Cá em casa gostamos!

Não estava nos meus planos da semana fazer esta publicação mas em conversa com a Maria da Graça do blogue Crochetando... momentos! surgiu o ensejo de criar o post. Falava a Maria da Graça de Lentilhas, que eu adoro, e eu disse-lhe que havia uma receita que "me tirava do sério". E cá está ela!

É uma receita adaptada. Adoro cozinhar (pratos salgados, doces nem por isso...) mas raramente sigo uma receita à letra. E existem razões, sendo a primeira de todas a vontade de (re)criar. Existem também aqueles momentos em que não temos todos os ingredientes descritos mas a vontade de a experimentar é tanta que fazemos com os ingredientes que temos à mão. Caril de Lentilhas é o que vos vou mostrar. A receita original é do livro "Refeições em 15 minutos" do Jamie Oliver, e soma mais ingredientes do que estes que vos apresento. Mas lá está, nem tudo é fácil de encontrar e portanto a solução é fazer com os elementos que temos em casa, substituir os que não temos por outros idênticos e subtrair alguns que não estejam ao nosso alcance... testar e ver o que acontece.

Primeiro, as lentilhas. Eu faço esta receita ora com lentilhas vermelhas, ora com as verdes (a original é com vermelhas). Começo por colocar as lentilhas de molho (se usar das verdes, se for das vermelhas não necessitam). Demolho-as de um dia para o outro. Há quem defenda que não necessitam ficar de molho mas da primeira e última vez que experimentei tal ideia, arrependi-me de imediato. Na minha opinião, precisam sim. E para esta receita bastante tempo, para ficarem muito, muito macias.


Mais ingredientes: leite de côco, uma cebola, um pimento vermelho (também podem usar daqueles já assados vendidos em frasco), um polegar de gengibre, alhos a gosto, conforme tamanho, um molho de coentros, uma colher de chá de açafrão, uma colher de chá de sementes de mostarda (ou mostarda ancienne) e uma colher de sobremesa de pó de caril.


Coloco os legumes e o gengibre cortado num copo liquidificador e trituro até obter uma pasta fina.


Num tacho aquecido coloco uma colher de sopa de óleo (se tiver de sésamo, melhor), deito as sementes de mostarda, o açafrão e o pó de caril. Deixo fritar um pouco, mexendo.


Depois acrescento os legumes moídos. Igualmente, deixo-os fritar um pouco, mexendo.


Adiciono as lentilhas escorridas, o dobro da água a ferver (300gr de lentilhas = 600ml de água) e o leite de côco (usei meia lata) e tempero com um pouco de sal e pimenta preta moída no momento. Mexo, tapo o tacho, deixo levantar fervura e deixo-as cozinhar em lume brando cerca de 20 a 30 minutos, mexendo de vez em quando.


Atenção, para quem goste de picante deve adicionar uma ou duas malaguetas frescas no momento de moer os legumes. Nós gostamos de picante mas preferimos usá-lo no prato, a gosto. Cá em casa também fazemos picante (malaguetas em azeite). Temos dois arbustos no quintal muito produtivos :)

E pronto, já está!
Acompanho com arroz basmati, iogurte e uma salada de tomate com um molho (quente) preparado com sementes de mostarda, sumo de limão mais meio limão bem picado com a casca, alho e um fio de azeite. Coloco estes ingredientes numa frigideira (excepto o tomate), mexo, deixo que namorem e verto o molho por cima do tomate cortado em pedaços ou tomates cereja cortados ao meio.
Ah, e caso tenham pão naam, não hesitem, sabe maravilhosamente bem acompanhado com estas lentilhas.


Perfect! Delicious!... nham!
Foi o nosso almoço de hoje.
Experimentem, espero que gostem. Cá em casa gostamos :))
Sejam felizes!

Até já
Ana Lado B


6 comentários

  1. Obrigada pela partilha e levo a receita!!!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
  2. A minha relação com as lentilhas tem sido uma aprendizagem :)
    Verdes não gosto, mas tolero as vermelhas...ainda que me irrite o facto de se desfazerem tanto ao cozer...
    Curioso que já inventei tantas receitas de caril e nunca me lembrei da básica :) registado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, vale a pena experimentar, fica realmente muito saboroso. Mas podes sempre adaptar a outros ingredientes. Já experimentei esta mesma receita com mistura de legumes (os que tivermos à mão) e fica extraordinária na mesma. Bjs

      Eliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!