As minhas pequenas ondas

Olá!

O Verão está a dizer adeus mas deixou-me as ondas...


Cá estão elas - as minhas pequenas - finalmente terminadas. Duas mantas tamanho S com padrão ripple ou zig-zag. Como habitualmente, não fiz cerimónias nos contrastes e penso que o resultado é muito feliz. Os meus olhos gostam!

Não é a primeira vez que experimento o padrão. Se já conhecem a minha almofada mocho, sabem que lhe foi aplicado um ponto ripple mas no caso diferente deste. Existem tantas maneiras de fazermos o ponto ripple ou zig-zag ou ondulado ou como lhe queiram chamar. Uns mais fechados, outros mais respirados... desta vez optei por este que tirei da net.

esquema usado, retirado da web

Mas o facto é que estas pequenas, como gosto de lhes chamar carinhosamente, foram executadas no sentido de experimentar o efeito e perceber como ficariam depois de prontas. São protótipos de duas bem maiores que quero fazer para as camas dos meus miúdos. Essas sim, darão muito trabalho e vão exigir bastante tempo para as fazer. Vou começá-las ainda este ano, assim que o frio apertar. Vai ser bom ter trabalhos grandes e quentes no colo para me aquecer.

Mas não queria aventurar-me a modelos grandes sem antes experienciar a sua execução. É uma boa prática, penso, assim percebemos melhor com o que temos de contar, além de que nos poupa algum tempo e algumas dores de cabeça quando por vezes "engatamos" os trabalhos e não andamos nem para trás, nem para a frente... acontece. Ultrapassadas as gafes e as dificuldades com peças mais pequenas, onde nos apercebemos de todos os pormenores a ter em conta, podemos partir para grandes aventuras de forma mais tranquila, prevendo que a sua execução será quase exemplar ou pelo menos tentar que assim seja. E depois ao fazermos primeiramente formatos pequenos sempre temos o prazer de ganhar novos elementos para as nossas colecções ihihih


tons mais quentes, a chamar o Outono...
tons mais frescos, ainda a cheirar a Verão...
uma maior do que a outra... foi propositado. As listas da mais pequena foram terminadas aleatoriamente, foi a primeira a ficar pronta. Já a de tons de azul, terminei-a com uma lista do mesmo tom que iniciei. Uma é de desenho simétrico e a outra nem por isso.

Para rematá-las recorri a uma barra que gosto muito. É da Lucy, ela tem mantas lindas e sugestões de remate muito interessantes e simples de executar. Confesso que tive alguma dificuldade em adaptar esta barra às minhas mantas mas isso deveu-se ao facto do esquema padrão não ser igual... mas penso que acabou por resultar.


Vejam, criei uma pequena demonstração passo-a-passo de forma a verem como me orientei com a execução da barra.

primeiro retira-se o efeito ondulado do topo e da base da manta, para tal tecem-se pontos baixos, médios e altos, mediante o tamanho das ondas (imagem 1)

executar duas barras laterais em ponto alto, assim, tecidos em par(imagem 2)
a seguir executa-se uma carreira a toda a volta do trabalho, noutra cor, em ponto baixo (imagem 3), depois, já com outra cor, executar outra carreira em ponto baixo mas saltando de dois em dois pontos(imagens 4)
por fim, pegam noutra cor e terminam com mais uma carreira em ponto baixo, também intercalado mas desta vez o ponto é trabalhado no intervalo dos pontos da carreira anterior (imagem 5). Et voilá! o efeito é muito bonito e confere ao trabalho um acabamento resistente (imagem 6).
E pronto, espero que tenham gostado de ler este post.
Eu gosto muito da vossa companhia! Obrigada por estarem aqui ;)
Até breve

Ana Lado B

4 comentários

  1. E que bonitas que ficaram as tuas mantas Ana, Parabéns!!
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada Márcia! boa semana para ti também ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana,
    As tuas pequenas grandes ondas ficaram lindas.
    Chamo-lhes pequenas grandes porque embora tu digas que são pequenas, tudo o que é feito com amor é enorme. E no artesanato na minha maneira de ver tudo é feito com amor.
    Beijinhos grandes e muitos parabéns pelos trabalhos.
    Boa Semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla! sem dúvida nenhuma, é mesmo verdade, fazemos o que fazemos por paixão e com muita dedicação. É divertimento puro, sim, mas muito prazenteiro! Muito obrigada pelas tuas palavras ;) um grande beijinho

      Eliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!