Camisola # parte 2 - final

Não tarda nada faz dois meses que publiquei a primeira parte deste post, aqui. Desculpem a demora mas, como é hábito meu, fui metendo outros trabalhos pelo meio e este ia fazendo conforme me apetecia e nem sempre me apetecia. Não por nada, somente porque sou assim mesmo, entusiasmo-me com novos projectos e vou iniciando vários. Não se pode ser perfeito. O que interessa é que já tenho a minha camisola de Verão e embora Agosto esteja terminado, o que sabemos é que Setembro ainda nos vai trazer dias quentes e portanto posso concluir que a terminei na melhor altura. Como vêem, nada acontece por acaso.
No post anterior  fiquei na fase da parte de cima da camisola.


Após esta atingir o tamanho pretendido, e para se saber qual é vamos dobrando o trabalho ao meio e medindo, ou mesmo experimentando, para definirmos quando queremos parar e passar à execução do corpo. Após essa decisão tomada e sabermos quais os lados das mangas (que são os mais pequenos) podemos começar por crochetar o corpo (frente e costas) da camisola. Atenção, não existem frente nem costas pré-definidas. São exactamente iguais. Essa escolha é feita por nós. Se têm preferência por um dos lados podem inclusive colocar uma marca interior no decote (uma etiqueta), para definirem as costas e a frente. No caso da minha acabei por definir que as costas seriam todas em cinza, unicamente com o remate do cós em verde e a frente teria uma barra em verde.



Ah, pois é. Acabei por ser eu o modelo... é o que se arranja. Posso dizer-vos que tinha outra ideia para a apresentação da camisola mas acabou por não se proporcionar e não quis adiar mais o assunto, portanto o pai R fez o favor de me fotografar.
Mas como crochetar o corpo? É muito simples. Começamos por um dos cantos e crochetamos, tanto no início da carreira como no final, dois pontos altos nos cantos V. Fiz um pequeno gráfico e uma amostra para visualizarem.




Depois é só continuar OU sempre com dois pontos altos no início e final de cada carreira OU fila sim, fila não. Depende do efeito desejado. Na minha quis experimentar um evasé bem marcado e portanto optei por fazer os aumentos em todas as carreiras. Quanto à altura do corpo também depende do pretendido. Se curta, se "normal", se comprida, e se quisermos um vestido também é possível, é só continuar até atingirmos a altura desejada. Por acaso esta ideia do vestido é bem interessante. Ora aqui está outro desafio, mas não para agora. Continuando, quando atingirmos o tamanho pretendido, fazemos uma última volta em ponto baixo, para o remate. Por fim, rematam-se, pelo avesso, todas as pontas e cosemos as costuras laterais. E ainda por último, fazemos um remate em ponto baixo nas mangas. Com as mangas passa-se o mesmo que com o corpo da camisola, se as quisermos mais compridas é só continuar a crochetar, da mesmíssima maneira que crochetamos o corpo.

Estas partilhas que vou fazendo, entenda-se, não servem para quem não tenha alguns códigos das técnicas de crochet mas também não são para a malta expert na matéria. São dicas que ficam entre uma coisa e a outra. Assim como eu, não sou nem propriamente uma naba mas também não sou nenhuma expert.
Espero ter-vos ajudado a criar uma camisola fácil de ser executada. Eu estou com a sensação de missão cumprida e isso é bom.
Sejam felizes e crochetem muito porque sabe muito bem!

Até já
Ana Lado B

8 comentários

  1. Respostas
    1. Obrigada! :)
      Para a estação fria que se avizinha vou experimentar fazer uma com mangas. Deve ficar bem gira.

      Eliminar
    2. Sim, sim! E, calculo que se só se dividisse as mangas mais abaixo, ficaria uma capa/poncho espectacular!

      Eliminar
    3. É verdade. Este modelo é muito versátil. Casaco ou colete, também é possível.
      Isto é que é dar "pano para mangas"! :)

      Eliminar
  2. Olá Ana, gostei da camisola em crochet, é a minha cara rsrsrsrsrsrrs, gosto de trabalhos bonitos, simples e jovens! Assenta bem na modelo que espero apareça mais vezes... quem melhor do que o autor da peça para passar o modelo.
    Bom fim de semana.
    Bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico tão feliz por essas palavras, muito obrigada! :))
      Pois, a modelo é um bocadinho envergonhada eheheh mas ter aparecido, mesmo sem cabeça ou de costas, já é um início :)
      beijinhos e um belíssimo fim de semana

      Eliminar
  3. Giríssima!
    Apesar de ser um modelo relativamente simples, faz um efeito muito bonito.
    Um beijinho e bons trabalhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) obrigada
      é verdade, é muito simples, e este inverno estou tentada a experimentar uma com mangas, também deve ficar muito gira.
      bjs

      Eliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!