele tem andado a fazer. Cá está.


Primeiro esculpiu a máscara em barro. Não tenho fotos dessa fase, fê-la há já alguns anos e assim que tirou o molde à mesma, desfez a escultura, provavelmente até reaproveitou o barro, não sei e nem ele se lembra. Mas o que vemos nas imagens acima é o seguinte: 1.molde em gesso 2.parte interior do molde, a qual leva uma espécie de cera 3.papel embebido em água é moldado ao molde 4.depois de seco retira do molde e aparece a figura 5.dá-lhe uma base branca 6.começa a fase da pintura e quando terminada fica como está na fotografia que se segue.


É uma máscara de arlecchino, ou arlequim, uma personagem da commedia dell arte, uma forma de teatro popular que aparece em Itália no séc. XVI. É uma personagem que a maioria das pessoas conhece não como originalmente surgiu mas como o colorido e romantizado arlequim que surge cerca de duzentos anos mais tarde em França. O Arlecchino original era um zanni, personagens que representavam a classe social mais baixa, um criado e aquele que dividia o público, que o baralhava. Por um lado era muito amoral mas por outro criava sempre uma forte empatia, pelo seu lado engraçado e muito divertido (um palhaço). Reparem como tem uma espécie de um alto que aparece no lado superior direito da máscara. É uma verruga, mas há também quem defenda que é um corno e que de certa forma simboliza o seu lado diabólico por ser muito brincalhão e enganador, um verdadeiro bufão.

E pronto, foi isto que hoje vos quis mostrar. Não tem nada de crochet, absolutamente. Mas como já o disse, às vezes vai-me apetecendo falar-vos de outro tipo de coisas, mesmo que não sejam sobre o assunto das agulhas e linhas. Gosto tanto desta máscara e fiquei tão contente pelo resultado que o meu R conseguiu que não resisti em colocá-la aqui.

Prometo muito crochet nos próximos tempos. Aliás, tenho já três trabalhos terminados para vos mostrar e estou desejosa de o fazer. Estou já a preparar os posts, que em breve começarão a surgir.

Gosto muito de vos ter por aqui e também de vos ir dando a conhecer um bocadinho mais sobre mim e este post foi isso mesmo. Apesar de estar focado num trabalho que não é meu, provavelmente revela um bocadinho daquilo que eu também vou fazendo ;)

Até já
Ana Lado B

4 comentários

  1. Adorei a peça!!!
    Também ando com vontade de experimentar novos materiais!!!
    Bjoca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gostei tanto! Já lhe pedi uma série delas para colocar numa das paredes cá de casa :)
      bjs

      Eliminar
  2. Gostei muito, muitosparabéns ao teu R.. Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!